A Importância do uso de dados integrados na estratégia de diversidade das empresas. Em um cenário corporativo cada vez mais consciente da importância da diversidade, não basta apenas contratar talentos diversos ou cumprir cotas.

A verdadeira transformação ocorre quando as empresas incorporam a diversidade em todas as etapas da jornada colaboradora, olhando para as contratações, mas também para as promoções, retenção e até desligamentos.

Neste contexto, a integração de dados se torna uma poderosa aliada para construir estratégias e direcionar ações que realmente transformam.

A diversidade das contratações

Monitorar o perfil das novas contratações auxilia empresas a identificarem lacunas na estratégia de inclusão ou até de ações de recrutamento. Também permite acompanhar a evolução da empresa na inclusão dos diferentes grupos minorizados e qual o impacto destas na diversidade do seu quadro funcional.

 Promoção de talentos diversos

Dados de promoção são indicadores cruciais na avaliação do progresso em direção a uma cultura inclusiva. A inclusão de talentos diversos marca o ponto de partida, mas assegurar que esses profissionais prosperem e alcancem posições de liderança representa um dos maiores desafios — verdadeiramente testando a eficácia da política de diversidade da organização.

Refugiados

Retenção como guia do ambiente seguro e inclusivo

A retenção de talentos diversos é um dos pilares que sustentam a eficácia das estratégias de diversidade. A permanência de profissionais de grupos minorizados após a implementação de políticas de inclusão é um indicador claro da adequação das práticas internas e da segurança do ambiente de trabalho.

Através deste acompanhamento as organizações podem ajustar suas políticas e práticas, garantindo um ambiente onde todas as pessoas se sintam valorizadas e respeitadas.

Integrar dados de diversidade em todas as fases da jornada colaboradora não é apenas uma abordagem estratégica, mas uma necessidade vital para organizações que buscam a excelência e resultados em diversidade. 

O uso de dados integrados na estratégia de diversidade

Por Erika VazCEO e Co-founder da to.gather. Empreendedora, apaixonada por inovação, tecnologia e mundo gamer!  Acredito de verdade no poder e impacto da diversidade e da flexibilidade nas relações de trabalho. Também tenho convicção de que a inovação e a tecnologia vão impulsionar essas transformações, este é o motivo pelo qual eu já desenvolvi uma!

 

Ouça o episódio 143 do RH Pra Você Cast, “Inclusão 50+, bom para o presente e para o futuro (de todos nós)“. Como você se enxerga daqui a cinco ou dez anos? O questionamento, que já deve ter sido feito a muitos de vocês durante algum processo seletivo ao longo da carreira, nem sempre traz consigo uma resposta fácil. Especialmente para um público que, diante de tantos estereótipos e preconceitos, sequer sabe como será o dia de amanhã em sua vida profissional. A cada nova geração que entra no mercado, uma anterior se vê diante do dilema de ficar para trás e ver cada vez menos portas se abrirem.

O panorama, todavia, não só precisa como deve ser mudado. Pesquisas revelam que o tão falado “choque geracional” é extremamente benéfico não só a profissionais de todas as idades, mas também às empresas. E, afinal, se não olharmos para o público 50+ com atenção, como será quando chegar a nossa vez de lutar por espaço com os mais jovens? Para falar sobre as vantagens de mesclar gerações e como desenvolver mecanismos de inclusão, o RH Pra Você Cast traz Mórris Litvak, Fundador e CEO da Maturi. Confira o papo clicando no app abaixo:

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube

Capa: Depositphotos