Uma das maiores responsabilidades da área de Recursos Humanos é conduzir um processo seletivo e contratar o melhor talento para uma determinada posição. Quem trabalha com talent acquisition ou Recrutamento & Seleção sabe que o desafio é diário e contínuo porque as empresas ora estão expandindo seus negócios, ora estão transformando e mudando o time de colaboradores.

Alinhar as expectativas dos gestores de cada área, por exemplo, Marketing, Finanças, Logística, Jurídica, Administrativa, Tech, entre outras, com o processo seletivo, exige planejamento e uma comunicação integrada entre todos os stakeholders que farão parte desta jornada.

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O processo consiste em 4 etapas:

  1. Briefing
  2. Mapping
  3. Selection
  4. Hiring

Independentemente da metodologia ou estratégia adotada por cada empresa, esses passos são fundamentais e garantem o alinhamento de toda a organização quando um novo processo seletivo é iniciado.

Briefing: Em linhas gerais, o briefing ou o chamado job description deve ser desenvolvido pelo gestor(a) da área ou pelo futuro líder do profissional aprovado. Esta etapa contempla o escopo da vaga, o perfil do candidato, as hard skills, as softs skills, as experiências anteriores, as atividades e funções que a pessoa deverá exercer quando for contratada e é importante compartilhar todos os insights que este líder possa ter, como por exemplo onde procurar este profissional.

Hunting e Mapping: Com base nas informações detalhadas no briefing, a equipe de recrutamento e seleção inicia o processo de mapeamento. Utilizando diversas ferramentas e plataformas, bem como consultorias e bancos de dados internos, eles identificam candidatos que atendem aos requisitos especificados.

Selection: Nesta fase, após a triagem inicial, são conduzidas entrevistas para avaliar se os candidatos possuem as habilidades necessárias. Podem ser aplicados testes, dinâmicas, cases, isso depende da política da empresa e das preferências do gestor.

É, geralmente, nesta fase que se conhece também o perfil comportamental da pessoa que é cada vez mais levado em consideração na contratação de bons profissionais.

Hiring: É neste momento que o candidato aprovado recebe a oferta de trabalho. Ele irá avaliar a atratividade da empresa, pacotes de benefícios e remuneração antes de tomar uma decisão sobre a aceitação do cargo.

Acrescento elementos cruciais para a eficácia de um processo seletivo atual:

Agilidade é Fundamental: Evitar que a demora no processo faça com que talentos qualificados optem por outras oportunidades. O timing e a agilidade do processo são muito importantes para que isso não aconteça;

Sintonia com o Mercado: A oferta da empresa deve ser de acordo com a do mercado. Acesso a estudos e informações sobre o mercado de trabalho é fundamental para entender as possibilidades e limitações da empresa na hora da contratação.

De um modo geral, esse passo a passo é a chave para garantir um processo seletivo bem-sucedido, mesmo para aqueles que não têm experiência em Recursos Humanos. O sucesso depende da liderança próxima, da adaptação à cultura organizacional e dos valores da empresa, bem como do respeito por todos os candidatos envolvidos.

Guia para um processo seletivo eficaz

Por Thomás Della Torre, Diretor Executivo da BLUE, consultoria boutique de recrutamento e seleção. Com um histórico que engloba mais de mil processos seletivos, Della Torre atua como palestrante, mentor e ministra cursos focados na orientação e recolocação profissional. Possui uma trajetória de 17 anos dedicados a identificar talentos de alta performance. Sua atuação abrange tanto empresas nacionais quanto multinacionais de diferentes setores.

Ouça o episódio 157 do RH Pra Você Cast, “O onboarding ainda é subestimado pelas empresas brasileiras?“. O quanto vale investir em um bom onboarding? Para Hugo Soares, CEO e co-founder da Eva People, muito mais do que os gestores podem imaginar. O executivo, que já enfrentou uma péssima experiência de boas-vindas – nem tão boas assim – em uma das empresas por onde passou, é enfático ao elencar todas as principais vantagens que uma boa primeira impressão – e mais do que isso – pode deixar. A efetividade do onboarding está muito além de uma recepção de primeiro dia de trabalho. É um conjunto de ações que pode ser o fator determinante para aumentar o engajamento de um profissional. Mas como, de fato, as empresas podem caprichar para garantir um onboarding que eleve a sua competitividade? Isso e muito mais você descobrirá neste episódio do RH Pra Você Cast. Confira.

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Capa: Depositphotos