Habilidades socioemocionais ajudam profissionais a lidarem melhor com a rotina de trabalho. Há tempos conseguir uma vaga no mercado de trabalho exige do profissional saber executar a parte técnica e se atualizar sobre o mercado em que atua, e mais do que isso, empresas exigem cada vez mais habilidades essenciais de um profissional, como as soft skills.

Quando se trata de empresas no mercado criativo, nesse caso, desenvolver habilidades novas é muito importante, pois informações surgem a todo momento e os profissionais devem estar atentos, pois no mundo da tecnologia avançada tudo muda muito rápido.

O conhecimento técnico é de extrema importância, chamado de hard skills, conjunto de habilidades que podem ser obtidas através da educação formal, como em cursos de capacitação, treinamento e workshops, esses aprendizados ajudam na execução das funções, mas existem outras habilidades que devem ser aprendidas e que são bastantes buscadas por empresas nos dias de hoje: as soft skills.

Veja mais: Você sabe o que são as soft skills, mas como desenvolvê-las

Essas habilidades são fundamentais para quem deseja trabalhar em um mercado criativo, pois segundo a pesquisa da iCIMS, empresa de talentos, mostrou que 94% dos recrutadores acreditam que um profissional com soft skills desenvolvidas têm maior chance de ser promovido para cargos de liderança, em comparação aqueles que não tem essas habilidades.

O que faz com que colaboradores que têm esse conjunto de habilidades estejam mais perto de conseguir oportunidades em cargos mais altos é devido a capacidade de lidar com suas emoções, às tarefas da rotina e a forma de se comunicar com os clientes e colegas de trabalho.

As soft skills envolvem a área pessoal, que quando aliada às competências formam um profissional completo. Um estudo da Universidade de Michigan mostrou que profissionais que recebem treinamento relacionado a habilidades de soft skills conseguem ser 12% mais produtivos.

O favorecimento dessas habilidades socioemocionais se confirma por parte de gestores de grandes empresas, em uma análise de mais de 80 milhões de anúncios de emprego em 22 setores do mercado feito pela America Succeeds, uma ONG especializada em educação, mostrou que 91% dos cargos de gestão valorizam a obtenção de soft skills.

Como especialista, entendo que para criar campanhas memoráveis é importante aprimorar as soft skills. Neste artigo, cito as 5 habilidades que considero as mais relevantes:

1 – Saber se comunicar: Saber se comunicar é fundamental para trabalhar com propaganda, pois o sucesso de uma empresa está relacionado a forma de como o gestor e líder comunica a sua equipe e seus clientes;

2 – Pensamento criativo: Ser criativo não está relacionado apenas a criar conceitos de campanhas ou ter boas ideias, mas também buscar formas de resolver problemas de maneira disruptiva e encontrar soluções;

3 – Gerenciamento do tempo: Saber como se organizar para fazer as tarefas do dia é essência para ser capaz de lidar com todas as demandas de diversos jobs que aparecem em uma agência de publicidade;

4 – Pensamento crítico para tomar decisões: As empresas esperam que colabores sejam capazes de pensar sobre a rotina e os trabalhos que executam de maneira analítica, pois dessa forma é possível encontrar maneiras de melhorar os processos;

5 – Flexibilização: No mundo digital tudo está em constante mudança, por isso é importante ser flexível para poder lidar com as constantes eventualidades do mundo do trabalho criativo.

Em nossa empresa acreditamos que a criatividade surge a partir de uma mente saudável e de um emocional estabilizado. Nem todos os dias são iguais aos outros, mas motivamos nossa equipe, diariamente, seja com pequenas ações para que a produtividade seja constante e a alegria em pertencer seja um reflexo em seus sorrisos. 

5 habilidades importantes para o mercado criativo

Por Raphael Oliveira, Sócio Diretor da Box Ideias – Agência de Marketing e Tecnologia, B2B.

 

 

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Capa: Depositphotos