Robson Rosa tornou-se diretor regional de vendas na divisão de Consumer Electronics (CE) da Samsung Brasil depois de anos de atuação em outras áreas da companhia – sempre ligado a vendas –, primeiro no setor de dispositivos móveis e, em seguida, como responsável por uma gama maior de produtos da marca.

Há 14 anos na empresa, o executivo fala nesta entrevista para a Samsung Newsroom Brasil – que compartilhou o conteúdo com o RH Pra Você – um pouco sobre seu histórico profissional, os principais desafios de uma área em constante transformação, a importância das parcerias e da atuação regional da marca no Brasil, bem como principais desafios e planos para manter a Samsung como uma das líderes de mercado. Confira:

Samsung: Fale um pouco sobre sua carreira. Como chegou à sua área de atuação?

Robson: Comecei na área de tecnologia da informação (TI) e, dentro desse segmento, eu tive muito contato com o setor de varejo. Depois de um tempo, tive a oportunidade de migrar para a área comercial, bem na época da privatização da área de telecomunicações aqui no Brasil.

Trabalhei em algumas empresas diferentes, como em uma operadora de telefonia e em uma grande empresa de varejo, até que aceitei o convite para atuar na Samsung, na divisão de smartphones.

Depois de quatro anos e meio nessa área, fui convidado para trabalhar na divisão de Consumer Electronics, em 2013, e, em 2019, assumi as contas regionais, com um escopo muito mais amplo, que inclui nossa categoria de Home Appliances. Recentemente, nossa área se transformou em uma diretoria específica de clientes regionais.

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Samsung: Para você, como é trabalhar em uma empresa de tecnologia e, mais especificamente, na Samsung?

Robson: Eu já conhecia a Samsung como cliente, mas sem a visão de sua relevância no mercado brasileiro, com a dimensão da proporção e importância que tenho hoje. Sempre notei a empresa com um potencial enorme para o mercado brasileiro e, quando fui convidado para participar da missão de partirmos da quinta posição para nos tornarmos o maior player do setor mobile no país, entendi o tamanho do desafio, tanto para a marca quanto para a minha carreira. Foi uma oportunidade única. 

Nosso setor demanda muito planejamento de médio e longo prazos, principalmente de abastecimento, que é muito mais complexo quando envolve a criação de tecnologia. E, lá atrás, o planejamento do varejo era de curto prazo, então o desafio era criar a cultura de planejamento de médio e longo prazo. No varejo, o prazo é mais curto e aqui na Samsung nós precisamos fazer um planejamento muito bem detalhado, uma vez que somos parte essencial da indústria.

Samsung: Na sua opinião, quais são os pontos de maior importância da sua área para a empresa? Como o seu time ajuda a Samsung a crescer?

Robson: O Brasil é um país de dimensões continentais e multicultural, o que significa que atender a clientes em todas as regiões é um desafio constante. Por isso, nossa equipe é preparada e regionalizada para se adaptar a este cenário e atender a clientes em todos os cantos do país.

Além disso, o acesso a nossos produtos e soluções tem toda a nossa atenção e dedicação. Antigamente, as cidades menores muitas vezes ficavam para trás no que diz respeito ao acesso a lançamentos de produtos.

Atualmente, graças ao esforço da nossa equipe, os produtos Samsung estão disponíveis em locais remotos e nas cidades fronteiriças, permitindo que os clientes tenham acesso ao mesmo tempo em que os produtos estão disponíveis nas grandes cidades.

A nossa equipe desempenha um papel essencial na garantia de que os produtos da Samsung estejam disponíveis e acessíveis em todo o território brasileiro.

Samsung: Quais novidades a Samsung pretende anunciar em 2024 em relação a ações junto a parceiros no varejo?

Robson: A Samsung tem planos empolgantes para 2024 em relação a ações junto a parceiros no varejo. Entre as principais atividades planejadas está a divulgação e disponibilização para os clientes o conceito do nosso ecossistema de casa inteligente e conectada SmartThings, desenvolvendo espaços que possibilitem ao consumidor a facilidade de conectar entre si os produtos, que não se limitam aos fabricados pela Samsung e de parceiros, mas de vários fabricantes, tornando mais simples o processo.

Samsung: Sua entrada na Samsung aconteceu em 2009, passando por outras empresas de grande porte. Que lição foi possível tirar dessas experiências anteriores?

Robson: Essas experiências anteriores proporcionaram lições valiosas que contribuíram significativamente para o meu desempenho na Samsung e uma das lições mais importantes que pude aprender foi durante meu tempo no varejo, como a compreensão profunda das dinâmicas de negociação, o que se mostrou extremamente benéfico em minha carreira na empresa.

Por já conhecer a dinâmica de negociação dos grandes varejistas, fui capaz de adaptar de maneira mais eficaz e persuasiva ao expandir nossas parcerias, algo essencial na gestão da nossa área e no crescimento e expansão dos negócios.

Samsung: Qual é a parte mais prazerosa e a mais desafiadora do seu trabalho na Samsung? E qual você considera ter sido o momento mais marcante da sua jornada na empresa até agora?

Robson: A parte mais prazerosa do meu trabalho na Samsung é testemunhar o impacto positivo que os nossos produtos desempenham na vida das pessoas. A possibilidade de proporcionar aos consumidores experiências de entretenimento de alta qualidade é extremamente gratificante.

Durante as edições do Mundial de Futebol, por exemplo, as pessoas frequentemente optam por trocar suas TVs para aproveitar melhorar a experiência de assistir aos jogos, e fazer parte disso, fornecendo produtos de alta tecnologia e recursos Premium, é uma fonte de grande satisfação.

Foi durante a edição 2014 desse grande evento esportivo que assumi a responsabilidade pelo setor de TVs, e esse evento se revelou um ponto de virada significativo para a companhia, o que representou um marco importante na minha carreira na Samsung. Participar ativamente desse processo e contribuir para o sucesso da empresa foi um momento maravilhoso e gratificante. Era um segmento novo para mim e, mesmo assim, tivemos resultados excelentes.

Por outro lado, a parte mais desafiadora do meu trabalho é a constante evolução da tecnologia e, com isso, conseguirmos mostrar todos os benefícios ao consumidor final para que isso chegue de forma clara. Adaptar-se a esses desafios e manter a liderança em um mercado altamente competitivo requer esforço contínuo e inovação constante.

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Samsung: Quem é o Robson fora da Samsung? Quais são os seus hobbies, gostos e preferências?

Robson: Fora do ambiente da Samsung, gosto de me desafiar e explorar diferentes interesses. Alguns dos meus hobbies, gostos e preferências incluem meu grande apreço por participar de corridas de rua. Essa atividade esportiva me desafia fisicamente e mentalmente, exigindo muita disciplina e dedicação. Participar dessas competições, como maratona, me motiva a ter disciplina e treinos constantes.

Além disso, tenho aumentado meus conhecimentos no fascinante mundo dos vinhos. O vinho, uma das bebidas mais antigas do mundo, produzida em vários países e continentes mundo afora aguçam a minha curiosidade por ter diferentes sabores, dependendo da uva, origem, solo e clima. A apreciação de vinhos também é uma forma de explorar diferentes culturas e regiões por meio de seus sabores únicos. São interesses que me mantêm em movimento e me permitem explorar novas experiências.

Por Redação