Dicas para mulheres que querem se consolidar de vez no mercado de trabalho

As mulheres se consolidaram dentro do mercado de trabalho, no empreendedorismo e também nas posições de sucesso e liderança. Isso passa diretamente não só pela capacidade individual e coletiva de cada uma dentro da sociedade, mas também reflete como as mulheres modernas tem mais perspectiva e liberdade para crescerem profissionalmente.

Não é difícil perceber que a maioria das mulheres de sucesso são apaixonadas pelo que fazem – e isso não é coincidência. Quando você não ama o que faz, é difícil manter-se motivado para progredir, inovar e se destacar no mercado de trabalho, o que reflete o termo liberdade profissional já citado antes.

Não se iluda!

Por ter chego aqui, nos dias de hoje, com os mesmos direitos dos homens, todas as mulheres já poderiam ser consideradas como “mulheres de sucesso”. Para isso, outra atitude importante, é não se iludir com a gratidão. Segundo Censo 2020 do IBGE, as mulheres ganham 20,5% a menos que o salário dos homens no Brasil. Procure sempre comparar sua média salarial com outros indivíduos que exercem funções semelhantes.

Tente controlar o nervosismo.

O nervosismo é um dos piores problemas enfrentados em entrevistas de emprego, sinais que demonstram que a mulher está nervosa, como risadas forçadas durante reuniões podem prejudicar a profissional. O ideal é tornar a situação o mais tranquila possível, imaginando que está numa roda de amigas, por exemplo.

Hoje em dia o papel da mulher como profissional mudou e muito se comparado com o modelo antigo. Atualmente as mulheres assumem liderança de maneira mais leve. Já é comprovado que o modelo de líder atual que faz mais sucesso com a equipe não é o antigo modelo “general” – que impõe mais medo do que respeito, mas sim uma relação de trabalho saudável, onde a mulher pode se colocar como uma figura firme sem deixar a delicadeza de lado.

A autoconfiança é essencial para que a mulher alcance o seu lugar e exerça o seu papel de profissional, por isso, é importante ser grata às oportunidades que surgem no caminho, bem como às pessoas que auxiliam nessa empreitada.

As mulheres bem sucedidas, que obtêm o que desejam, antes de tudo, acreditam em si mesmas e nas suas metas. Manter o foco no objetivo e não desistir ao ouvir um “não” são capacidades necessárias para quem deseja subir na vida.

A mulher moderna no mercado de trabalho

 

Por Madalena Feliciano, Gestora de Carreira e Hipnoterapeuta.