O impacto da saúde financeira no bem-estar dos colaboradores e das empresas. A saúde financeira não é apenas uma questão de equilibrar receitas e despesas, tendo também um impacto profundo na qualidade de vida das pessoas.

O Panorama do Bem-Estar Corporativo 2024, pesquisa realizada pelo Gympass, revela que 46% dos profissionais alegam que as finanças pessoais são a principal fonte de estresse e 66% admitem que sua situação financeira prejudica seu desempenho profissional.

De acordo com diversos estudos, o estresse financeiro pode levar a problemas de saúde física, como dores de cabeça, pressão alta, doenças cardíacas e inflamação crônica. Além disso, pode afetar o bem-estar emocional dos colaboradores, levando a níveis mais altos de estresse, problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão, assim como uma redução na produtividade no trabalho.

A correlação entre saúde financeira e bem-estar é inegável: 67% dos participantes não conseguem investir em bem-estar devido à sua situação econômica e metade das pessoas dizem que perdem o sono por conta da situação financeira pelo menos algumas vezes ao mês.

Reconhecendo essa correlação, as empresas podem implementar estratégias de bem-estar financeiro para ajudar a melhorar a qualidade de vida dos seus colaboradores e, por consequência, impulsionar o desempenho organizacional. Até porque o aumento do estresse financeiro pode resultar em trabalhadores fisicamente e mentalmente doentes e custos mais elevados de assistência médica para as empresas.

No começo do ano, após os gastos com festas, viagens e férias escolares, além de custos anuais como seguros e IPVA, é crucial que as empresas reconheçam o impacto do estresse, a ansiedade financeira na saúde dos colaboradores e nos custos para o negócio, e implementem estratégias de educação financeira para ajudar a mitigar esses efeitos.

Precisamos compreender a importância de abordar a saúde financeira dos colaboradores como parte de uma estratégia de bem estar integral. A saúde financeira, quando combinada com programas de atividades físicas, saúde mental e emocional, qualidade do sono, adoção de hábitos saudáveis, entre outros, contribui para a promoção de um estilo de vida saudável, ativo e próspero.

Reconhecemos que a saúde financeira dos colaboradores é um pilar fundamental para seu desempenho no trabalho e na promoção da evolução e crescimento a longo prazo. Com essas medidas, as empresas podem criar um ambiente propício ao crescimento pessoal e profissional, beneficiando tanto os colaboradores quanto a organização como um todo.

Saúde financeira: Impacto no bem-estar corporativo

Por Priscila Siqueira, CEO do Gympass no Brasil, a principal plataforma de bem-estar corporativo, que oferece em um único benefício rede de academias, personal trainers e aplicativos de bem-estar.

 

 

Ouça o episódio 136 do RH Pra Você Cast, “De benefício a plataforma de bem-estar: o salto do Gympass”. Três vezes maior: esse foi o salto do Gympass do período pré-pandêmico para os dias de hoje. A pandemia, iniciada em 2020, resultou no fechamento de todas as academias do Brasil por alguns meses. Com isso, a empresa precisou se reinventar e o benefício de saúde física se transformou em uma plataforma de bem-estar. O resultado dessa jornada já contamos ali no início. E um parceiro muito próximo durante todo o processo foi o RH. Neste episódio, Priscila Siqueira, líder do Gympass no Brasil, contou um pouco sobre a sua carreira; o crescimento da empresa; a relação com o RH e a importância de ser (e promover) uma liderança feminina. Acompanhe!

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube

Capa: Depositphotos