Os registros realizados pelos canais de denúncias da Aliant, plataforma de soluções digitais da ICTS, consultoria de gestão de riscos e compliance, dobraram nos últimos cinco anos e, percentualmente, triplicaram em 2021 se comparado aos números do ano anterior. O último levantamento é baseado em mais de 125 mil registros feitos nos canais de denúncias de aproximadamente 600 empresas de diferentes portes e segmentos.
De olho nessa tendência de uso da ferramenta, que se tornou essencial nos programas de ética e de inclusão em todas as empresas, além de ser visto atualmente como uma obrigatoriedade pelo mercado e colaboradores, a Aliant lança o Canal Pronto, uma plataforma web e mobile que é autogerida pelas empresas e permite a publicação e a operação imediata de um canal de denúncias. A solução foi desenvolvida para se adequar a qualquer porte e complexidade das empresas.
Esta versão foi baseada no tradicional serviço realizado pela ICTS, que é líder reconhecida neste mercado e em 16 anos já atendeu mais de 1000 grandes empresas, dando voz a relatos de cerca de 1 milhão de pessoas. O Canal Pronto é uma solução adaptada ao tamanho e à realidade financeira de cada negócio e proporciona, em poucos cliques, a configuração e a customização de um canal personalizado de denúncias, respeitando a identidade visual e o tom de voz de cada empresa.
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De acordo com Mauricio Fiss, diretor executivo da Aliant, hoje este modelo de serviço ainda é uma realidade praticada majoritariamente por empresas maiores. Por isso, o foco é democratizar a ferramenta para qualquer tamanho de organização e de diferentes complexidades, oferecendo uma solução simples, intuitiva e de baixo custo, o que proporcionará a ampliação da cultura ética no mercado, além de ajudar as empresas na obtenção de reconhecimento pelo atendimento às necessidades regulatórias.
“Por se tratar de uma solução customizável, as empresas conseguem construir de forma rápida e independente um ambiente de trabalho ético e seguro para o registro e a gestão de relatos dos seus colaboradores e fornecedores”, explica Fiss. O executivo ainda ressalta a facilidade de adesão: a compra é realizada de forma on-line, sem burocracia e com a facilidade de em menos de 10 minutos já se ter um canal configurado e publicado na internet.
Entre as inovações presentes na solução está o uso da Inteligência Artificial, que detecta conflitos e direciona os relatos para apuração, evitando que o próprio denunciado acesse um registro que o cita, por exemplo. Além disso, há indicadores que fornecem uma visão da cultura da empresa, como a quantidade e a evolução dos relatos, os assuntos mais recorrentes e em quais localidades, assim como o tempo médio de apuração, informações que permitem a tomada de iniciativas preventivas.
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O Canal Pronto permite o acompanhamento do histórico dos relatos e a situação do tratamento de cada denúncia, assim como das medidas aplicadas, ou seja, fornece transparência ao relator.
Além disso, está alinhado à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), aos Programas de Integridades do setor público e da CGU (Controladoria-Geral da União) e aos padrões internacionais de gestão de riscos, com alta segurança, sendo testada periodicamente e monitorada 24 horas. Seu acesso pode ser realizado por computador ou celular.