Quando se fala em responsabilidade social de empresas, muitos atribuem atitudes relacionadas apenas às boas práticas ambientais, mas o tema vai muito além. Saber educar a sua própria mão de obra é uma das grandes empreitadas em meio a esse universo.

Não é uma tarefa fácil, já que, na maioria das vezes, empregados e empregadores não se entendem. No entanto, empenhar-se em criar um ambiente propício ao crescimento profissional garante colaboradores mais ativos e felizes e, consequentemente, contribui para o aumento dos lucros de qualquer negócio.

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Quem tem uma empresa, tem uma escola

No aspecto comportamental, o brasileiro não foi preparado para trabalhar em empresas. Nesse sentido, o desenvolvimento social não depende apenas de ações e estratégias governamentais, mas também empresariais.

As companhias têm grande responsabilidade nas mãos e uma das formas de priorizar essa questão é educar os funcionários, seja no trato com a sociedade, nas questões financeiras ou até emocionais.

Se há uma empresa, existe também um colégio e o compromisso de desenvolver cada indivíduo que está dentro da organização.

Um novo mercado

Se cada negócio entender que o primeiro cliente é o seu funcionário, teremos um mercado mais maduro. Portanto, cuidar do desenvolvimento intelectual e emocional dos colaboradores impacta o desempenho da empresa e contribui para que o Brasil cresça e evolua.

Mas como estimular essa questão?

Oferecer planos de desenvolvimento individual, capacitação, mentorias, benefícios e horários flexíveis são algumas estratégias em cena.

É preciso ainda aplicar ações de bem-estar e autocuidado, como momentos de meditação e relaxamento.

Em meio a esse contexto, proponho ainda uma reflexão: estamos sendo objetivos como líderes?

Afinal, liderar é resolver problemas, superar resultados, surpreender e desenvolver pessoas. Ainda são poucas as empresas que possuem programas de desenvolvimento de colaboradores que tragam mudanças de comportamento e, consequentemente, aumento no desempenho dos seus times e dos lucros.

Responsabilidade social corporativa: o primeiro cliente é o seu funcionárioPor Marcos Freitas, especialista em aceleração e crescimento de negócios, palestrante em território nacional e internacional e autor de quatro livros, sendo dois best-sellers, intitulados “Coragem para Crescer” e “Seja Imperfeito“. Criador do método APN (Alta Performance nos Negócios), é mentor de mais de 15 mil empresários no Brasil, consagrando-se o maior potencializador de empresas no país.

 

Ouça o episódio 140 do RH Pra Você Cast: “Quais os desafios atuais das lideranças?“. Quase 35% das lideranças não se sentem seguras para conduzir, desenvolver e engajar seus times, segundo uma pesquisa feita pela escola corporativa Sputnik. Além da insegurança, os participantes também afirmam que estão tentando se desenvolver melhor como liderança (18,9%). Qual o papel das empresas nesse desenvolvimento? Como oferecer as ferramentas necessárias para que esses profissionais tenham segurança ao exercer, da melhor forma, seus papéis? No episódio conversamos com Genis Fidelis, Gerente Executivo da Michael Page, sobre as principais inseguras dos líderes hoje; quais as habilidades necessárias (e as mais desafiadoras) e qual o caminho para liderar em cenários de crise. Acompanhe clicando no app abaixo:

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Capa: Depositphoto