CANAL

Gustavo Caetano

CEO da Sambatech, uma das empresas mais inovadoras do mundo, considerada pela FastCompany.

Diminuir a taxa de turnover tem sido um grande desafio para a área de RH das empresas. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGEG), 41,8% é a média nacional de rotatividade nas empresas nos últimos cinco anos. Por isso, as corporações precisam criar cada vez mais estratégias para reter esses funcionários e torná-los comprometidos com seu propósito.

Uma das maneiras que ajudam a diminuir esse índice é investir em tecnologias que possam avaliar os colaboradores de forma assertiva, realizar técnicas voltadas para a gestão comportamental, além de promover cursos à distância e treinamentos. Outro ponto positivo está relacionado a interatividade e engajamento entre as equipes, o que faz com que os funcionários se sintam mais prestigiados e conquistem bons resultados.

Redobrar a atenção ao comportamento dos funcionários é essencial. Por isso, é importante coletar mais feedbacks, acompanhar de perto o trabalho e desempenho dessas pessoas, e valorizar a sua opinião. Ainda é preciso se atentar as questões financeiras e comportamentais, como baixa remuneração, falta de benefícios, reconhecimento e investimento em seus colaboradores. Além disso, proporcionar um plano de carreira é imprescindível para reter talentos. Todos esses fatores se não tiverem bem alinhados podem ser o gatilho para a busca de nova oportunidade de emprego.

Por fim, se me cabe dar um conselho para os donos de empresas e gestores, elabore uma estratégia de comunicação infalível e invista em soluções tecnológicas que possam ajudar no dia a dia do trabalho. Todas essas iniciativas vão contribuir, não somente, para reduzir a taxa de turnover, mas para deixar o ambiente de trabalho mais produtivo. Vale a pena olhar com mais carinho e cuidado para o seu time!

Gustavo Caetano é CEO da Samba Tech, embaixador da Reserva e autor do best seller Pense Simples. É um dos colunistas do Rh Pra Você. O conteúdo dessa coluna representa a opinião do colunista. Foto: Divulgação.


De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil pra você?
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5


0 Comentários

COLUNISTAS

Reinaldo Passadori

Você já foi mentorado?

23/04/2021

Gustavo Mançanares Leme

Growth Hacking – o RH do passado e o futuro

05/08/2020

Fátima Motta

Aprender a aprender: como?

13/07/2020

Alberto Ogata

Quando acaba a lua-de-mel de trabalhar em casa?

22/04/2020

Jorgete Lemos

BBB21 quem lhe representa? – Zoológicos humanos

03/03/2021

Alberto Ogata

OIT e o enfrentamento dos riscos psicossociais durante a pandemia

08/07/2020
Athomus Tecnologia da Informação