Uma empresa não vive sem funcionários e, seja qual for seu papel como líder, é importante saber como pode contribuir para que a equipe gere resultados. Isso só acontece se responsabilizarmos cada colaborador pelo que deve ser feito.

Um estudo de consultoria de gestão aplicada nos Estados Unidos mostra que um funcionário desmotivado pode ser 125% menos produtivo do que aqueles que se sentem engajados e inspirados. Gerenciar pessoas não é uma tarefa fácil, mas adotar algumas atitudes pode ser imprescindível para o sucesso profissional.

Clareza de papéis

A maioria das pessoas tem um entendimento pouco claro do seu papel dentro de uma empresa. Isso faz os colaboradores exercerem uma função de forma parcial, o que pode acarretar impactos negativos.

Se cada indivíduo entende as necessidades da empresa, fica mais fácil ampliar os resultados. O funcionário precisa saber exatamente o motivo pelo qual foi contratado e quais são os propósitos e as metas que precisa atingir e entregar.

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Hierarquia

Os liderados precisam saber claramente para quem respondem. A hierarquia dentro de uma empresa é extremamente necessária para designar funções e garantir que a pessoa faça o seu trabalho. A autoridade e a organização contribuem para que o colaborador não se perca e para que as funções sejam devidamente divididas, evitando falhas e sobrecarga de trabalho.

Comunicação assertiva

Uma oratória clara e objetiva permite compreensão de intenções e valores dentro de uma empresa. A boa comunicação favorece o entendimento da equipe e a divisão de tarefas, troca de ideias e resolução de conflitos. Assim, os líderes conseguem ainda conhecer melhor os seus colaboradores.

Feedbacks

O gerenciamento de rotina com feedbacks pontuais é essencial para o bom funcionamento do time. Saber sobre erros e acertos contribui para que o profissional evolua e cumpra, de fato, seu papel. Também faz com que ele permaneça engajado e em sintonia com a meta geral da empresa.

Por fim, a mudança que se quer obter em uma organização deve ser planejada em um conjunto de comportamentos que torne clara a transformação desejada. Alinhar objetivos, papéis, funções e linguagens pode se consagrar um diferencial de peso para qualquer negócio.

Como manter uma equipe engajada e inspirada?

Por Natália Simony, CEO da Seja Alta Performance.

 

 

Ouça o episódio 150 do RH Pra Você Cast, “Dar feedback ainda é um desafio para as empresas?“. “Preciso te dar um feedback”. Essa palavrinha, que já nos apropriamos há tempos do inglês, para muitos, ainda causa certo frio na barriga. Mas, em qualquer relação e, claro, incluindo o universo corporativo, o seu princípio é um só: o de evoluir. Segundo Bernardo Leite Moreira, Consultor e Especialista em feedback, é necessário que ele seja protagonista. O que mudou nos processos de feedback? Há um momento certo para ele? Acompanhe clicando no app abaixo:

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Capa: Depositphotos