Só depende de você que a IA seja aliada ou concorrente no seu trabalho! É cada vez mais frequente ouvir pessoas dizerem estar com medo de perderem o emprego para a inteligência artificial (IA). Em outros países, e aqui no Brasil, tem sido objeto de debate e especulação o impacto dessa ferramenta no mercado de trabalho.

Especialistas chegam a prever desemprego em massa e o fim de algumas categorias profissionais. No entanto, é importante entender que a IA não é um substituto direto para trabalhadores, mas uma ferramenta que pode ser usada para melhorar e complementar suas habilidades.

Na nossa experiência podemos fazer algumas observações pautadas pelo uso do recurso. No cotidiano do trabalho, ela ajuda a otimizar processos, identificar padrões e fornecer insights valiosos que podem impulsionar a tomada de decisões estratégicas, permitindo que colaboradores se concentrem em atividades mais complexas e criativas.

Inteligencia artificial

Por exemplo, profissionais da área de atendimento ao cliente podem contar com a IA para melhorar a experiência do cliente, utilizando chatbots e assistentes virtuais que fornecem respostas rápidas a perguntas frequentes, liberando-os para lidar com questões mais complexas e situações que exigem empatia e tomada de decisões personalizadas.

Outra aplicação prática é a automatização de tarefas repetitivas e rotineiras, realidade de tantas profissões. No nosso cotidiano, empregamos a ferramenta para potencializar o time comercial, agilizando e tornando mais robusta e efetiva a cadência de campanhas de prospecção.

Isso permite que os profissionais economizem tempo na revisão de documentos e se concentrem em atividades que exigem habilidades avançadas, como a argumentação para conversão de leads. Essa facilitação traciona os processos de qualquer startup.

É importante, portanto, que em vez de vê-la como uma ameaça, enxergá-la como aliada. Profissionais que aprendem a usá-la de maneira eficaz terão óbvias vantagens competitivas no mercado de trabalho.

No caso de um profissional de marketing, a IA pode ser usada para analisar dados de campanhas publicitárias, identificar padrões de comportamento dos consumidores e recomendar estratégias mais eficientes. Isso permite que esse colaborador tome decisões embasadas em dados precisos e se concentre em criar estratégias criativas e inovadoras.

À medida que essa tecnologia assume tarefas tediosas, as pessoas podem direcionar seu tempo e esforço para atividades que exigem habilidades humanas únicas, como pensamento crítico, resolução de problemas e empatia. Em vez de eliminar empregos, ela pode aumentar a eficiência e a produtividade, proporcionando oportunidades para quem trabalha se envolver em tarefas mais gratificantes.

Nesse sentido, a rápida evolução da ferramenta exige colaboradores dispostos a aprender continuamente e se adaptar às mudanças. Quem fizer essa lição de casa será capaz de acompanhar a evolução e aproveitar as oportunidades que a tecnologia oferece.

Em vez de temer seu avanço, devemos abraçá-la como uma chance para aprimorar nossas habilidades e expandir as perspectivas profissionais. Ela pode fornecer suporte valioso, mas ainda depende dos seres humanos para definir metas, interpretar resultados e aplicar julgamento ético.

A colaboração entre humanos e máquinas pode levar a soluções mais inovadoras e eficientes. No lugar de substituir a mão de obra, a IA pode permitir que alcancemos patamares mais altos de desempenho coletivo.

Só depende de você que a IA seja aliada ou concorrentePor Andréa Migliori, CEO da Workhub Digital, intranet com mais de 50 funcionalidades, incluindo a inteligência artificial. Presente em 21 países, tem mais de 240 mil usuários. Formada em Desenho Industrial (Faap), fez MBA em Branding (Anhembi Morumbi) e Pós-MBA (FGV/ Stanford University, NN Group UX Certified).

 

Ouça o RH Pra Você Cast, episódio 139: “G4 Educação encontra na Inteligência Artificial o equilíbrio para melhorar a jornada das pessoas“. Novas tecnologias, por melhores que sejam, costumam trazer consigo uma certa resistência. A moda da vez, o ‘empolgante e polêmico’ ChatGPT, se encaixa perfeitamente nesse cenário. Para alguns, a Inteligência Artificial é revolucionária e extremamente eficaz para o desenvolvimento de projetos pessoais e profissionais. Para outro grupo, a nova moda chega para ‘acomodar’ as pessoas, tornando-as intelectualmente dependentes e podendo substituí-las no mercado de trabalho.

Opiniões à parte, é fato que a Inteligência Artificial e a tecnologia como um todo chegaram para facilitar o dia a dia até mesmo do mais humanizado os setores empresariais: o RH. Para quem tem a mente aberta de aproveitar todo o seu potencial, a transformação é notável. Exemplo disso ocorre na G4 Educação. Todas as vantagens e benefícios identificados pela empresa quem revela é uma das maiores entusiastas da IA no RH, Marcela Zaidem. A Diretora de Pessoas dá as melhores dicas para quem quer dominar o equilíbrio entre pessoas e digital. Confira o RH Pra Você Cast clicando diretamente no app abaixo:

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Capa: Depositphotos