Como você se sente nos domingos à noite, segundas de manhã e sextas, quando chega o fim do expediente?

Muitos brasileiros sentem uma ansiedade recorrente com o início da semana, cansaço já nas primeiras horas de trabalho e êxtase pela chegada do final de semana, e isso pode ser um sinal para prestar atenção e avaliar o quão satisfeitos eles realmente estão se sentindo com o trabalho e a rotina.

As pesquisas indicam que a insatisfação marca o horário comercial de muitos brasileiros: de acordo com a 17a edição do Índice de Confiança Robert Half, pesquisa que analisa a percepção dos trabalhadores empregados e desempregados sobre o mercado, bem como sobre suas perspectivas para o futuro, 17% dos entrevistados afirmam estar insatisfeitos com seus empregos atuais, e 36% estão apenas parcialmente satisfeitos.

Isso significa que 53% dos brasileiros não estão totalmente felizes com seus empregos, e as principais razões que levam e esse sentimento são o valor do salário, as poucas oportunidades de crescimento e a falta de reconhecimento.


Para informações adicionais sobre gestão de benefícios, baixe gratuitamente o eBook “A nova cara dos benefícios flexíveis“, produzido pelo Grupo TopRH. Clique AQUI.

Ouça também o PodCast RHPraVocê, episódio 49, “RH e finanças: a importância da saúde financeira nas empresas” com Vivi Sales, VP da Creditas. Clique AQUI.


A insatisfação com o salário também tem relação com o nível de saúde financeira do País: segundo dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mais de 74,6% das famílias estão endividadas.

Idealmente, todos poderiam ganhar salários maiores e mais benefícios – porém, em um cenário de recessão, é necessário ser realista.

Apesar de aumentos e benefícios dependerem de vários fatores, o que os tornam escassos, a falta de saúde financeira pode ser resolvida de várias formas.

Uma delas é com uma melhor orientação financeira – com o mesmo valor entrando no banco todo mês, é possível fazer com que as contas fechem, aumentando o nível de saúde financeira e reduzindo o nível de insatisfação generalizada com o trabalho.

Porém, a tarefa não é tão simples sem ajuda. Montar um planejamento financeiro, para se organizar financeiramente, é uma tarefa complexa, que parece puramente racional, mas mexe muito com o lado emocional de uma família. Limites precisam ser impostos, dificuldades reconhecidas e acolhidas, e metas precisam ser priorizadas.

Portanto, o peso de organizar as contas da casa pode ser dividido com profissionais qualificados, certificados pelo mercado financeiro, que ajudam a digerir a quantidade quase ilimitada de informações sobre finanças pessoais na internet.

O importante é que o brasileiro busque organizar seus gastos e ganhos não por simples ganância ou acúmulo de capital, e sim para viver uma vida mais tranquila, organizada e feliz.

Saúde Financeira e a satisfação no trabalhoPor André Barretto, fundador e CEO da plataforma de orientação financeira n2 app.

 

 

Ouça também o PodCast RHPraVocê, episódio 49, “RH e finanças: a importância da saúde financeira nas empresas” com Vivi Sales, VP da Creditas. Clique diretamente no app abaixo:

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube