Deixar um legado significa deixar para o mundo algo de valor que você construiu durante a sua vida. Não estou falando de bens materiais como uma casa, um terreno ou um carro de luxo, mas sim de coisas que tenham valor por significar alguma coisa, inspirar as pessoas que aqui ficaram através dos seus feitos.

Acredito que as criações literárias são uma ótima alternativa para isso, pois materializam ideias e experiências das pessoas neste mundo e em sua trajetória de vida baseadas em seus altos e baixos, conquistas e insucessos vivenciados.

Se você deseja construir um legado, mas não sabe por onde começar, deixo abaixo algumas dicas sobre como começar esse processo tão rico, ao mesmo tempo tão espontâneo quando feito de modo intencional.


Baixe gratuitamente o eBook “Indicadores de Employer Branding” – Por que você precisa mensurar as suas ações de marca empregadora? Observar indicadores de Employer Branding te ajuda a: avaliar se está no caminho certo ou se precisa corrigir rotas; ter clareza dos recursos necessários para atingir as metas e falar a língua dos negócios e provar o valor das suas entregas. Produzido pela Matchbox em parceria com o RHPraVocê. Clique AQUI.


1. Como você quer ser lembrado?

A primeira coisa que você deve se perguntar é como gostaria que as pessoas se lembrassem de você. É fato que a maioria de nós não será uma celebridade, mas construir um legado em nada tem a ver com ser famoso, e sim com a maneira como vamos impactar a vida das pessoas à nossa volta.

Há aqueles que serão lembrados por serem ótimos pais e mães para seus filhos, um professor marcante para seus alunos, um amigo que tem os melhores conselhos, um profissional de grande destaque nas empresas por onde passou. Há muitas maneiras de uma pessoa ser lembrada. Considerando as coisas que já fez até aqui e o que tem feito atualmente, você já parou para pensar como será lembrado?

2. O que você faz com facilidade?

Se você acredita que é uma pessoa comum demais para conseguir deixar um legado, precisa entender que todos nós temos habilidades que nos ajudam a desempenhar papéis e executar atividades de maneira mais fácil. Pintar, escrever, desenhar, gerir um negócio, praticar um esporte, apresentar-se em público, ajudar as pessoas. Quaisquer que sejam as suas habilidades, o primeiro passo é reconhecê-las e descobrir como você pode usá-las a seu favor.

3. Esteja aberto ao novo

Muitas pessoas ficam presas a uma vida padrão de acordar, ir para o trabalho, passar grande parte do dia lá, voltar para casa e dormir. Mesmo nos momentos livres, essas pessoas tendem sempre a fazer as mesmas coisas: ir aos mesmos restaurantes, estar com os mesmos grupos de amigos, ter os mesmos programas. Busque, vez ou outra, abrir-se para o novo. Descobrir novos lugares, fazer novas amizades e se arriscar em atividades diferentes pode mostrar que a vida é muito mais do que aquilo que já conhecemos e com o qual estamos acostumados, o que também nos ajuda a descobrir novas maneiras de impactar o mundo.

4. Já pensou em escrever um livro?

A escrita é uma ótima maneira de deixar um legado para o mundo. Muitas pessoas publicam livros, e esse é um ótimo exemplo de legado. Contudo, se você preferir outros tipos de criações literárias, como um e-book, ou criar um blog com produções textuais autorais, fazer um clube de escrita, também são ideias válidas.

Afinal, quando o assunto é legado, a melhor maneira de deixar um é construir nossa vida e nossas ações diárias de acordo com o que verdadeiramente gostamos e sabemos fazer de melhor.

Cito a escrita porque ela é, sem dúvidas, uma forma de arte e uma maneira de expressão cujo valor é grandioso e que se mantém vivo para sempre, pois sobrevive à passagem do tempo e às transformações sociais pelas quais o ser humano está sempre passando.

Já pensou em deixar um legado através da criação literária?

Por William Costa, criador da App Universo a nova rede social para amantes de literatura. A plataforma de inovação literária permite contar histórias através de fotografias, histórias em quadrinhos, receitas culinárias, histórias de famílias.

 

 

Ouça o PodCast RHPraVocê Cast, episódio 101, “ESG está na moda, mas como tratá-lo para além do modismo?” com Hugo Bethlem, presidente do conselho do Instituto Capitalismo Consciente Brasil (ICCB). Clique no app abaixo:

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube

Capa: Depositphotos