Imaginem um ambiente de trabalho onde os líderes técnicos passam a valorizar os colaboradores e se dão conta que o aspecto humano aliado ao técnico é a chave para o crescimento exponencial. Onde cada um pode expressar suas ideias e opiniões livremente, e onde são incentivadas a colaborar e inovar.

Esse é o tipo de ambiente que queremos criar, não é?

Apesar de vivenciar cada vez mais uma ênfase em dados, indicadores e conhecimento estratégico, o RH precisa preparar a liderança para a re-humanização. A re-humanização da liderança é crucial, principalmente quando falamos de perfis técnicos, para as empresas que querem despontar nos próximos anos. Quais são os passos que nos levarão até lá?

A gestão tornou-se a ciência de encontrar as formas mais eficientes de maximizar a produção. A “reengenharia da organização” funcionava exatamente assim: foco em resultados financeiros e otimização de recursos. Claro que isso continua um fator importante para a sobrevivência das empresas, mas quando falamos em crescimento, precisamos reavaliar os modelos para a liderança. 

eBook Como aumentar o bem-estar dos colaboradores (1)

Qual é o propósito da organização? Que missão, visão e valores atualizados regem a estratégia da empresa? Como lidamos com os colaboradores e como podemos realmente engajar pessoas a alcançar resultados surpreendentes?

Para sobreviver ao mundo VUCA, cada vez mais volátil, complexo e ambíguo, há uma necessidade ainda maior de humanizar a liderança, imbuindo-a de significado e propósito mais profundos. A disrupção é o novo normal e é melhor que os líderes se adaptem. 

Mas como os líderes técnicos podem humanizar sua liderança?

Muitas organizações perceberam que as recompensas monetárias não podem mais ser tratadas como o único meio de motivação dos colaboradores. Com um número cada vez maior de “millennials” na força de trabalho atual, as organizações precisam cultivar a liderança humanizada para realmente resistir a longo prazo. Como colocar em prática essa nova liderança? Como apoiar gestores e líderes executivos podem empregar para humanizar a liderança:

  1. Aprenda a se comunicar para engajar e transformar 

A comunicação eficaz é a chave para uma liderança de sucesso. Ao contrário do modelo hierárquico que cria uma lacuna de comunicação entre os diferentes níveis de gestão, a liderança humanizada promove as trocas, as somas – um contribuindo com o outro – e o conceito de time que joga junto para um resultado comum.

Para se transformar um modelo de gestão conservador para um mais colaborativo e inovador, precisamos mostrar as vantagens e os ganhos. 

Ouça seus funcionários

Líderes são admirados não só por traçar estratégias e orientar colaboradores  em direção a ela, mas também pela forma como ouvem seu time. Isto não só fortalece a comunicação como também inspira confiança nos colaboradores em relação à sua gestão. Confiar significa delegar e permitir que seus colaboradores assumam desafios e sejam parte fundamental do resultado. 

  1. Conheça de verdade seu time

Qual é a história de vida do seu time? Quem são as pessoas por trás dos crachás? É fundamental os líderes técnicos e analíticos entenderem o impacto de conhecerem bem seu time, sua história pessoal, seus objetivos, aspirações e desafios. Conhecer bem co

Como líder, pense em atividades para conhecer seus colaboradores, promover a integração, apoiar no que for necessário. 

Ao conhecer as histórias individuais, é possível adaptar abordagens de liderança para apoiar o crescimento pessoal e profissional de cada membro da equipe. 

Esse conceito de humanização precisa ser traduzido em maior proximidade de líderes com colaboradores.  Por isso, trazer à reflexão os líderes com a questão: como vão gerar esse ambiente mais cooperativo e integrativo na empresa? Como contribuir e transformar as experiências individuais em pontos fortes para toda a equipe? 

  1. Exponha sua vulnerabilidade

Ninguém sabe tudo, você também não –  e muito menos seus líderes. Trazer o conceito de vulnerabilidade para que os líderes entendam que é preciso mostrar que aprendem continuamente e que não têm respostas para tudo. 

Líderes técnicos tendem a pensar que são super-homens ou super-mulheres e acabam por acuar os colaboradores. Não demonstram fraquezas, nem seus erros.

Quando as pessoas percebem a vulnerabilidade, autenticidade e a coragem de um líder, sentem-se livres para fazer o mesmo, aumentando assim o sentimento de pertencimento.

É mais fácil buscar soluções quando as pessoas não escondem pequenos erros ou podem estar abertas sobre a necessidade de mais informações. Desta forma, é possível construir relações melhores e incentivar as pessoas a pedir ajuda quando precisarem. Isso leva a uma maior inovação e melhor colaboração entre os membros da equipe.

Além disso, a liderança vulnerável contribui para o estresse reduzido e segurança psicológica, já que todos se sentem seguros para compartilhar como estão se sentindo ou contra o que estão enfrentando. 

Como líder, você pode mostrar vulnerabilidade ao:

  • Ouvir ativamente e focar em compreender, ao invés de retrucar e dar opinião
  • Admitir quando você cometeu um erro e tenha coragem de dizer: “Eu estava errado”
  1. Confie e desafie seu time – promova a criatividade e inovação

Para inovar, é preciso estimular e confiar no seu time. Quando as pessoas se sentem confiantes, compartilham ideias diferentes e questionam as coisas do jeito que são feitas. Isso é um super impulso para promover a inovação! Inovar deve ser uma atividade recorrente da liderança com seu time. 

Existem diversas formas de desafiar o seu time a inovar no ambiente de trabalho. Veja algumas maneiras aqui:

  • Proponha “Momentos de inovação” – crie um cronograma de inovação durante o ano
  • Na área técnica, é indicado trabalhar o Brainwriting ao invés do Brainstorming, pois, em linhas gerais, a área técnica tem o perfil mais introspectivo
  • Escolha um local diferente colorido ou invista num ambiente decorado com elementos inovadores (inclusive balões, cartolinas coloridas, puffs, etc)
  • Promova um ambiente em que os colaboradores se sintam seguros para expressar suas ideias sem o medo de críticas negativas
  1. Incentivar o Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Incentivar a crescer é fundamental para engajar e sustentar o time. O PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) tem a função de criar metas de carreira, analisar os pontos bons e ruins e traçar estratégias para desenvolver o que for necessário.

  • Fraquezas: apenas é necessário fazer trabalho suficiente para viver melhor na sociedade. Deve ocupar até 5% do PDI.
  • Pontos fortes: é o que a pessoa tem com facilidade e o que é necessário para o seu desafio atual. Deve ocupar 75% do PDI.
  • Pontos desconhecidos: são aqueles com os quais a pessoa ainda não teve contato. Deve compor 20% do PDI.

Ao fazer e seguir o PDI, o profissional assume uma posição ativa na carreira, assumindo o controle da situação, sabendo assim onde quer chegar e os caminhos que deve seguir para isso. 

Olhar para o PDI de seus colaboradores com carinho vai ajudar você a encontrar o caminho do crescimento da área e da empresa. Além de treinamentos, leituras, a implementação de programas de mentoria e coaching cria oportunidades para que as habilidades individuais sejam aprimoradas, promovendo não apenas o crescimento técnico, mas também o desenvolvimento de competências interpessoais. 

Ao investir no potencial humano, o líder não apenas fortalece suas equipes, mas também constrói relações mais colaborativas.

  1. Promova Diversidade, equidade e inclusão

Líderes precisam entender e aplicar o conceito de DE&I: o conceito precisa ser compreendido desde o chão de fábrica no caso de uma indústria até nas áreas mais corporativas. Muitas lideranças com pouca experiência ou pouco treinamento neste quesito não conseguem perceber o valor de se criar um ambiente inclusivo.

Atrair um público diverso significa valorizar o que cada um tem de melhor, principalmente, ideias e soluções diferentes daquelas que você teria.  

  1. Inclua gamificação no ambiente de trabalho

Ao transformar tarefas e metas em desafios recompensadores, a gamificação não apenas torna o trabalho mais cativante, mas também estimula a cooperação e a competitividade saudável entre os membros da equipe. Isso cria um ambiente dinâmico, onde a inovação é incentivada.

Existem muitas maneiras de introduzir elementos de gamificação no ambiente de trabalho. Aqui estão algumas ideias:

  • Crie um sistema de pontos ou recompensas para reconhecer as conquistas dos colaboradores.
  • Organize competições saudáveis entre equipes ou individuais.
  • Use elementos de jogos, como níveis, desafios e progressão, para tornar as tarefas mais envolventes.

A gamificação é uma ferramenta poderosa para humanizar o ambiente de trabalho. Ao tornar o trabalho mais divertido e desafiador, incentivamos os colaboradores a serem mais produtivos, criativos e inovadores.

E agora? O que está faltando para começar? Converse com sua equipe, entenda como pode colocar a liderança humanizada em pauta e planeje ações.

Como humanizar seus líderes técnicos

Por Vera Lorenzo, CEO da Fala Company. É fluente em cinco idiomas e especialista em Coaching e Liderança, com mais de 30 anos de atuação. Mestre em oratória, possui cinco formações internacionais em Coaching, além de expertise em Storytelling, Design Thinking, Voice Coach, PNL e Assessment DISC + Valores. Vera também é autora dos livros “50 Coisas para Fazer Antes dos 50” e “Mulheres que Transformam I e II”.

 

Ouça o episódio 149, “Líder, já colocou a empatia no seu currículo?“. Na busca por uma gestão mais humanizada e em um momento em que o perfil das lideranças vem passando por transformações, a empatia surge como uma habilidade-chave para os líderes. Mas o que significa, na prática, ser um profissional empático? Como desenvolver essa habilidade? A pandemia e os períodos de crise também evidenciam a importância das soft skills no ambiente organizacional. Como o RH pode contribuir para que esse conceito faça parte da cultura da empresa? Conversamos com Vivian Laube, Especialista em Liderança e Comportamento Organizacional, e Priscila Monaco, Diretora Senior de RH da Visa. Acompanhe!

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube

Capa: Depositphotos