A cultura corporativa é formada pela combinação de valores, crenças, atitudes e comportamentos, que se manifestam no ambiente de trabalho. Uma cultura organizacional forte e positiva pode ser um fator importante para o sucesso de qualquer organização, atraindo talentos e clientes. Por isso, é fundamental o investimento contínuo em programas que melhorem a experiência total dos colaboradores.

Dentro desse contexto, a experiência proporcionada pelo ambiente organizacional é uma ferramenta poderosa para moldar a cultura e influenciar na formação do DNA de uma empresa e pode ter impactos significativos no desempenho da organização, incluindo sua produtividade, capacidade de inovação e sucesso a longo prazo.

RH TopTalks 2023

Ela envolve todas as interações, desde o processo de recrutamento e seleção, passando pelo treinamento e desenvolvimento, engajamento, ações de encantamento, até o dia a dia no trabalho.

Vale ressaltar que a experiência é um ativo intangível extremamente valioso, pois as gerações atuais buscam saúde mental, investimento em diversidade, ESG (sigla em inglês que representa a sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa) e, principalmente, propósito.

Dessa maneira, o clima, o ambiente e a cultura têm o poder de fidelizar essas pessoas por meio de uma experiência única e completa em um ambiente que aproxime a marca das pessoas e que demonstre a preocupação genuína com esses valores.

Esse pilar pode ter um impacto significativo para o negócio, uma vez que o colaborador que se sente valorizado, com voz ativa e opiniões ouvidas, tende a ser mais engajado e motivado. Essa postura pode culminar em um ambiente de trabalho mais colaborativo e produtivo.

Canal de Denúncias

Existem várias maneiras pelas quais é possível melhorar a experiência e, consequentemente, moldar uma cultura estratégica:

Recrutamento e seleção: a forma como a organização recruta e seleciona novos funcionários pode influenciar a cultura da empresa. Se a organização valoriza a diversidade e a inclusão, por exemplo, ela deve buscar candidatos que compartilhem esses valores, e ter ações de clima votados ao público LGBTQIAP+, que preguem o colhimento.

Treinamento e desenvolvimento: oferecer treinamento e desenvolvimento pode ajudar as pessoas a se sentirem mais valorizados e motivadas. Além disso, essa estratégia pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências, que podem ser utilizadas para promover o crescimento da organização.

Comunicação e feedback: quando claros e transparentes são essenciais para que os colaboradores se sintam ouvidos e valorizados. As organizações devem ter canais de comunicação eficazes, para que as pessoas da organização possam expressar suas opiniões.

Veja mais: Por que é tão importante se preocupar com a qualidade dos feedbacks?

Cultura de reconhecimento: é uma estratégia que visa valorizar e premiar o bom desempenho. Essa medida pode ajudar a aumentar a motivação e o engajamento dos colaboradores, além de contribuir para a criação de uma cultura de excelência.

Liderança exemplar: é fundamental para promover a cultura em uma organização, pois os líderes devem dar o exemplo e vivenciar os valores e comportamentos que desejam incentivar na equipe.

Portanto, organizações que valorizam e investem na experiência do colaborador, podem colher benefícios significativos, pois ela é determinante para moldar a cultura da organização e pode ter um impacto significativo no engajamento, motivação e produtividade das equipes.

O poder da experiência para a cultura organizacional

Por Brunna Hansen, Líder de People Experience no Grupo JBQ.Global, referência na prestação de serviços especializados de tecnologia para transformação e aceleração digital. Brunna é formada em Publicidade e Propaganda pela Uninove com Pós-graduação em gestão de eventos pela ESPM; vivência em ações de endomarketing e eventos corporativos, campanhas motivacionais com foco no engajamento e alinhamento de colaboradores, atuando também com employer branding, marca empregadora e presença digital com uso de técnicas de storytelling.

Ouça também o PodCast RHPraVocê, episódio 92, “Como fortalecer a cultura organizacional em modelos flexíveis de trabalho?” com Bianca Carmignani, Head de Recursos Humanos da Nespresso no Brasil e Daniela Gartner, Sr Human Resources Director LATAM at NTT Ltd. Clique no app abaixo:

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube

Capa: Depositphotos