Todos nós estamos sujeitos a enfrentar uma demissão. Como você verá no Giro de hoje, o que não falta é assunto sobre, envolvendo empresas como Spotify, bancos e a CCR. Contudo, você já viu algum colaborador bater uma meta logo após ser desligado e ainda ser bonificado por isso? É o que aconteceu com um visionário ex-analista de marketing do Magalu. E, mais uma vez, já que a demissão é uma realidade de todo colaborador, o que falta para você ser mais egoísta com a sua carreira?

Capriche nos elogios ao seu gestor (só para garantir, né?) e venha conferir o GiroRH de hoje:

Crise nos podcasts?

Apesar de ser a plataforma número 1 de áudio no mundo, o Spotify mais uma vez contribuiu com a recente onda de demissões, após demitir 600 pessoas no começo do ano. A plataforma comunicou a demissão de mais 200 colaboradores – 2% de sua força de trabalho –, todos eles relacionados a podcasts.

De acordo com analistas, apesar do investimento milionário do Spotify com serviços de podcast, o que o levaram ao topo do segmento, ainda não existe comprovação de que a ação foi lucrativa.

Dia dos namorados

O Dia dos Namorados é uma das datas com melhores resultados em vendas para o comércio do país, depois do Natal e do Dia das Mães. E a previsão é que mais de 100 milhões de pessoas irão às compras no próximo dia 12, um aumento de quase 8% em relação ao ano passado.

Em relação a projeção em total de pesquisas no Google para o período de 06/06 e 12/06 de 2023 das marcas analisadas, as marcas O Boticário (617 mil), Cacau Show (534 mil) e Vivo (440 mil) lideram as buscas potenciais por intenções de presentes. Por sua vez, Rexona (Proj. +59%), Ferrero Rocher (Proj. +36%), Claro (Proj. +22%), têm as maiores expectativas de crescimento em nível percentual para o mesmo período.

Empregos perdidos

Dados do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos) revelam que, entre 2014 e 2023, a digitalização foi a responsável por fechar 5.716 agências bancárias e eliminar 70.445 postos de trabalho.

Com a franca evolução tecnológica e das inteligências artificiais, facilitadoras para os brasileiros terem maior acesso a investimentos e produtos bancários, diversas vagas, como as para analistas de investimentos, se tornaram cada vez mais escassas.

Estágio afirmativo

Estágio afirmativo

A Thomson Reuters, empresa global de conteúdo e tecnologia, iniciou seu processo seletivo de estágio para o segundo semestre de 2023 no dia 26 de maio. Com seleção online e modelo de trabalho híbrido, as vagas são para os escritórios de São Paulo e Campinas (São Paulo), Criciúma (Santa Catarina) e Juiz de Fora (Minas Gerais).

Dando continuidade ao compromisso com a diversidade e inclusão, o processo do segundo semestre também será focado para pessoas negras, assim como a última edição, que contratou mais de 40 estagiários. As inscrições vão até 26 de junho e devem ser feitas por aqui. Os selecionados ingressam na Thomson Reuters a partir de 07 de agosto.

Eu saio, mas saio no lucro

Fernando Pinheiro

Viralizou nas redes sociais a saída do analista de marketing Fernando Pinheiro (foto acima), 33, do Magalu. Dispensado no último dia 30, o profissional levou até o fim a missão de bater a meta do mês. Para isso, ele mandou um e-mail de despedida para cerca de 800 colegas com um plus na mensagem de adeus: um cupom de 25% de desconto. O resultado? Sucesso absoluto para bater suas metas e ainda ganhar uma comissão da empresa.

No Twitter, ele escreveu: “Caí sim, mas caí mostrando o que perderam. Sim, monetizei minha demissão”. A demissão do analista é parte da redução dos times da Netshoes e da Zanini, empresas que pertencem ao Magalu.

Fraudes no plano de saúde

A empresa de infraestrutura CCR anunciou a demissão de mais de cem colaboradores por um motivo que levou a empresa a um prejuízo de respeito. Em cinco anos, a companhia teve custo adicional de R$ 12 milhões devido ao uso indevido do plano de saúde. Um exemplo foi a divisão do valor para procedimentos que não chegaram a ser realizados. Gastos desnecessários e superfaturados com clínicas de fachada estão no pacote.

Ação semelhante foi realizada há alguns meses no Itaú. O banco demitiu 80 pessoas após investigar e identificar má conduta no pedido de reembolsos médicos.

Greve mágica

Ah, o fantástico mundo dos parques da Disney. Neles há princesas, shows, brinquedos, comidas, diversas atrações e, claro, greves. Na unidade de Paris, na França, funcionários subiram no topo do castelo para protestar por melhores direitos trabalhistas, como um aumento salarial.

As paralisações no parque vêm se tornando tão comuns quanto os pedidos de foto com o Mickey. Nas últimas três semanas, foram quatro greves. “Para nós é menos mágico. Há um problema de poder aquisitivo, condições de trabalho”, disse um dos representantes da CGT, central sindical que organiza parte dos atos, ao site francês RTL.

Metas de ESG

No que depender das grandes empresas brasileiras, a agenda ESG terá bastante espaço para evolução nos próximos anos. Segundo um levantamento global da KPMG, 86% das 100 maiores companhias do Brasil reportaram questões relacionadas à sigla do momento. 90% delas têm metas para descarbonização, o que supera a média.

Além disso, o relatório também revela que 65 dessas organizações incluem as mudanças climáticas em seus documentos de análise de riscos, 19% a mais do que em 2022.

Novinhos éticos

Jovens éticos

O ditado popular “mentira tem perna curta” é uma máxima no Brasil. Entretanto, diariamente presenciamos inúmeras situações com inverdades em jogo.

Nesse sentido, o Nube – Núcleo Brasileiro de Estágios realizou um levantamento em seu site, entre 1º e 12 de maio, contando com a participação de 27.576 jovens de 15 a 29 anos, perguntando: “você é uma pessoa ética?”. Como resultado, mais de 70% se consideram assim. Ou seja, evitam mentir ou agir contra qualquer norma.

Seja egoísta com a sua carreira

Ao que a palavra egoísmo te remete? Orgulho? Presunção? Falta de altruísmo? Por mais que seja habitual entendê-la como algo negativo, para o mentor de carreiras e autor do livro “Seja Egoísta com a sua Carreira”, Luciano Santos, a palavra pode não apenas ser ressignificada, como também pode ser a condutora para uma carreira feliz e de sucesso.

No episódio da semana do RH Pra Você Cast, Santos aborda fatores-chave para o desenvolvimento de uma carreira saudável, na qual o olhar para si próprio se manifesta como um diferencial para superar obstáculos que nos travam no dia a dia corporativo. Confira no player acima ou acesse a sua plataforma de áudio preferida.

GiroRH

O #sextou está diferente. Toda sexta-feira você acompanha aqui no GiroRH as tendências, novidades, curiosidades, boas práticas, movimentações do mercado, polêmicas e tudo o que ronda o universo de RH. 

E você já conhece os nossos conteúdos?

Colab: artigos sobre os temais mais quentes do mercado – rhpravoce.com.br/comunidade

RH Pra Você Cast: o seu canal favorito de conteúdo em RH – rhpravoce.com.br/podcasts

Eventos: fique por dentro de todos os eventos da casa – rhpravoce.com.br/eventos

Top of Mind de RH: tudo o que acontece no principal prêmio do segmento – topofmindderh.com.br

Não se esqueça de interagir em nossas redes sociais:

Por Redação