Cultivar ações para preservação do meio ambiente está se tornando prioridade para diversas empresas, isso acontece porque o planeta daqui alguns anos pode estar drasticamente prejudicado se não fizermos nada hoje.

O painel intergovernamental sobre mudanças climáticas da Nações Unidas concluiu que os três próximos anos são cruciais para manter o aquecimento do planeta dentro da meta firmada por 196 países no Acordo de Paris, caso contrário, será tarde demais.

Dentro de muitas empresas, os integrantes já seguem algumas ações com o objetivo de conscientizar a sustentabilidade, afinal é preciso dar a devida atenção ao nosso planeta.


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Entre essas ações, podem se destacar:

  • o reuso de água,
  • utilização de produtos orgânicos, visando a redução do lixo produzido,
  • instalação de placas solares,
  • aquisição de matéria-prima certificada e
  • as próprias ações de conscientização, podendo ser uma campanha ou um projeto.

Dados da CNI, Confederação Nacional da Indústria, mostra que mais de 76% das empresas no Brasil já aplicam iniciativas da economia circular.

Nos últimos anos vem acontecendo um progresso relacionado à sustentabilidade no mundo dos negócios, por se tratar de um assunto que se tornou essencial para a sociedade, bem como para o consumidor final.

Uma pesquisa do Tetra Pak, (empresa multinacional de origem sueca de embalagens para alimentos), mostra que dois terços dos consumidores evitam marcas ou alguns itens, devido a preocupações ambientais que não vão ao encontro de seus princípios e valores.

Nós da Happy prezamos pelo incentivo de ações mais sustentáveis por meio de uma metodologia diferenciada baseada nos 17 ODS da ONU (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas), sendo eles:

1. Erradicação da pobreza;
2. Fome zero e agricultura sustentável;
3. Saúde e bem-estar;
4. Educação de qualidade;
6. Água limpa e saneamento;
7. Energia limpa e acessível;
8. Trabalho de decente e crescimento econômico;
9. Inovação infraestrutura;
10. Redução das desigualdades;
11. Cidades e comunidades sustentáveis;
12. Consumo e produção responsáveis;
13. Ação contra a mudança global do clima;
14. Vida na água;
15. Vida terrestre;
16. Paz, justiça e instituições eficazes;
17. Parcerias e meios de implementação.

Os ODS são um apelo universal da Organização das Nações Unidas à ação para acabar com a pobreza, proteger o planeta e assegurar que todas as pessoas tenham paz e prosperidade.

Diversos acontecimentos ao longo dos anos mostram como a irresponsabilidade gera danos irreversíveis à natureza e a sociedade em geral.

Trabalhar de forma que não prejudique o meio ambiente é o novo desafio das empresas nos dias atuais e a nossa empresa está em consonância em conscientizar padrões de responsabilidade sustentável.

A importância do incentivo de ações de preservação ambiental

 

Por Debora Noemi Inouye, Cônsul Happy.

 

 

 

Ouça também o PodCast RHPraVocê, episódio 55, “A vez do ESG e o papel do RH nesse contexto” com Alan Kido, Gerente de Diversidade e Inclusão da TIM. Clique no app abaixo:

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