Já pode começar a contagem regressiva para o GiroRH #100 ou ainda está muito cedo? Há poucas edições do seu centenário – pode usar esse termo sem que seja para falar de anos? Acho que não, mas eu tenho liberdade poética –, o xodó das sextas do RH chega, mais uma vez, para te dar aquele resumo maroto do que rolou de melhor e também de pior (me ajuda a te ajudar, Elon Musk) na semana.

É hora de girar:

Abrindo a carteira

Alê Garcia e Mônica Hauck, cofundadores da Sólides

A Sólides, HR Tech que oferece serviços de gestão de pessoas especializados para pequenas e médias empresas (PMEs), anunciou nesta quinta-feira (18) a aquisição da Folha de Pagamento Digital, da 2easy, empresa com foco em gestão de processos para folha de pagamento.

Ao portal Startups, a presidente e fundadora da Sólides, Mônica Hauck, explicou que “a folha de pagamento digital era a grande peça que faltava dentro da proposta de oferecer tudo o que o RH e o DP precisam em um só lugar”. Os valores da compra não foram revelados.

A aquisição é a segunda da HR Tech, que em 2022 garantiu a aquisição do Tangerino.

Da mais alta relevância

Carreira dos Sonhos 2024

Ok, eu sei que nem sempre nos bate aquela paciência para sentar, pensar e gastar alguns minutos respondendo pesquisas. Mas e se eu te disser que você pode concorrer a dez vales de R$ 1 mil em compras só para dedicar alguns minutinhos a um dos estudos mais importantes e renomados do Brasil?

Se você se interessou, corra porque hoje é o último dia para participar da pesquisa Carreira dos Sonhos 2024, da Cia de Talentos. O estudo existe há 23 anos e já ouviu mais de 1,5 milhão de pessoas. É simplesmente o estudo mais relevante sobre carreira no país.

Nada de ativar o modo #sextou antes de participar, combinado? Clique aqui e faça parte do estudo.

Falta de oportunidades

Refugiados

A falta de acesso e inclusão dos migrantes ainda é uma realidade no Brasil. Um estudo realizado pela ONG Visão Mundial, organização que atua desde 1950 em mais de 90 países, mostrou que 67,4% dos migrantes que vivem no país não estão inseridos no mercado de trabalho. Dos que conseguiram arranjar um emprego, mais da metade (58%) são do gênero masculino. Além disso, 62% dos que estão trabalhando estão em modelo de contratação informal, enquanto 15% apostam no empreendedorismo.

O cenário também é outro ao chegarem no país. O levantamento informa que 85,3% disseram que não estavam trabalhando em sua área de conhecimento e experiência, ainda que, os motivos da falta de trabalho também digam respeito à burocracia na migração.

Faturamento não garante emprego

Apesar de ser uma das empresas com maior faturamento no mundo, a Tesla ainda não se recuperou de uma crise vivida nos últimos anos. Sob o argumento que você já cansou de ler aqui no GiroRH, a famosa “reestruturação estratégica”, a empresa comandada pelo sempre polêmico Elon Musk anunciou a demissão de 14 mil funcionários – o equivalente a 10% da força global de trabalho da companhia.

A demissão em massa inclui dois executivos de alto escalão da empresa: Drew Baglino, Head do departamento de baterias; e Rohan Patel, vice-presidente de políticas públicas.

Golpe do Pix

Quem nunca sofreu (ou pelo menos quase sofreu) um golpe, que atire a primeira pedra – não em mim, por favor. De acordo com o Banco Central, somente em 2023 foram aplicados no Brasil cerca de 2,5 milhões de golpes envolvendo o tão queridinho Pix. Estima-se, portanto, que 42% dos usuários do facilitador financeiro já tenham sido vítimas de golpistas.

Entre os golpes mais comuns, estão, segundo a Forbes Brasil:

  • Golpe do falso parente;
  • Golpe do produto ou loja falsa;
  • Golpe da falsa central ou gerência de banco;
  • Golpe da rede social hackeada;
  • Golpe do falso investimento.

Novidade no RH

Patrícia Mazzonetto

A Dedalus, líder em serviços de cloud computing e dados, acaba de anunciar Patrícia Mazzonetto como a nova diretora de Recursos Humanos. Na empresa desde 2009, a executiva atuou nas áreas comercial e de produtos da companhia e agora leva essa experiência e visão de negócio para a área de RH.

“Nosso grande foco é ajudar a Dedalus e suas áreas a alcançarem seus objetivos de negócios. Sendo assim, vamos atuar de maneira muito próxima, trabalhando em três principais vertentes: atração dos melhores talentos que tenham as skills que temos apostado para nos diferenciar no mercado; retenção dos nossos colaboradores, com um programa estruturado de desenvolvimento de pessoas; e cultura, para que os nossos valores se reflitam tanto interna quanto externamente”, detalha Patrícia.

Pega na mentira

Em artigo recente, Jordano Rischter, sócio da consultoria boutique de recrutamento e seleção, Wide, resolveu expor os mentirosos de plantão e compartilhou as quatro mentiras mais comuns encontradas nos currículos – com base no estudo Job Applicant Behavior Survey, que revela que 70% dos candidatos (coisa pouca, veja só) já contaram pequenas inverdades no documento.

O top four compartilhado pelo especialista inclui:

  • Línguas
  • Responsabilidades anteriores
  • Tempo desempregado
  • Transição de carreira

“Descobrir essas ou qualquer outra mentira pode parecer um desafio complexo, mas é algo completamente possível de ser identificado ao longo do recrutamento através de algumas técnicas e pontos de atenção a serem tomados”, explica Rischter.

Relato inspirador

André Santos - LinkedIn

Embora o GiroRH tenha como foco notícias, volta e meia não custa dar espaço também para um relato inspirador, não é verdade?

Top Voice do LinkedIn, o mentor e palestrante André Santosque já apareceu aqui pelo RPV –, compartilhou que, nesta quinta-feira (18), sua primeira demissão completou 25 anos. A transição de uma empresa para outra culminou em lágrimas, uma mudança traumática, depressão, ansiedade e até mesmo o fim do casamento.

Mas o que há de inspirador nisso, meu caro jornalista dodói das ideias?

Bom, acredite ou não, o final desta história não poderia ter tido um final mais feliz para o influenciador. Vou deixar o link aqui para você conferir na íntegra, com a certeza que isso fará sua sexta-feira melhor.

GiroRH

O #sextou está diferente. Toda sexta-feira você acompanha aqui no GiroRH as tendências, novidades, curiosidades, boas práticas, movimentações do mercado, polêmicas e tudo o que ronda o universo de RH.

E você já conhece os nossos conteúdos?

Colab: artigos sobre os temais mais quentes do mercado – rhpravoce.com.br/comunidade

RH Pra Você Cast: o seu canal favorito de conteúdo em RH – rhpravoce.com.br/podcasts

Eventos: fique por dentro de todos os eventos da casa – rhpravoce.com.br/eventos

Top of Mind de RH: tudo o que acontece no principal prêmio do segmento – topofmindderh.com.br

Não se esqueça de interagir em nossas redes sociais:

Capa: Via Depositphotos

Por Bruno Piai