O LinkedIn, que já conta com mais de um bilhão de usuários no mundo, é uma das principais redes sociais atualmente. O Brasil é o 4º país entre os 200 alcançados pela plataforma, com mais de 56 milhões de cadastros, divididos entre perfis pessoais e empresariais. 

Porém, sua característica corporativa é bastante forte e é preciso seguir uma cartilha de boas práticas para ter sucesso na plataforma. Apesar de ser vista mais como uma rede profissional para fazer contatos e encontrar trabalho, o LinkedIn acaba sendo um espaço bastante útil para compartilhar informações. Logo, a rede pode ser também uma fonte de consulta e troca de aprendizado entre os usuários comuns e personalidades ao redor do mundo. 

A facilidade de conexão tem se refletido em engajamento recorde para o LinkedIn e só deve aumentar com os projetos da plataforma para estimular cada vez mais a troca de conhecimento. 

A qualidade de usuários que criam conteúdos cresceu tanto, que o LinkedIn criou o programa LinkedIn for Creators e lançou o Pulse, plataforma de publicação de artigos. Além disso, a plataforma adicionou recursos de IA e lançou, recentemente, um recurso que resume longas publicações em alguns pontos-chave personalizados para cada usuário. 

Você vai conhecer, a seguir, os 20 perfis brasileiros para seguir no LinkedIn e ganhar mais conhecimento e informação sobre o que ocorre no mundo e no mercado. São nomes comprometidos em entregar conteúdos de qualidade e inspirar. 

O levantamento foi elaborado pela Ai Candy, plataforma especializada na organização e geração de insights a partir de documentos públicos e privados, utilizando inteligência artificial avançada e o Social Selling Index (SSI), principal métrica criada pelo LinkedIn para medir a eficácia e o sucesso de um perfil na rede social.

O SSI é uma pontuação de 0 a 100, calculada com base em quatro componentes principais: (i) estabelecer sua marca profissional; (iii) localizar as pessoas certas; (iii) interagir oferecendo insights; e (iv) criar relacionamentos.

Por meio de algoritmos avançados e análise de big data, a IA tem o potencial de aprimorar significativamente a forma como rankings são elaborados, trazendo maior precisão, eficiência e transparência ao processo ao utilizar técnicas de processamento de linguagem natural (NLP) e aprendizado de máquina para analisar grandes volumes de dados do LinkedIn, como interações, postagens e conexões, identificando padrões e tendências relevantes na maior rede social com vocação profissional do mundo. 

Segundo Leonardo Sarmento, sócio-fundador da Ai Candy, “métricas personalizadas podem ser desenvolvidas com base em insights específicos, indo além das métricas-padrão e considerando aspectos como influência, relevância do conteúdo e qualidade das conexões”. Para garantir a integridade do processo, algoritmos de detecção de fraudes e manipulações podem ser implementados, identificando anomalias nos dados de engajamento e interações.

Inteligencia artificial

Confira a lista: 

  1. Mario Sergio Cortella

O filósofo, professor, escritor e palestrante Mario Sergio Cortella é bastante conhecido e fala sobre temas variados, principalmente sobre o cotidiano e assuntos que nos ajudam a refletir. Apesar de abordar assuntos diversos, alguns podem influenciar nos negócios e na mentalidade empreendedora. 

  1. Ricardo Amorim

Ricardo Amorim (capa) é economista, apresentador de televisão e um dos latino-americanos mais influentes nessa rede social. Ele ficou conhecido por ser colunista de revistas – e, inclusive, do nosso portal – e apresentador do programa Manhattan Connection. Tornou-se LinkedIn Top Voice (as maiores personalidades da rede) pela divulgação de seus conteúdos. 

  1. Max Gehringer

Max Gehringer é escritor e palestrante e foi selecionado em 2019 como um dos LinkedIn Top Voices da rede. Na plataforma, geralmente escreve artigos sobre sucesso profissional, carreira e negócios. Com mais de dois milhões de seguidores, ele é um dos palestrantes mais requisitados do país. 

  1. Camila Farani

Camila Farani é empreendedora e investidora anjo. Conhecida por ser um dos tubarões do programa Shark Tank Brasil, do canal Sony, também utiliza o Linkedin para divulgar conteúdos relacionados a empreendedorismo, principalmente feminino. Ela é também presidente da G2 Capital, uma boutique de investimento em startups. 

  1. Luiza Helena Trajano

Luiza Trajano é uma grande empresária brasileira, fundadora e presidente de uma das maiores redes de lojas varejistas do Brasil, o Magazine Luiza.  Além disso, é uma das pessoas mais influentes no LinkedIn. Aprender com um grande nome dos negócios pode ser vantajoso, principalmente se você gerencia um. 

  1. Gustavo Caetano

Considerado o “Mark Zuckerberg” brasileiro pela imprensa norte-americana, Gustavo Caetano é apontado como um dos empreendedores mais influentes da atualidade. Ele faz palestras sobre inovação, fundou a Sambatech, uma das empresas mais inovadoras do mundo. Também é colunista no RH Pra Você. 

  1. Cristina Junqueira

Cristina Junqueira é sócia e cofundadora de uma das Fintechs e banco digital mais conhecido do mercado brasileiro. Em 4 de junho de 2013, juntamente com David Vélez, fundou a fintech Nubank. Apenas oito anos após o nascimento da startup, no final de 2021 a empresa foi avaliada em US$ 41,5 bilhões ou o equivalente a R$ 245,7 bilhões, e considerado o banco mais valioso da América Latina. 

  1. Richard Uchoa

No LinkedIn, Richard Uchoa detalha que tem três paixões: educação, tecnologia e empreendedorismo. A história dele é a união destes três pilares. Uchoa é fundador e CEO da Revvo, hoje a maior Edtech do Brasil no segmento de educação corporativa digital e desenvolve programas digitais e híbridos de liderança, soft skills, comunicação, vendas, compliance, saúde mental, etc. 

  1. Romero Rodrigues

Ele é fundador do Buscapé, comparador de preços que se tornou uma holding gigante. É um dos maiores nomes do ecossistema empreendedor do Brasil e dono de uma trajetória para lá de inspiradora. Rodrigues posta diversos textos na rede social sobre e-commerce, como a “produtificação” dos serviços e dados sobre o comércio eletrônico. 

  1. Ricardo Dias

Ricardo Dias é especialista em marketing digital, mas seus mais de 200 mil seguidores no LinkedIn recebem também dicas sobre como as empresas podem ter prosperidade e sobre tecnologia, criatividade e entretenimento, entre outros. Ele foi CMO da Ambev por 18 anos e eleito um dos melhores CMOs brasileiros pela revista Forbes. 

  1. Rachel Maia

Rachel Maia é ex-CEO no Brasil de grandes marcas como Lacoste e Pandora, uma posição ainda rara para uma mulher negra no Brasil. No LinkedIn, compartilha aprendizados com base em importantes cargos de liderança em que ocupou, por exemplo, no Grupo Soma (dono das marcas FARM e Animale), Tiffany &Co, Pandora e Lacoste. 

  1. Lisiane Lemos

Conselheira consultiva do Fundo de Populações da ONU, já foi apontada como uma das brasileiras mais influentes na lista Forbes under 30, além de ser embaixadora do I’m the Code. Com um posicionamento inteligente e divertido, a advogada Lisiane Lemos aborda na rede corporativa temas tão plurais quanto sua história, de visibilidade lésbica à organização de finanças. 

  1. Ana Fontes

Eleita uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil pela Forbes, em 2019, Ana é presidente do Instituto Rede Mulher Empreendedora (RME). Além de falar sobre representatividade e gênero, ela aborda temas que envolvem o empreendedorismo feminino, como as mudanças profissionais que surgem após a maternidade. 

  1. Gustavo Cerbasi

Gustavo Cerbasi é um escritor influente, principalmente por suas obras de sucesso, como “Casais inteligentes enriquecem juntos” e “Adeus Aposentadoria”. O especialista em Inteligência Financeira costuma criar conteúdos relacionados a finanças pessoais e dá dicas valiosas para negócios. Ele divulga no YouTube e LinkedIn. 

  1. Daniel Orlean

Algumas palavras podem definir a trajetória de Daniel Orlean: empreendedorismo, inovação e tecnologia. Os mais de 48 mil seguidores dele no LinkedIn ficam por dentro também de temas que envolvem liderança e criatividade. Orlean é fundador e co-CEO da Conta Voltz e seu maior propósito na rede é gerar impacto positivo na vida das pessoas por meio de negócios inovadores e singulares. 

  1. André Vasconcellos

Executivo da área Relações com Investidores e visto por muitos como referência no mercado. André assina uma coluna no Faria Lima Journal e escreve para a Revista RI, Revista Capital Aberto e IR Magazine sobre finanças corporativas, direito societário, negócios, relações com investidores e mercado de capitais. 

  1. Yoon Jung Kim

Yoon nasceu em Seul, Coreia do Sul, onde viveu até os 11 anos de idade. Ela veio para o Brasil em 1990 e rapidamente aprendeu o português. A promotora de justiça fala sobre ESG, diversidade, sustentabilidade, liderança, mudança climática e governança corporativa no LinkedIn. Sua trajetória de vida foi veiculada no documentário Age of Global Success, produzido e transmitido pela KBS, maior emissora de TV da República da Coreia. 

  1. Jandaraci Araújo

Jandaraci fala, no seu perfil, sobre diversidade e inclusão, impacto social, empreendedorismo e sustentabilidade. A história de vida dela cruza com esses temas. A empreendedora começou como vendedora de salgados e chegou aos conselhos de administração. O pilar de Jandaraci é o poder transformador da educação e na igualdade de oportunidades como premissa para ambientes inovadores. 

  1. Ana Zucato

Jovem e inovadora, Ana Zucato criou a Noh em 2021. Trata-se de uma empresa que tem o objetivo de aumentar a intimidade financeira dos casais por meio da criação de tecnologia e experiência que os permita usar o dinheiro em duplas e, com isso, simplificar pagamentos e investimentos compartilhados de forma inédita. Ana é Top Voice no LinkedIn, no qual fala sobre fintechs, startups e empreendedorismo. 

  1. Onara Lima

A empreendedora prioriza a gestão ambiental e a sustentabilidade no LinkedIn. Ela trabalhou em empresas como Gerdau, Suzano e Ambipar e, com a experiência consolidada e conectada aos processos e estratégia dos negócios, procura contribuir, apoiar e potencializar a construção de negócios sustentáveis a partir dos pilares ESG.

Por Redação