Hoje é dia de festa – e não só porque é feriado. Nosso fiel compilado de notícias chega a sua 50ª edição. Para comemorar a marca, o GiroRH desta sexta-feira será diferente. Esqueça demissões, insanidades do Elon Musk no Twitter, polêmicas e confusões. Aproveitando que a Domitila Barros saiu do BBB, é dia de pegar emprestado um pouco de suas good vibes. Ou seja, por hoje só tem notícia boa – mas prometo que semana que vem as tretas voltam.

Com anjinhos nos ombros e auréolas brilhantes, partiu GiroRH:

Combate ao capacitismo

Combate ao capacitismo

Com o intuito de colaborar para uma comunicação mais assertiva com pessoas com deficiência, a Empodera, comunidade pioneira na construção de negócios inclusivos, lança, de maneira gratuita, o Miniguia de Comunicação Anticapacitista, voltado para empresas e lideranças, analistas de Diversidade e RH, Influenciados e Embaixadores.

O miniguia de comunicação anticapacitista apresenta expressões e comentários comuns no dia a dia, que devem ser retirados do nosso vocabulário para tornar os espaços mais positivos. Além disso, o documento traz situações que caracterizam o capacitismo no ambiente de trabalho e formas de evitá-las.

Contratações a caminho

Mesmo com um cenário econômico ainda incerto no Brasil e no mundo, a Pesquisa de Expectativa de Emprego – Q2 2023, estudo exclusivo e preditivo desenvolvido trimestralmente pelo ManpowerGroup, revela uma alta na intenção de contratações no âmbito nacional e global para o 2° trimestre do ano

O levantamento mostra que, embora a expectativa de emprego no Brasil para o período – calculada subtraindo-se empregadores que planejam fazer reduções na equipe daqueles que planejam contratar – tenha reduzido 5 pontos percentuais em comparação com o trimestre anterior (indo de +26% para +21%), a porcentagem de empregadores que planejam contratar aumentou de 42% (trimestre anterior) para 46% (atual).

Cursos grátis (e com certificado)

Neste mês de abril, a FM2S Educação e Consultoria, startup localizada no Parque Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), oferece 15 cursos 100% online e gratuitos, de temas que envolvem conhecimentos técnicos (hard skills) e habilidades sociais (soft skills).

Todas as capacitações trazem conceitos sólidos e exemplos práticos, com casos reais de como aplicar a teoria no dia a dia e no ambiente profissional. As iniciativas são abertas a todas as pessoas interessadas e as inscrições estão disponíveis até 30 de abril, por aqui. É possível se inscrever em quantos cursos desejar. O acesso é válido por um ano após a inscrição, com um mês de suporte e certificado incluso.

Descanso proativo

Quem disse que não dá para tornar o descanso produtivo? Não estou falando do infame “trabalhe enquanto eles dormem”, mas sim da importância do descanso como importante aliado para o trabalho.

Segundo estudo da Gartner, 93% dos líderes de RH estão mais preocupados, atualmente, com o esgotamento dos profissionais. O mesmo levantamento revela, porém, que a solução para auxiliar na questão é simples. Funcionários que têm acesso ao descanso proativo tem aumento de 26% em sua proatividade.

Equidade na liderança

A The Fini Company, marca corporativa global que reúne as marcas Fini e Dr. Good, tem seu comitê global formado por 50% de líderes mulheres, desde janeiro. Há significativa movimentação no mercado entre as médias e grandes empresas para que a representatividade feminina cresça entre os cargos de liderança.

A companhia atingiu uma meta definida pela ONU Mulheres para os próximos sete anos. O Movimento Elas Lideram 2030 pretende levar mais de 11 mil mulheres para cargos de alta liderança até 2030. A campanha teve início em maio de 2022 e, durante o ano, 57 empresas se comprometeram com as metas de 30% de mulheres na alta liderança até 2025 ou 50% até 2030.

Investimento social

A Volkswagen do Brasil, em parceria com o Governo do Estado do Paraná, anuncia investimentos sociais que somam R$ 8 milhões em projetos de empreendedorismo sustentável, qualificação profissional e saúde pública. O anúncio aconteceu no Palácio Iguaçu, em Curitiba.

Os recursos serão direcionados ao Programa de Empreendedorismo Sustentável de São José dos Pinhais (PR) – cidade onde está localizada uma das quatro fábricas da Volkswagen do Brasil –, à 5ª edição do projeto Carretas do Conhecimento e à ampliação da área de Cuidados Intensivos do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba (PR).

Melhores empresas

O LinkedIn anunciou a lista das LinkedIn Top Companies, com as 25 empresas brasileiras que oferecem as melhores oportunidades de desenvolvimento de carreira para seus funcionários. O ranking é uma ferramenta para profissionais explorarem vagas abertas, aprimorarem suas habilidades e identificarem posições em companhias que investem em talentos e que, ao mesmo tempo, estão de acordo com seus valores pessoais. Confira o top 10:

1) Itaú Unibanco; 2) Banco Bradesco; 3) Banco do Brasil; 4) Banco Santander; 5) ExxonMobil; 6) Mastercard; 7) Bain & Company; 8) Kavak.com; 9) Kyndryl; 10) Ambev (AB InBev). A lista completa pode ser acessada por aqui.

Programa de trainee

Programa de trainee

A Coca-Cola América Latina anunciou a abertura de vagas para o Dream Leaders, seu programa de trainee para três países: Brasil, Colômbia e México. O recrutamento será realizado pela 99jobs – plataforma de relacionamento com o trabalho – em colaboração com a Coca-Cola América Latina.

Desde o último dia 17, jovens desses países poderão se inscrever para participar de uma jornada de treinamento e aceleração de carreira de uma das empresas mais conhecidas no mundo neste link. O programa visa encontrar talentos recém-formados com até 2 anos de experiência profissional.

Reuniões produtivas

“Não sei se estou vivendo ou apenas participando de reuniões”. O universo de ‘memes’ sobre a quantidade de reuniões nas empresas é vasto, mas isso porque a realidade, muitas vezes, pode ser exatamente essa. Um estudo realizado pela Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, revelou que reuniões desnecessárias custam mais de R$ 500 milhões por ano às empresas. Além disso, 70% dos entrevistados declararam fazer outras atividades durante as reuniões (online).

Em um cenário de modelos diversos de trabalho, há, de fato, uma maneira de tornar as reuniões mais estratégicas e produtivas? Quando uma reunião é realmente necessária? Qual foi a “herança” da pandemia nesse universo? Conversamos sobre tudo isso com David Braga, CEO, board advisor e headhunter da Prime Talent e professor convidado pela Fundação Dom Cabral. Confira o papo da semana no RH Pra Você Cast pelo player acima ou em seu streaming de preferência.

Tem que ser criativo

Criatividade nos benefícios

Salário compatível com a função, além do pacote de benefícios ainda são um dos principais motivos para que o profissional permaneça no emprego ou procure por novas oportunidades. Nesse contexto, diversas empresas estão se movimentando para atrair e reter talentos.

O Great Place to Work (GPTW) realizou uma pesquisa com 1.053 profissionais de diferentes áreas. No levantamento, o plano de saúde ainda é o principal benefício (82,5%), seguido odontológico (72,9%), participação nos lucros (50,5%) e convênios e parcerias com academias de ginástica (44,9%). Mas outros produtos, menos tradicionais, já ganham espaço dentro das companhias, como o day off (42,6%), programas de desconto em loja (26,5%) e benefícios estéticos de bem-estar (10,6%).

GiroRH

O #sextou está diferente. Toda sexta-feira você acompanha aqui no GiroRH as tendências, novidades, curiosidades, boas práticas, movimentações do mercado, polêmicas e tudo o que ronda o universo de RH. 

E você já conhece os nossos conteúdos?

Colab: artigos sobre os temais mais quentes do mercado – rhpravoce.com.br/comunidade

RH Pra Você Cast: o seu canal favorito de conteúdo em RH – rhpravoce.com.br/podcasts

Eventos: fique por dentro de todos os eventos da casa – rhpravoce.com.br/eventos

Top of Mind de RH: tudo o que acontece no principal prêmio do segmento – topofmindderh.com.br

Não se esqueça de interagir em nossas redes sociais:

Por Redação