Quem está à frente de uma equipe dentro de uma empresa enfrenta inúmeros desafios. Atrair, desenvolver, engajar e reter bons profissionais não são tarefas fáceis e podem ser ainda mais desafiadoras diante de mudanças que se impõem rapidamente, como a recente expansão do formato de trabalho híbrido.
Entretanto, o principal desafio, ao meu ver, ainda é a capacidade de entender o poder do exemplo, ou seja, que as atitudes do líder impactam todos, direta ou indiretamente.
Muitas companhias ainda carecem de líderes que compreendam o significado do seu papel.
Pessoas que saibam se comunicar, se impor, respeitar, valorizar e fazer com que os colaboradores saibam que suas contribuições são importantes e, mais ainda, que saiba fazer com que seus liderados entendam o propósito de suas ações e queiram alcançar os mesmos objetivos da empresa.
Um bom líder também é aquele que não acaba por ser demitido por colaboradores com potencial.
O valor de um líder vai além de suas habilidades técnicas e estratégicas. Ele é um elo de conexão entre a empresa e a equipe, por isso quando essa figura central não sabe o impacto das suas ações no comportamento dos demais, toda a equipe está propensa a cometer erros. Se deseja-se mostrar para a equipe que todos devem caminhar para a mesma direção é preciso fazer a frente.
E nesse sentido cada ação conta: seja o líder que estaciona o carro no lugar certo, que usa o uniforme, que chega no horário, que não fuma em lugar proibido e que não se aproveita do seu posto para obter nenhum privilégio.
Nunca pense que uma cadeira diferente lhe dá direito a exceções, pois não dá. Ao contrário, aumenta a sua responsabilidade em ser um espelho para todos.
Pois são nos detalhes que mostramos os nossos valores e é no comportamento do dia a dia que formamos a imagem que as outras pessoas vão ter de nós. Lembre-se que o exemplo se manifesta nas pequenas coisas.
Os líderes que escolhem ser modelos de excelência, integridade e liderança autêntica têm o potencial de criar um ambiente de trabalho positivo e inspirador, onde as pessoas se sentem valorizadas e motivadas a alcançar o sucesso coletivo.
Por Roberto Vilela, mentor e estrategista de negócios, com atuação nas áreas comercial e de gestão. Atua em todo o Brasil com clientes de médio e grande porte realizando palestras, treinamentos e apoiando na elaboração de táticas empresariais. É autor dos livros “Em Busca do Ritmo Perfeito“, em que traça um paralelo entre as lições do universo das corridas para a rotina de trabalho, e “Caçador de Negócios“, com dicas para performances de excelência profissional.
Ouça o episódio 150 do RH Pra Você Cast, “Dar feedback ainda é um desafio para as empresas?“. “Preciso te dar um feedback”. Essa palavrinha, que já nos apropriamos há tempos do inglês, para muitos, ainda causa certo frio na barriga. Mas, em qualquer relação e, claro, incluindo o universo corporativo, o seu princípio é um só: o de evoluir. Segundo o nosso convidado de hoje do RH Pra Você Cast, Bernardo Leite Moreira, Consultor e Especialista em feedback, é necessário que ele seja protagonista. O que mudou nos processos de feedback? Há um momento certo para ele? Falamos sobre tudo isso no episódio de hoje. Acompanhe clicando no app abaixo:
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