Quais são as soft skills mais importantes para você? Nas inúmeras listas que elencam as mais relevantes, diversas habilidades são apresentadas e algumas deixam a impressão que precisam ser aprendidas a todo custo, não é mesmo? Contudo, segundo um estudo realizado com milhões de empresas, podemos dizer que uma delas é prioridade absoluta. E já que estamos falando de skill, é preciso, de fato, ser muito hábil para usar – quer dizer, suportar – algumas redes sociais, principalmente o Twitter, que orgulhosamente, só que não, alcançou a liderança de um ranking, digamos, não muito desejado.

Chegando a mais um múltiplo de cinco para satisfazer TOCs aqui e acolá, o 20º GiroRH está no ar:

Black Friday de sucesso

Os pequenos e médios empreendedores estão apostando em novas estratégias de conteúdo e divulgação para se destacar na Black Friday 2022. O TikTok é a rede social que mais ganhou destaque para a data em comparação ao último ano, com aumento de cerca de 50%.

Neste ano, 28% dos empreendedores que possuem lojas virtuais planejam utilizar o aplicativo como canal de divulgação de seus produtos e ações. Os dados são da pesquisa “Aquecimento Black Friday 2022”, realizada pela Nuvemshop, plataforma de e-commerce. O estudo indica que a rede social está praticamente com a mesma relevância que o e-mail marketing, ferramenta mais tradicional para divulgação e que será usada por 30% dos negócios.

Cadê o quintou?

Em junho deste ano, milhares de profissionais do Reino Unido ganharam um final de semana de três dias. O piloto, que durará seis meses, envolve 3.300 trabalhadores de 70 empresas que terão uma jornada de trabalho de quatro dias sem corte em seus salários. Por aqui, em terras brasileiras, algumas empresas já demonstraram interesse no modelo. Será que temos maturidade para aderir a semana de 4 dias? Aos interessados, como se planejar para isso? Como equilibrar produtividade e flexibilidade?

É sobre isso que o psicólogo organizacional e especialista em felicidade no trabalho Lucas Freire falou ao RH Pra Você Cast da semana. Confira o papo pelo player acima ou por aqui.

Demissão silenciosa

Para “combater” o quiet quitting, movimento no qual profissionais estimulam uns aos outros a não realizar mais do que o mínimo necessário no trabalho, gestores criaram o quiet firing. De acordo com matéria publicada no The Washington Post, gerentes estão desenvolvendo condições de trabalho não ideais para forçar colaboradores a pedirem demissão.

Polêmica, a iniciativa está sendo interpretada como assédio, uma vez que os líderes propositalmente visam afetar negativamente o moral dos seus funcionários. Cortes de promoção, não envolvimento em projetos e até mesmo recusa de feedbacks são algumas das ações adotadas pelos gestores.

Embora as medidas não visem tornar o ambiente de trabalho hostil, a intenção é desgastar o ânimo do colaborador, mantendo-o frustrado, insatisfeito e sem perspectiva dentro do negócio. Na postagem do portal norte-americano, é dito que os RHs são contrários ao quiet firing. Em vez de punir silenciosamente os empregados, profissionais da área acreditam que a melhor solução é rever suas práticas e entender o que os deixa insatisfeitos.

Doação bilionária

Yvon Chouinard

Para quem valoriza ações filantrópicas, certamente Yvon Chouinard tende a se tornar uma grande referência. Fundador da rede varejista Patagonia, o empresário decidiu doar 100% das ações da empresa, avaliada em US$ 3 bilhões. A doação tem como destino a ONG Holdfast Collective, que se dedica a ações de preservação do meio ambiente.

Em carta, Chouinard manifestou a intenção de “doar o máximo de dinheiro para as pessoas que estão trabalhando ativamente para salvar este planeta”. A decisão foi apoiada pela esposa e pelos filhos. A marca, que lucra cerca de US$ 100 milhões anualmente, terá agora a Terra como sua única acionista.

Medo de engravidar

O mercado de trabalho ainda é espinhoso para as mulheres, sobretudo quando se tornam mães. É o que mostra uma pesquisa do Empregos.com.br. Segundo o estudo, que ouviu 610 profissionais do gênero feminino, os problemas começam antes mesmo de conseguir a vaga.

Quase 45% das mulheres já participaram de processos seletivos com salários diferentes para homens e mulheres e 34,3% tiveram dificuldade de conseguir emprego por serem mães. O medo de engravidar e perder o emprego também é uma realidade para 35,9% das entrevistadas. Quando o assunto é assédio no ambiente de trabalho, metade das mulheres já foi assediada com palavras, gestos e situações humilhantes.

Por que é importante contar com o trabalho de uma agência de emprego?

Encontrho We Can

Vou ficar devendo a resposta, mas posso garantir: você vai querer saber. Diante do atual desafio das empresas para atraírem os melhores talentos, os processos de recrutamento e seleção podem fazer uma diferença extremamente significativa.

No próximo Encontrho, marcado para 06/10, Poliana Pereira e Leticia Colaquises, Gerente Comercial e Coordenadora de R&S da We Can, trarão o assunto à tona em um bate-papo digital e gratuito. A dupla abordará o passo a passo para tornar o recrutamento mais digital, inovador e atrativo. Marque na sua agenda e faça agora mesmo a inscrição clicando aqui

Saiba se comunicar

Seja para melhorar o seu posicionamento com a sua equipe de trabalho ou até mesmo para se destacar em uma entrevista de emprego, o fato é que a comunicação está no topo do ranking das soft skills mais procuradas no ambiente corporativo. É o que revela uma pesquisa recente da empresa global de recrutamento, ZipRecruiter.

O relatório, intitulado “The Job Market Outlook for Grads”, aponta que 6,1 milhões de empregos listam a comunicação como uma habilidade importante. Entre as outras soft skills procuradas, estão a gestão de tempo, o pensamento analítico, a habilidade de resolver problemas, e a proatividade.

“É preciso deixar claro que ter habilidade de comunicação não depende de um dom. A comunicação é uma habilidade treinável, capaz de ser um divisor de águas na vida das pessoas. É uma ferramenta de transformação”, salienta a especialista em produtividade e alta performance, Tathiane Deândhela.

Sem segredinhos

Vaga de emprego

Se é um incômodo para você buscar vagas e se deparar com a ausência de uma das informações mais importantes, o salário, saiba que tal problema pode estar próximo de acabar – ou melhor, de não ser tão frequente.

De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria WTW, antiga Willis Towers Watson, atualmente apenas 17% das organizações revelam a remuneração das vagas ofertadas. No entanto, 62% das companhias presentes no estudo manifestaram que planejam mudar essa política, expondo as faixas salariais das vagas em aberto e, assim, tornando-as mais transparentes.

Trainee internacional

A Ambev acaba de anunciar que estão abertas as inscrições para os seus Programas de Trainee e Estágio Regular e Representa – especificamente voltado para pessoas pretas. Na nova edição, todos os selecionados para as vagas de trainee terão a oportunidade de se desenvolver profissionalmente fora do país.

Os selecionados da última edição estão vivendo a grande oportunidade de morar e trabalhar no exterior. Eles são participantes do Global Management Trainee (GMT), que é o programa de Trainee Global da Ambev, onde os jovens, após terem a oportunidade de conhecer as operações do Brasil, são alocados em diferentes países do mundo para se aperfeiçoarem ainda mais. Estados Unidos, Índia e África do Sul são alguns exemplos. As inscrições devem ser feitas por aqui até o dia 20 de setembro.

Toxicidade virtual

Empresas e profissionais sabem que as redes sociais podem ser uma escada que leva ao topo ou que propicia uma queda de difícil recuperação. Promover digitalmente a marca empregadora e/ou pessoal é uma necessidade no mercado moderno, porém, ao mesmo tempo, é preciso ter cuidado para não se deixar levar pela nocividade das redes.

Para compreender o quanto as plataformas sociais podem ser tóxicas, um estudo com mais de mil usuários elencou quais são as redes mais nocivas e as com menor potencial de causar danos à reputação e à saúde. Em escala de 1 a 10 (1 para pouca toxicidade e 10 para muita), o ranking do levantamento da SimpleTexting ficou assim: Twitter – 7,82; Reddit – 7,63; Facebook – 7,47; TikTok – 6,83; Instagram – 6,59; Snapchat – 5,72; YouTube – 5,38.

GiroRH

O #sextou está diferente. Toda sexta-feira você acompanha aqui no GiroRH as tendências, novidades, curiosidades, boas práticas, movimentações do mercado, polêmicas e tudo o que ronda o universo de RH. 

E você já conhece os nossos conteúdos?

Colab: artigos sobre os temais mais quentes do mercado – rhpravoce.com.br/comunidade

RH Pra Você Cast: o seu canal favorito de conteúdo em RH – rhpravoce.com.br/podcasts

Eventos: fique por dentro de todos os eventos da casa – rhpravoce.com.br/eventos

Top of Mind de RH: tudo o que acontece no principal prêmio do segmento – topofmindderh.com.br

Não se esqueça de interagir em nossas redes sociais:

Por Redação