O melhor dos mundos: equilíbrio entre o trabalho presencial e o remoto para ambientes mais inovadores.

É fato que a pandemia mudou a forma de trabalhar das empresas.

Perante um cenário totalmente inédito, a capacidade de adaptação foi essencial para responder às necessidades das diferentes indústrias e dos seus trabalhadores. Muitas empresas adotaram o trabalho remoto e diversas previsões afirmavam que essa modalidade permaneceria como definitiva no mundo pós-Covid.

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No entanto, vivemos uma migração gradual contrária, em que muitas empresas buscam explorar os dois mundos: o virtual e o presencial. No mercado temos visto empresas como Google, Amazon e Apple, entre outras, que voltaram a adotar o presencial como parte da sua forma de trabalho.

É verdade, também, que o teletrabalho durante a pandemia trouxe grandes surpresas. Além da modalidade mostrar que não houve redução da eficiência dos colaboradores, ela também trouxe um melhor equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal.

Então, por que há uma tendência de volta ao presencial?

Só para dar um exemplo, de acordo com a Fundação para a Transferência de Tecnologia (UNTEC), atualmente, cerca de 40% das organizações exigem que os seus funcionários trabalhem no escritório pelo menos duas vezes por semana.

Outra informação relevante que valida o discurso do trabalho híbrido é a pesquisa da Hubspot. De acordo com ela, 40% dos trabalhadores ​​se comunicam de forma mais eficiente com seus colegas quando estão na modalidade presencial, o que permite mais facilidade na adaptação ao trabalho, assim como no aprendizado, gerando ambientes mais flexíveis e inovadores.

Por outro lado, a promoção de mais interação entre as equipes é fundamental para fortalecer a cultura organizacional e o sentimento de pertencimento.

Embora a pandemia tenha nos ensinado que a eficiência pode ser alcançada em casa, o desafio hoje é encontrar o equilíbrio, promovendo espaços com maior colaboração, inovação e paixão – atributos que exigem interação entre as pessoas.

As empresas que potencializarem o melhor dos dois mundos, o presencial e o virtual, terão vantagem competitiva em seu setor.

O melhor dos mundos equilíbrio entre presencial e remoto

Por Roberto Jana, vice-presidente sênior de Gestão de Pessoas, Branding e Comunicação da SONDA, líder regional em serviços de Transformação Digital.

 

 

Ouça também o PodCast RHPraVocê, episódio 85, “Presencial, Remoto ou Híbrido: como definir o modelo de trabalho da empresa?” com Lucia Santos, diretora de RH da Adecco. Clique no app abaixo:

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Capa: Depositphotos