Diversidade é a palavra da vez, quando falamos na formação de equipes no ambiente corporativo, seja de gênero, raça ou social. Construir um time com diferentes perspectivas, vivências e conhecimentos pode ser muito vantajoso para os negócios.

No que diz respeito à formação profissional de cada indivíduo, acredito que uma equipe composta por integrantes com experiências e habilidades diversas tem mais chances de proporcionar oportunidades de aprendizado e desenvolvimento, de forma inovadora, gerando resultados que vão além do convencional.

Em um cenário global cada vez mais conectado, profissionais de todas as áreas devem procurar aprender também a ter um olhar 360º para o que é discutido nas outras equipes e o que está acontecendo no mundo.

Mesmo em setores como o de saúde animal, em que tradicionalmente a formação em Medicina Veterinária é um dos pilares principais de um trabalho consistente e qualificado, nos dias de hoje a expectativa das empresas é que os seus colaboradores atuem de uma forma cada vez mais ampla, com os seus profissionais de destaque sempre buscando conhecimento e exposição fora da sua zona de domínio ou conforto.

Posso citar a minha própria equipe de trabalho. Eu me sinto satisfeito por termos conseguido formar um time de gestores composto por pessoas com formações diversas, em que quase metade são mulheres em cargos de liderança nas áreas de marketing e comercial nos segmentos de Aves, Suínos e Peixes.

Vários colegas atuaram anteriormente em setores distintos do mercado de consumo, tecnologia, varejo e serviços, tais como indústria alimentícia, eletrônicos, bebidas etc. Poder contar com pontos de vista e bagagens diferentes traz uma nova perspectiva para ações que antes pareciam estar restritas ou condicionadas a um molde.

O profissional que vem do varejo, por exemplo, traz à equipe inúmeras práticas atualizadas e aperfeiçoadas de como lidar com as tendências de mercado e os novos modelos de gestão de canais de acesso, distribuidores, atacadistas e estratégias de capilaridade voltadas ao comércio eletrônico e marketplace.

Além disso, habilidades e competências múltiplas ajudam a preparar a empresa para os novos desafios do mercado, que está navegando cada vez mais no ambiente “figital”, com operações híbridas e simultâneas nos cenários físico e digital, maximizando oportunidades e aumentando as interações.

Por meio dessa integração de talentos, podemos acompanhar as transformações do mercado. Conhecer e, mais importante, entender a jornada dos clientes é um fator fundamental para acompanhar essas mudanças e impactá-los com mais frequência e melhor qualidade, tornando, portanto, nossa atuação cada vez mais relevante.

Não é preciso ir muito longe para construir uma equipe multidisciplinar. Estar atento a talentos de diversas áreas e estimular os membros do time a inovarem e a terem um olhar para fora da sua área de atuação tem se mostrado uma iniciativa muito valiosa.

A troca de experiências com os colegas de outros setores da empresa também é muito proveitosa, visto que é do aprofundamento e da união de conhecimentos que alcançamos a tão desejada alta performance.

A sociedade é composta por diversidade cultural, étnica, social e ideológica, e esse fato não deve ser esquecido na hora de avaliarmos as qualificações de cada indivíduo.

Lidar com profissionais variados em um mesmo time é atuar com sabedoria.

Diversidade corporativa e equipes multidisciplinares

Por Renato Verdi, diretor da Unidade de Negócios Aves, Suínos e Peixes da Zoetis.

 

 

 

Ouça o RHPraVocê Cast, episódio 127, “Como não perder a base de uma cultura sólida diante de um forte crescimento?” com Michele Mafissoni Heemann, vice-presidente de Pessoas, Cultura e Gestão e Michelle Carneiro, diretora de Pessoas e Cultura, ambas da Contabilizei. Clique no app abaixo:

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube