Após participarem do Meu Diploma do Ensino Médio, programa promovido pelo iFood que oferece bolsas 100% gratuitas para o curso preparatório ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), 5.264 entregadores e entregadoras da plataforma conseguiram se formar nesta que é uma das mais importantes fases da jornada de educação, abrindo portas para novas conquistas profissionais e pessoais.

Em 2023, em sua segunda edição, o programa registrou um crescimento de 500% em relação a 2022 e chegou a contemplar mais de 14 mil entregadores e entregadoras de todo o país com as bolsas de estudo, dos quais mais de 8.300 realizaram a prova.

Segundo o IBGE, em 2022, apenas 53,2% das pessoas no Brasil com 25 anos de idade ou mais concluíram a educação básica, ou seja, possuíam, no mínimo, o ensino médio completo. Com o programa, o número de entregadores e entregadoras já representa 2,3% de todos os presentes na prova do Encceja em 2023, reforçando o impacto positivo que o iFood promove com suas ações voltadas à educação

Investir no aprendizado é fundamental para a transformação social e o programa Meu Diploma do Ensino Médio contribui para os entregadores e entregadoras ampliarem suas perspectivas para o futuro. Atualmente, cerca de 70 mil profissionais cadastrados na plataforma não concluíram o ensino médio e nosso sonho é que todos esses nossos parceiros possam romper essa barreira acadêmica e alçar os voos que desejarem”, comenta Luana Ozemela, vice-presidente de Impacto Social do iFood.

Refugiados

O entregador Matheus Ferreira (28), que atua como parceiro do iFood há quatro anos, afirma que participar do programa o ajudou a superar um de seus principais obstáculos. O profissional conta que precisou parar de estudar logo cedo para trabalhar.

“Sempre fiquei com esse pensamento na cabeça, de precisar terminar os estudos, contudo, a dificuldade falava mais alto na hora de conciliar trabalho com família e escola. Minha vida é muito corrida, então não tenho como ir para a escola à noite, depois de trabalhar o dia inteiro e ainda ser pai. Foi quando me vi perdido, percebendo que precisaria adiar um sonho”, afirma o entregador, que tem dois filhos. “O Meu Diploma do Ensino Médio foi uma experiência que marcou a minha vida e me ajudou demais. Eu vou repassar minha história para outros colegas também, pois acredito que experiências boas a gente deve compartilhar.”

Colunistas:
– Não há inovação sem investimento em educação corporativa
– Por que os trabalhadores pouco participam dos programas de saúde e bem-estar?

A iniciativa é realizada em parceria com a Termine Seus Estudos, especializada no curso preparatório para o Encceja, oferecendo aos entregadores um conteúdo com qualidade.

O exame, aplicado pelo Governo Federal, é realizado presencialmente e a aprovação garante a emissão do certificado de conclusão pelas Secretarias de Educação e Institutos Federais, em conformidade com o Inep.

Por Redação