Passar um tempo sem emprego pode ser um período complicado se você não souber se cuidar. Perder o emprego é algo que muitas pessoas têm medo devido ao impacto financeiro e emocional. Quando temos um trabalho fazemos parte de um grupo dentro da sociedade, ou seja nos sentimos pertencentes a algo.

Já o termo desemprego e/ou desempregado trazem uma conotação de não pertencimento à sociedade economicamente ativa. Quando acontece esse rompimento no trabalho é comum refletirmos sobre as nossas emoções nas relações profissionais e fora delas. 

Uma pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria, instituto de organizações do setor industrial brasileiro, mostra que 38% dos brasileiros temem perder o emprego.

RH TopTalks 2023

Muitas são as reações que uma pessoa desempregada pode enfrentar, como a depressão, a angústia e a falta de esperança. A depressão é uma das maiores questões de saúde pública. Dados da pesquisa “Impactos do Desemprego: saúde, relacionamentos e estado emocional” de 2017, apontam que 59% dos desempregados se sentem deprimidos ou desanimados, 63% estressados ou nervosos e 62% angustiados. Além disso, sentimentos de privação de consumo (75%), ansiedade (70%) e insegurança de não conseguir emprego (68%) também se destacam. 

Leia também: Vilões do recrutamento: pesquisa revela as maiores causas de recusa de vagas

Este é um momento delicado que pode interferir nos relacionamentos. É um período que exige replanejar  a vida. Em alguns casos, tem pessoas que chegam a duvidar das próprias capacidades profissionais, e por isso, é tão importante contar com uma rede de apoio, de amigos e familiares.

A vida é feita de fases, tanto boas quanto ruins, por isso não deixe que esse momento complexo deteriore uma relação amorosa, de amizade ou parentescas. Aprenda a lidar com os desafios e encará-los como um processo para alcançar um objetivo maior. 

Para superar essa fase complicada é importante estar bem consigo mesmo, pois a forma que você se sente impacta diretamente nas suas atitudes com as outras pessoas, por isso, primeiramente procure o autocuidado e a tranquilidade interna para passar desta fase. 

Para te auxiliar a passar por esse período turbulento sem abalar as suas relações, cito 5 dicas para te trazer sensações positivas:

1- Evite ficar isolado: Querer ficar sozinho é um comportamento comum de pessoas que perdem o emprego, pois sentem que são impotentes aos olhos dos outros. Neste momento, ficar isolado não ajuda a superar esta fase difícil, pelo contrário, fazer isso pode agravar os sentimentos ruins.

Por isso, busque trocar experiências com outras pessoas que passaram pela mesma situação, e sempre fique próximo(a) da sua rede de apoio;

2 – Coloque os pensamentos em ordem: A perda do emprego faz com que o recém desempregado lide com as emoções à flor da pele. Apesar disso, é importante ser racional e buscar entender o real motivo da perda do emprego, esse ato de reflexão ajuda a organizar as ideias e pode ajudar na recuperação da confiança;

3 – Organize uma nova rotina: Buscar novas oportunidades no tempo livre é importante, claro que encontrar a requalificação profissional é o objetivo principal, mas se dedicar a outras atividades para ocupar o tempo ajuda a ficar menos preocupado com a situação. Se exercite, leia mais, caminhe ao ar livre, tudo isso ajuda na reorganização da mente;

4 – Não descuide de sua autoestima: Os primeiros dias longe do emprego podem abalar a percepção que o profissional tem de si mesmo, diminuindo a autoestima, e trazendo algo irreal. Por isso, reconheça seu valor, cuide de vocês mesmo fisicamente e psicologicamente;

5 – Seja aberto com seu parceiro(a): Perder o emprego pode causar insegurança, isso altera a forma de como as pessoas se relacionam. É importante não ter medo de expor as suas fragilidades, oriundas deste momento da sua vida, para o seu parceiro(a). Esta troca com o companheiro(a) pode minimizar brigas e te dá força para seguir adiante!

Busque trazer energias positivas a sua vida para que novas portas se abram para você! 

Foi demitido(a)?! não deixe abalar as suas relações

Por Maicon Paiva, Especialista em Comportamento do Espaço Recomeçar.

 

 

Ouça o PodCast RHPraVocê Cast, episódio 92, “Como fortalecer a cultura organizacional em modelos flexíveis de trabalho?” com Bianca Carmignani, Head de Recursos Humanos da Nespresso no Brasil e Daniela Gartner, Sr Human Resources Director LATAM at NTT Ltd. Clique no app abaixo:

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube

Capa: Depositphotos