O mês de agosto é marcado pela celebração das vocações e desde muito cedo cada pessoa escolhe sua profissão e a forma como vai conduzir a própria carreira. No entanto, há alguns anos uma nova tendência foi iniciada e não deve acabar tão cedo, que é a transição de carreira. Especialmente durante a pandemia do coronavírus essas mudanças ficaram ainda mais evidentes para alguns indivíduos.

Há diversas informações importantes para quem busca começar a trabalhar em uma nova área e por isso é preciso analisar o mercado antes de mergulhar de cabeça. A pandemia é um momento oportuno para mudanças, pois os riscos são menores. Ainda assim, é fundamental não se limitar ao básico e sim ousar, visualizar outros ângulos e entender como aplicar a visão a esse novo setor.

Não existe idade para fazer essa transição porque, dependendo da área escolhida, experiência em outras profissões pode fazer toda a diferença. Mas para fazer isso é importante ter certeza do que quer e também a maneira como será feito.

Se existe certeza do caminho a ser seguido, uma boa opção é procurar informações em cursos, livros e até mesmo uma nova faculdade. Porém, caso haja dúvidas, recomendo ajuda de profissionais. Eu costumo dizer que a resposta está dentro de cada pessoa.

Então, se você tem certeza do que quer, basta correr atrás do objetivo. Agora, se você ainda não sabe qual o seu real propósito, o ideal é procurar um mentor para te ajudar a alcançar esse entendimento, afinal reconhecer a sua verdadeira identidade também faz com que o objetivo esteja mais próximo.

Nesses últimos meses, muitas profissões passaram por mudanças e algumas novas foram criadas. No momento, as que estão em alta são aquelas que envolvem serviços médicos e também os digitais, como produção de conteúdo para redes sociais e engenheiros de software.

Outra área que está em alta é a da alimentação, que assim como todo o comércio varejista e atacadista teve de se especializar em delivery e plataformas online.

Mas é importante estar preparado para criar coisas novas no mundo de hoje. Fazer diferente nos traz resultados diferentes, então esse é o tempo de ousar no seu profissional e de alguma forma se destacar no seu mercado de trabalho.

Como realizar a transição de carreira

 

Por Mirla Thayanna Caúla, especialista em gestão de pessoas e processos, possui formação internacional em Coaching Integral Sistêmico e Master Coach. É analista de perfil comportamental e palestrante. Atualmente, está concluindo a pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas e Liderança Organizacional.