Há pouco menos de dois meses, a Sólides recebia o maior aporte financeiro já realizado numa HR Tech: R$ 530 milhões levantados em uma rodada Série B promovida pela gestora de private equity Warburg Pincus. Com o dinheiro em mãos, a empresa de tecnologia com foco na gestão de RH estreou o carrinho de compras e garantiu a aquisição do Tangerino, que oferece soluções para controle de ponto digital.
Com a compra, a Sólides busca aumentar o seu “cardápio” de soluções para o mercado de Gestão de Pessoas. A aquisição, cujo valor não foi revelado, reforça a estratégia por trás de um trabalho especialmente destinado às pequenas e às médias empresas.
“As pequenas e médias são responsáveis hoje por mais de 70% das oportunidades formais de trabalho no Brasil e requerem uma solução cada vez mais completa”, diz a fundadora e co-CEO da Sólides, Mônica Hauck, à Exame. “Este empreendedor procura uma plataforma que pense os subsistemas de RH e conecte também o departamento pessoal porque na PME é muito comum as duas disciplinas estarem sob uma mesma gestão, contribuindo de forma efetiva com a redução da complexidade, custo e com o aumento de performance dos times”.
Monica pontua, ainda, que nos próximos dois meses a Sólides deve expandir os seus serviços adicionando funcionalidades como admissão, demissão e férias. A co-CEO destaca que o Tangerino já possuía “uma proposta de ter uma oferta completa” e que a marca deve, por ora, ser mantida com a inclusão de um “by Sólides”.
Veja mais: Inovação e tecnologia aliadas ao RH
Novas aquisições ainda virão?
A estratégia de crescimento da Sólides prevê a aquisição de empresas especializadas nas diferentes áreas da gestão do RH – movimento que posiciona a empresa como consolidadora desse mercado. “Queremos ser protagonistas no movimento de consolidação das HRTechs. A parceria com a Warburg Pincus será fundamental para sedimentar nossa liderança ao possibilitar essas aquisições e ampliar a oferta de serviços”, salientou Alessandro Garcia, co-CEO e cofundador da Sólides após a concretização da rodada de investimentos.
O mercado endereçável da Sólides está avaliado em cerca de R$ 17 bilhões. Atualmente existem no Brasil 600 mil empresas de 30 a 1000 funcionários, principalmente fora do eixo Rio-São Paulo, onde a Sólides também tem forte presença. Com o Tangerino, a HR Tech aumenta sua clientela, que salta de 12 mil para 20 mil empresas.
Segundo o portal Startups, Mônica enfatiza que o caminho buscado pela Sólides é complexo, mas recompensador. No entanto, não estão descartados planos para a entrada em organizações de maior porte, o que pode ser um sinal de que futuras novas aquisições não estão fora do radar.
“Na visão de médio e longo prazo, vamos consolidar esse mercado. Todos os esforços daqui pra frente estarão direcionados a esse público que não está assistido. Vamos entrar em cada pequena empresa do país. Vai bater na porta de todas e de alguma forma vamos entrar”, elucida Mônica.
Capa: Alessandro Garcia, Leonardo Barros e Mônica Hauck, fundadores da Sólides e do Tangerino. Foto por: Guilherme Barros
Por Bruno Piai