Torne o funcionário defensor da sua marca através da união do Marketing e do RH.
Toda a mudança cultural de uma empresa deve começar de dentro para fora. Afinal, o time é o porta-voz da corporação e faz com que ela continue viva e a prosperar.
Não basta apenas garantir a lucratividade, é preciso realçar também o capital humano. De certo modo, empresas que apostam em uma gestão mais humanizada e uma liderança próxima têm ganhado cada vez mais espaço e visibilidade no mercado, através do endomarketing.
O mundo dos negócios tem apresentado cada vez mais estratégias para beneficiar os seus funcionários. O estudo Benchmark da Employee Experience 2020, feira com 153 entidades brasileiras, mostrou que 77% das empresas estão desenvolvendo estratégias para se consolidarem como marcas empregadoras fortes.
Entre as ações com foco em fortalecer a experiência de trabalho dos colaboradores estão: o investimento em apoio psicológico e financeiro, flexibilização dos horários e a adoção do home office.
E quando se fala de endomarketing, muitos são os fatores que enriquecem esse termo levando em consideração o bem-estar dos colaboradores. Segundo o estudo Marca Empregadora da Randstad (consultoria global de RH), a progressão na carreira foi o fator mais importante para 77% dos trabalhadores brasileiros na hora de escolher um emprego.
Ao ser considerado o recorte por gênero neste fator relacionado ao desenvolvimento de carreira, a preferência sobe para 80% das mulheres entrevistadas. Salários, benefícios e um ambiente de trabalho aparecem empatados com 74% na segunda posição do ranking.
A pesquisa de 2021 foi realizada com 3770 pessoas do Brasil, com base em uma amostra de 190 mil trabalhadores entrevistados em todo o mundo.
O endomarketing, conhecido como marketing interno, estabelece um conjunto de ações apropriadas para o bem-estar de uma equipe, com foco no capital humano.
Este, por sua vez, é o conjunto de conhecimento, habilidades e atitudes de profissionais que favorecem o modo de trabalho e, consequentemente, produzem o valor econômico da empresa.
Muito importante é manter o capital de uma empresa, mas também é imprescindível criar um bom clima organizacional para manter a motivação e a produtividade de um time. Quando uma equipe trabalha motivada, a produção tende aumentar e os resultados para as empresas são incríveis.
Um estudo feito pela Universidade da Califórnia revelou que um trabalhador feliz é, em média, 31% mais produtivo, 3 vezes mais criativo e vende 37% a mais em comparação com outros.
Como especialista de Marketing, compreendo que as estratégias para dar credibilidade a uma marca são essenciais, e essencial ainda é valorizar as pessoas que no dia a dia partilham o seu melhor para alcançar os seus principais resultados.
O endomarketing é um conjunto de ações que visa desenvolver um bom ambiente de trabalho para os colaboradores.
Sugiro 7 estratégias de endomarketing para a sua empresa alcançar o sucesso com o apoio da equipe:
- Comunicação interna clara e objetiva;
- Treinamento aos colaboradores;
- Valorização os funcionários por meio de bonificações;
- Oferecer plano de carreira;
- Criar um clima organizacional saudável;
- Momentos de integração;
- Pesquisa de satisfação.
Por Raphael Oliveira, Sócio Diretor da Box Ideias – Agência de Marketing e Tecnologia, B2B.
Ouça o PodCast RHPraVocê, episódio 76, “Como pavimentar a inclusão e o desenvolvimento de profissionais 50+” com Fran Winandy, Autora do Livro ” Etarismo, um novo nome para um velho preconceito“. Apaixonada pela evolução das pessoas. Palestrante e Consultora em Diversidade Etária e Etarismo. Transição de Carreira. Clique no app abaixo:
Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:
Capa: Depositphotos