A tecnologia VoIP não é recente, mas tem crescido e auxiliado empresas durante a pandemia. Com o recente aumento do número de casos de Covid-19 e Influenza (H3N2), é difícil falar em um mundo pós-pandemia. Para 2022, a expectativa era a retomada das atividades presenciais ou adotar o modelo híbrido, mas os números alarmantes fizeram com que as organizações repensassem sobre a volta presencial e permanecessem ao trabalho em home-office.

Desde o início da crise, profundas mudanças ocorreram no mercado de trabalho. Começando pela repentina necessidade de adotar o modelo home office para dar continuidade às atividades, que só foi possível graças à tecnologia. Impulsionada pelas transformações digitais, as empresas aderiram o uso dos recursos de telefonia em nuvem por proporcionar mais flexibilidade nos processos.

A telefonia em nuvem ou VoIP é um serviço oferecido por empresas de tecnologia, que transfere toda sua rede de telefonia para a Internet. Como utiliza a Internet já instalada na empresa, não é necessária nenhuma outra estrutura, como aparelhos de PABX, cabeamentos ou ainda manutenção de hardware e periféricos. Além disso, as soluções em nuvem se mostraram eficientes e com um custo mais baixo do que as tecnologias tradicionais.


Para informações adicionais sobre o Futuro do Trabalho, ouça o PodCast do RHPraVocê, episódio 65, “O que não podemos deixar de lado sobre o futuro do trabalho?“, Guilherme Junqueira, CEO da Gama Academy.


De acordo com um levantamento realizado pela Gartner, empresa líder em pesquisa e consultoria, a expectativa é de que, até 2022, 60% das organizações utilizarão a oferta de serviços gerenciados de telefonia em nuvem. A tecnologia é um importante facilitador das atividades para qualquer empresa, além de inovar até mesmo dos processos mais antigos que estávamos acostumados.

Com o objetivo de auxiliar as empresas que adotam o home-office, listo 3 motivos para utilizar a tecnologia Voip no seu negócio:

Mais controle: Com as equipes em home office, o gestor ou líder de equipe ganha mais uma função: saber como os colaboradores estão produzindo.

Neste caso, os melhores motivos de aderir a tecnologia VoIP: Conseguir ver relatórios das ligações por departamento, subdepartamento ou individuais de cada membro da equipe, além de poder ouvir a gravação ou fazer uma escuta em tempo real. Não importa mais se o colaborador está do seu lado ou não: é possível acompanhar e ter controle 100% sobre seu trabalho.

Reduza os custos: Se você já abandonou o escritório físico para o home office ou mesmo se você está balanceando a equipe em modelo híbrido, o custo de ter uma telefonia “agarrada” em um endereço só com certeza é bem grande.

E com a tecnologia VoIP não é necessário mais isso e reduz custos. Por operar 100% pela internet, o serviço é vendido, na maioria das empresas, como uma assinatura e, portanto, não há fidelidade, burocracia ou multas contratuais.

Além disso, é possível reduzir ou aumentar o serviço de acordo com o momento da empresa, gerando economias de até 70% em relação a telefonia tradicional.

Mobilidade: É possível acessar o sistema de telefonia na nuvem por meio de qualquer dispositivo desde que tenha acesso à internet.

Isso facilita o trabalho remoto, acesso a relatórios de chamadas ou até mesmo a mudança de localidade da sua empresa, uma vez que o número adquirido permanece o mesmo após a transição.

O trabalho remoto veio para ficar

Por Leandro Campos, CEO da Nvoip, startup de telecomunicações que possui a maior telefonia em nuvem do país.

 

 

 

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