Propósito e paixão motivam profissionais a se dedicarem mais à carreira. A cultura organizacional remete-se como a personalidade da empresa, pois representa hábitos, crenças, valores e a política.
Ela é mais do que um determinante de um perfil, mas impacta diretamente também na motivação e produtividade dos colaboradores.
O impacto disso reflete em todos os lugares, desde questões simples do dia a dia e também aspectos emocionais, relacionados a como as pessoas se sentem ao entrar em contato com a sua empresa.
De acordo com a PwC, (rede que forma uma das maiores multinacionais de consultorias e auditores do mundo) a cultura organizacional implica em todo o organograma, segundo a mesma pesquisa, 95% dos brasileiros se sentem orgulhosos em estarem em uma empresa que compartilha de seus valores e propósitos, destes 90% acreditam que a cultura é um fator relevante para atrair talentos ou manter colaboradores interessados em não mudar de trabalho.
Empresas que tem uma boa cultura organizacional, com valores bem definidos estão adiantadas estrategicamente em seus mercados, pois sabem qual o caminho seguir e valorizam seus colaboradores, fazendo com que produzam mais e, além disso, integram times de pessoas motivadas que se dedicam e se preocupar mais com a qualidade da entrega.
Uma pesquisa realizada pelo Right Management (Empresa especialista em Talentos) mostrou que profissionais engajados são 50% mais produtivos. Pessoas que trabalham com o que amam, quando motivadas, tendem a prestar mais atenção nas tarefas e, de fato, “vestir a camisa” o que se espera dentro de uma empresa. E uma das formas de fazer isso, é implantar uma cultura organizacional sólida, clara e inspiradora.
Confirmando isso, o estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Gallup (empresa americana de consultoria para a resolução de problemas), mostrou a diferença entre os resultados de produtividade entregues por equipes engajadas e não engajadas: o resultado foi que trabalhadores engajados venderam 20% a mais. A base do estudo envolveu mais de 1,8 milhão de pessoas, em 230 empresas e 73 países.
Se a sua empresa quer vender um serviço de qualidade para seus clientes, então primeiro precisa se vender para seus colaboradores como um bom lugar para se estar, apresentando um propósito que os motive alcançar os melhores resultados à empresa.
Veja mais: Por que é tão importante se preocupar com a qualidade dos feedbacks?
A PwC, revelou também que, através de pesquisa realizada em âmbito global que 55% dos brasileiros concordam que a cultura é o fator mais importante para que possam se comprometer com a empresa, quando a amostragem é expandida para todo o mundo a porcentagem de pessoas que concordam com essa ideia sobe para 71%.
Em nossa empresa temos o propósito de transformar a vida de pessoas por meio da profissionalização e compartilhamos a nossa cultura com nossos colaboradores, educadores e alunos, para que sejam a inspiração para outras pessoas que também desejam transformar o seu futuro.
Toda empresa trabalha para crescer e prosperar, e para isso, é preciso ter uma cultura organizacional bem definida e alinhada!
Por Jéssica Giustino, Gerente de RH no Cebrac Franchising.
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