Os profissionais da alta liderança, como C-levels e Gerentes, são os que estão mais envolvidos com as temáticas de inovação nas organizações, atuando como pontos de referência das iniciativas e projetos de suas empresas. Apesar disso, uma pesquisa realizada pela consultoria de inovação ACE Cortex mostra que justamente a falta de governança é o principal entrave para a inovação segundo 43,8% dos respondentes, seguido por tempo de execução (42,2%) e métricas bem definidas (38,3%). A pesquisa entrevistou mais de 120 profissionais de alta liderança, representada pelos cargos de C-Level, Diretor, Gerentes e Coordenadores de empresas com uma receita anual entre 5 milhões até receitas acima de R$ 10 bilhões.

Ainda sobre a capacitação da liderança, apenas um em cada três respondentes (31,25%) acredita que a liderança está “preparada” ou “muito preparada” para conduzir a empresa a um futuro mais inovador. A maioria (64,06%) dos respondentes avalia que os líderes não estão nem preparados, nem despreparados, mostrando que na maior parte das empresas a cultura, apesar de falada, ainda não é efetivamente executada.

Apesar da falta de governança estar entre os mais indicados pela pesquisa como entrave para a consolidação de projetos nas companhias, cerca de 31,25% dos respondentes afirmam que os gestores tratam iniciativas com foco em novos produtos, serviços e modelos de negócio como prioridade. Ou seja, há uma intenção em criar projetos de inovação nas companhias, porém isso se esbarra na falta de capacitação dos profissionais.

Veja mais: 6 erros que devem ser evitados na capacitação dos colaboradores

Esse cenário reflete outro dado alarmante. Entre os motivos citados como entraves para a inovação, “equipe despreparada” foi citada por 36,7% dos profissionais. Isso se colide com a realidade na qual apenas 3,9% dos colaboradores entrevistados afirmam que suas empresas incentivam os treinamentos para funcionários de todos os níveis, com trilhas de desenvolvimento claras e específicas.

“A descentralização da inovação pode ser positiva para as empresas, desde que seja pautada em uma estratégia bem estruturada. Sem uma governança bem construída, a descentralização não apenas não funciona, como se traduz, na prática, em desorganização.”, diz Luís Gustavo Lima, sócio e CEO da ACE Cortex.

Para saber mais

Liderança e governança estarão em debate no RH TopTalks 2023. 100% online e gratuito, o evento trará diversos conteúdos divididos em duas trilhas: decisores (de estratégias) e motivadores (de boas práticas). Reserve sua agenda para 25 de maio e faça sua inscrição agora mesmo. É só clicar aqui e garantir sua vaga.

Para entrar no clima desde já, confira a mesa de debate da última edição do evento. Nela, especialistas trouxeram importantes insights sobre o quanto a liderança vem mudando nos últimos anos.

Por Redação