A Black Friday é uma oportunidade única para as empresas aumentarem suas vendas, conquistarem novos clientes e esvaziarem estoques. Com consumidores ávidos por ofertas e descontos, a data atrai multidões às lojas físicas e virtuais. Em 2023, os brasileiros estão dispostos a gastar mais do que no ano passado – sete a cada 10 pessoas têm esta intenção, conforme aponta uma pesquisa do Google. O que é um motivo a mais de ânimo para os lojistas.

No entanto, não basta apenas abrir as portas no dia 24 de novembro e esperar que os clientes cheguem até você e levem seus produtos. Para tirar o melhor proveito do momento é preciso ter um planejamento adequado.

Para começar: defina objetivos claros. Isso pode incluir metas de vendas, conquista de novos clientes, lançamento de produtos ou até mesmo a melhoria da reputação da marca. Esses objetivos servirão como base para o desenvolvimento de estratégias eficazes.

Depois, planeje o estoque e a logística – um dos maiores desafios da Black Friday. É fundamental garantir que haja produtos suficientes para atender à demanda, mas sem superestocagem que possa gerar prejuízos após o evento.

Além disso, o planejamento logístico, principalmente para o e-commerce, deve assegurar que as entregas sejam feitas dentro dos prazos prometidos, evitando frustrações nos consumidores.

Pense na comunicação. A Black Friday é uma batalha de marketing, e as empresas devem estar preparadas para se destacar em meio à concorrência acirrada. Isso envolve a criação de estratégias de marketing que vão desde a divulgação antecipada das ofertas até o acompanhamento das redes sociais e interação com os clientes durante o evento. A comunicação efetiva é a chave para atrair e manter a atenção dos consumidores.

Além disso, a transparência é fundamental: todas as ofertas devem ser reais e os preços não devem ser inflacionados antes da Black Friday para criar uma falsa sensação de desconto.

Por último, capriche no atendimento de qualidade. Com o aumento do volume de vendas, é crucial que as empresas estejam preparadas para lidar com consultas, reclamações e devoluções de forma eficiente e cortês. Um cliente satisfeito não só volta, mas também recomenda a marca a outros.

Muitos fatores estão envolvidos no que se refere ao atendimento, desde a diversificação das formas de pagamento, para facilitar a vida de quem quer comprar, até o atendimento em si oferecido pelo vendedor. Nesse sentido, além de uma equipe bem treinada, pode ser necessário acrescentar mais pessoas ao time a partir dessa data que marca o início da temporada de compras de fim de ano.

Como está seu planejamento para a Black Friday?

Por Roberto Vilela, mentor e estrategista de negócios, com atuação nas áreas comercial e de gestão. Atua em todo o Brasil com clientes de médio e grande porte realizando palestras, treinamentos e apoiando na elaboração de táticas empresariais. É autor dos livros “Em Busca do Ritmo Perfeito“, em que traça um paralelo entre as lições do universo das corridas para a rotina de trabalho, e “Caçador de Negócios“, com dicas para performances de excelência profissional.

 

A decisão de mudar de carreira (seja a mudança de profissão, setor ou área) é sempre acompanhada por muitas dúvidas e reflexões. Há um momento certo para isso? Há algum sinal para identificarmos que esse momento chegou? O CEO do Grupo TopRH, Daniel Consani, e a editora do RH Pra Você, Gabriela Ferigato, conversaram com Dani Verdugo, empresária, headhunter e CEO da THE Consulting e Hugo Capobianco, especialista de carreira da Consultoria Global Lee Hecht Harrison (LHH), sobre o processo de mudança de carreira e qual o planejamento para isso. Confira o papo player abaixo:

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Capa: Depositphotos