Os líderes de recursos humanos vêm notando que o software de RH na nuvem pode ajudar a alcançar os objetivos mais facilmente devido à automação aprimorada, inovação, escalabilidade e experiências dos funcionários. Além disso, análises avançadas em tempo real capacitaram os gestores a tomarem decisões oportunas e baseadas em dados para recrutamento, desempenho, diversidade, treinamento e estratégias de negócios.

Uma pesquisa recente do Gartner mostra que 85% das empresas priorizarão a nuvem até 2025. Essas ferramentas agora são consideradas estratégicas para o RH, pois podem automatizar tarefas administrativas demoradas, liberando as equipes para se concentrarem em iniciativas mais voltadas aos negócios.

Ao automatizar tarefas como manutenção de registros de funcionários, administração de benefícios e processamento de folha de pagamento, as soluções de RH na nuvem permitem que as equipes mudem seu foco para tarefas mais importantes, como engajamento de funcionários, gerenciamento de talentos e planejamento da força de trabalho.

Além disso, essas soluções podem facilitar a colaboração e a comunicação entre os colaboradores, melhorando a produtividade geral e o trabalho em equipe. Essas ferramentas permitem que os funcionários acessem as informações de RH de qualquer dispositivo, em todo lugar e ao mesmo tempo. Isso promove uma comunicação mais eficiente e facilita o acesso a esses dados, como políticas da empresa, métricas de desempenho e benefícios.

Outra vantagem é a redução de custos. As tecnologias em nuvem podem ajudar as empresas a economizar dinheiro com hardware, software e pessoal. Ao eliminar a necessidade de infraestrutura local custosa é possível reduzir as despesas de TI, ao mesmo tempo, em que fornecem soluções escaláveis ​​que acompanham o crescimento da organização.

As soluções de RH na nuvem também fornecem insights e análises em tempo real, permitindo que as empresas tomem decisões baseadas em dados. Ao rastrear as principais métricas do setor, como desempenho de funcionários, taxas de rotatividade e de recrutamento, essas tecnologias podem fornecer informações valiosas que podem pautar a estratégia de recursos humanos.

Outro ponto importante é a segurança. Softwares de RH na nuvem podem ajudar sua empresa a manter os dados protegidos e a conformidade com os requisitos regulatórios. Ao fornecer armazenamento seguro, backup e recuperação robustos e recursos avançados de proteção, como autenticação multifator, é possível proteger essa estrutura contra ameaças cibernéticas e violações de dados.

O software de RH baseado em nuvem permite que equipes, gestores e funcionários automatizem e integrem seus fluxos de trabalho para obter negócios mais eficientes. Isso faz com que as empresas cuidem de todos os principais processos de recursos humanos com muito mais agilidade, segurança e economia.

Softwares RH na nuvem promovem uma gestão mais estratégica

Por Paulo Oliveira, Gerente de Marketing da Apdata. Tem mais de oito anos de experiência na Gestão Estratégia do Marketing. Experiência de Trabalho e parceria em projetos com equipes de Treinamento e Desenvolvimento e Vendas. Gestão de Fornecedores em níveis criativos, editoriais, digitais (site e social mídia), tecnológicos e Assessoria de Imprensa. Pós-graduando em Marketing e Mídias Digitais pela FGV (Fundação Getulio Vargas) e Bacharel em administração de empresas pela Universidade Cidade de São Paulo.

 

Ouça o episódio 150 do RH Pra Você Cast, “Dar feedback ainda é um desafio para as empresas?“. “Preciso te dar um feedback”. Essa palavrinha, que já nos apropriamos há tempos do inglês, para muitos, ainda causa certo frio na barriga. Mas, em qualquer relação e, claro, incluindo o universo corporativo, o seu princípio é um só: o de evoluir. Segundo o nosso convidado de hoje do RH Pra Você Cast, Bernardo Leite Moreira, Consultor e Especialista em feedback, é necessário que ele seja protagonista. O que mudou nos processos de feedback? Há um momento certo para ele? Falamos sobre tudo isso no episódio de hoje. Acompanhe clicando no app abaixo:

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube

Capa: Depositphotos