Desvendando o Caminho para um IPO de Sucesso: A Arte de Construir um Roadshow atraente.

Levar uma empresa ao mercado público por meio de uma Oferta Pública Inicial (IPO) é uma empreitada complexa, desafiadora e empolgante. E o roadshow surge como o elemento crucial para garantir o êxito dessa jornada, já que é o momento em que a narrativa ganha vida. 

O roadshow é um dos processos mais importantes da operação, uma série de apresentações destinadas a potenciais investidores, delineando a trajetória de crescimento da empresa e seus potenciais de crescimento futuro. Sua função é encantar e atrair o interesse dos investidores, tornando-se um fator decisivo para o sucesso do IPO.

Para construir um roadshow eficaz, é imperativo direcionar diversos elementos críticos, destacando-se a criação de uma tese de investimento robusta – um dos pilares fundamentais desse processo. 

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Antes de nos aprofundarmos na construção do roadshow, é essencial entender as fases cruciais que o antecedem. Conhecer profundamente o próprio negócio, analisar o histórico financeiro e estudar o mercado e a concorrência são os primeiros passos nesse enredo financeiro. 

Destacar os pontos fortes da empresa não é apenas uma formalidade; é a oportunidade de mostrar como a empresa está preparada para um crescimento sólido e mantém uma base leal de clientes. Equilibrando essa narrativa, a empresa também precisa ser transparente sobre os riscos e desafios, proporcionando uma visão realista e autêntica.

Ter e apresentar uma equipe de gestão experiente também é essencial, já que os investidores não investem somente na empresa, mas também em sua equipe, que serão os responsáveis por executar a tese de investimento. 

Num último enfoque: seja transparente – não tenha medo de também mostrar os desafios que a empresa enfrenta e como fazem para superá-los. Isso faz com que o diálogo seja crível e que o público esteja mais engajado para aprender mais sobre a empresa. Além de transmitir clareza e conhecimento sobre o segmento. 

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No centro do roadshow está a criação de uma tese de investimento, que vai além dos números. A tese de investimento é a fundação sobre a qual se constrói a narrativa do IPO, que deve ser clara, concisa e convincente. 

Entre os pontos-chave a serem considerados está a análise SWOT, que destaca as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Isso não apenas demonstra uma compreensão profunda do ambiente de negócios, mas também revela como a empresa pretende enfrentar seus desafios e capitalizar suas vantagens.

A verdadeira magia acontece com o equity story, uma narrativa que vai além dos gráficos e dados. Contar a história da empresa, desde sua fundação até os momentos mais significativos, é como criar um enredo envolvente, em que cada capítulo contribui para a construção do clímax do IPO. 

Não é apenas um olhar para trás, mas um impulso para o futuro. E, para isso, também é importante que os speakers estejam preparados para contar a história, muitas vezes em um curto espaço de tempo, como um “elevator pitch”, e que o investidor saia com alguns pontos chaves sobre a empresa e por quê investir nela. 

Esteja preparado para responder a perguntas difíceis dos investidores durante o roadshow e adapte sua apresentação conforme necessário para atender às preocupações específicas dos investidores individuais.  É nesse momento em que se começa a construir um relacionamento de confiança com os seus potenciais investidores. Por isso, ser claro, conciso e transparente sobre os desafios é chave para uma relação de confiança. 

O que não fazer no roadshow é igualmente importante, como o excesso de jargão técnico. Evite excesso de jargão técnico que possa alienar investidores não familiarizados com o setor. Mantenha a linguagem acessível.

Além disso, seja honesto sobre os desafios e as áreas de melhoria da empresa. A premissa de “under promise, over deliver” continua sendo verdadeira. Muitas empresas focam somente na abertura de capital, em buscar o valor mais alto para as suas ações e em obter o maior valuation possível, mas acabam esquecendo do dia seguinte após a abertura de capital. 

E não se concentre exclusivamente em números. Contextualize os dados financeiros dentro da história da empresa e destaque como eles apoiam a visão de longo prazo.

Ao construir uma tese de investimento sólida juntamente com uma narrativa envolvente, a empresa estará bem posicionada para criar uma apresentação de roadshow atraente. Focar em clareza, autenticidade e engajamento com o público-alvo é fundamental para conquistar o interesse e a confiança dos investidores, pavimentando o caminho para um IPO bem-sucedido.

Uma tese de investimento sólida não é apenas a chave para um IPO bem-sucedido, mas para uma história que resiste ao teste do tempo e vai se aprimorando com a evolução e crescimento da companhia. 

O IPO não é o fim, mas o começo de uma nova fase. Ir além da abertura de capital, executar as promessas feitas durante o IPO e gerar valor aos acionistas são compromissos contínuos, que exigem consciência, sustentabilidade e boas práticas de governança corporativa. 

A Arte de Construir um Roadshow atraente

Por Melissa Angelini, diretora de Relações com Investidores e membro do conselho de administração do IBRI.

 

 

Ouça o episódio 150 do RH Pra Você Cast, “Dar feedback ainda é um desafio para as empresas?“. “Preciso te dar um feedback”. Essa palavrinha, que já nos apropriamos há tempos do inglês, para muitos, ainda causa certo frio na barriga. Mas, em qualquer relação e, claro, incluindo o universo corporativo, o seu princípio é um só: o de evoluir. Segundo o nosso convidado de hoje do RH Pra Você Cast, Bernardo Leite Moreira, Consultor e Especialista em feedback, é necessário que ele seja protagonista. O que mudou nos processos de feedback? Há um momento certo para ele? Falamos sobre tudo isso no episódio de hoje. Acompanhe clicando no app abaixo:

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