Você com certeza já ouviu a seguinte frase ‘Pessoa certa no lugar certo’  e foi justamente com essa frase e a lógica aplicada à ela, que foi possível reverter um resultado que estava negativo para uma receita de 7 dígitos, por aqui.

Coerência e lógica são as palavras da vez. 

Coerência porque não adianta abraçar tudo e não entregar nada. Lógica, pois não adianta buscar um resultado se o caminho não estiver alicerçado e coerente, para quem for atravessar. 

Vou explorar mais sobre isso!

Engana-se quem pensa que ter muitas pessoas no time sustentam grandes resultados, mas assertivo é quem entende que o foco na responsabilidade assumida por cada pessoa do time, pode sim entregar resultados grandiosos

Vamos às analogias, eu adoro elas, tornam o aprendizado mais simples e aqui, vou usar:

O famoso cachorro de dois donos que morre de fome.

Qual é o fundamento desta frase? 

Uma empresa desorganizada e com pessoas perdidas sem saber a quem reportar, sem saber o que priorizar, sem saber o que fazer está fadada ao fracasso. E mais do que isso: quando as orientações são CONTRADITÓRIAS ao que se espera de resultado vs. como se constrói esse resultado, aí eu posso te garantir que qualquer indicador estará condenado e pior, num curto espaço de tempo.

Mas o foco neste artigo é resultado positivo, então vamos virar os holofotes para os caminhos do crescimento. 

O primeiro passo é ter clareza do objetivo a ser alcançado. O segundo, é colocar foco e o terceiro,a alocação de recursos, aqui quero dizer sobre pessoas, investimento de tempo e valor.

Quando não se sabe o que quer, qualquer caminho serve. 

É como se você falasse: “eu quero viajar”, mas deixasse de analisar pra onde, quando, com qual custo, e com quem, ou seja, a viagem nunca aconteceu!

Isso é o que eu chamo de lógica e clareza do objetivo. 

Depois entra o foco, afinal definido o destino da viagem, a data, o orçamento e as pessoas, você seleciona os lugares que vai conhecer, até porque seria muito difícil conhecer tudo de uma única vez. 

Nos negócios a lógica é a mesma… as demandas nascem a todo momento e por todos os lados, tudo vira prioridade ou se transforma num eterno backlog. Nenhum foco resiste ao famoso ‘semana que vem entra no radar’.

Sendo coerente com a sua jornada, com o objetivo da viagem e os lugares selecionados, você chega na terceira decisão: a alocação de recursos (pessoas, investimento de tempo e valor). 

Pessoa certa no lugar certo: é sobre conhecer a sua demanda e os pontos fortes para que a pessoa certa assuma a responsabilidade. É sobre saber quando você será o líder da sua viagem ou quando um guia precisará ser contratado. 

Investimento de tempo e valor: é sobre entender onde seu maior investimento permitirá trazer os melhores retornos. De nada adianta querer conhecer o Japão se não estiver disposto a pagar o preço de esperar 24hs para chegar. Isso é o que eu chamo de coerência… Uma vez definido o objetivo é necessário entender o investimento de tempo e valor que deverá ser priorizado para fazer o negócio acontecer. 

Aqui está a lógica e coerência da organização estrutural: desenho de como os objetivos serão alcançados, por meio de quais caminhos e com quais pessoas. 

Desenhar um organograma não significa necessariamente capitanear ele na execução, afinal um desenho intencional e com caixinhas bem definidas é sobre entregar um alicerce sólido para a construção. E esse foi o meu papel, isso é um RH estratégico. 

Se a estrutura estiver ruim, a casa vai cair, assim como, uma base lógica e forte permitirá a construção de andares cada vez muito mais altos, formando arranha céus admiráveis! 

Como eu desenhei uma estrutura de milhões

Por Janaína Peroto, Head de Pessoas da Foregon e responsável pelo case – mais de 12 anos de experiência na área de recursos humanos com passagens por grandes corporações.

 

 

Ouça também o RHPraVocê Cast, episódio 126, “Até o ‘bom dia’ vira reunião: é mesmo tão difícil se adaptar à comunicação assíncrona?”. Será que todos os líderes estão, de fato, preparados para se adaptar a um diferente estilo de comunicação? Há solução para as reuniões em excesso deixarem de ser parte do dia a dia?

Para responder a isso e auxiliar no melhor entendimento sobre a importância da comunicação assíncrona, o RH Pra Você Cast traz a neurocientista Ana Carolina Souza, sócia da Nêmesis, empresa de educação corporativa. Clique no app abaixo:

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Capa: Depositphotos