Engajamento e Comunicação de Marcas no Movimento Arredondar.

Quando empresas escolhem apoiar causas e ONGs, o primeiro direcionamento é pensar qual é a causa que faz sentido para a atuação e o público.

Mas pensar somente nos clientes como público-alvo não é o suficiente. O posicionamento estratégico começa dentro de casa, com os colaboradores internos.

É onde começa a oportunidade da marca em criar estratégias de descoberta de talentos, protagonismo de colaboradores, cultura da empresa e reconhecimento.

Em parceria com varejistas, a solução do arredondamento das compras no checkout tem na frente do caixa o principal aliado para que a doação aconteça.


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Ali, na boca do caixa, é o momento de transformar a jornada de compra em uma experiência solidária ao promover a conexão entre a causa, a marca, o colaborador e o cliente, que pode fazer a diferença com centavos do troco doados. Neste momento, a proposta se concretiza em ação e transformação.

O colaborador que abraça a causa aumenta o potencial de arrecadação

Para o varejo, apoiar uma causa socioambiental significa também atribuir mais valor ao próprio serviço ou produto, conectando seu negócio com impacto positivo.

A construção dessa jornada exige que os colaboradores estejam verdadeiramente conectados com as ações da empresa para maior credibilidade da ação e construção do impacto de dentro para fora.

Assim, é essencial o envolvimento e a identificação do colaborador com a causa apoiada pela marca.

Ao fazer o convite para o cliente arredondar e doar, os colaboradores tornam-se porta-vozes da parceria, por isso precisam estar próximos e entender como vão contribuir para gerar impacto positivo.

Para isso funcionar na prática, junto com os gestores de operação e endomarketing, é possível construir estratégias personalizadas de acordo com a cultura da marca para promover a participação, desde o nível gerencial até os times de loja.

Case Petz e Arredondar: engajamento interno e apoio à causa animal

Na Petz, rede parceira do Arredondar há mais de três anos, as ações de engajamento assumem um papel essencial para a expansão da parceria e impacto gerado, aumentando significativamente as arrecadações em apoio a ONGs de bem-estar animal.

Desde o início até aqui, já foram realizados mais de 8.7 milhões de atos de doação, mobilizando mais de R$ 1.6 milhões arrecadados em prol da causa.

A última campanha de engajamento interno realizada resultou no mês recorde de arrecadação da parceria, com uma média de 12 doações por minuto – o que significa mais de 2 doações a cada 5 segundos! -, representando um crescimento de 16% em relação à arrecadação do mês anterior.

Com a duração de um mês, a campanha teve seu lançamento com um treinamento reforçando a operação nas lojas, além de ter sido recheada de informações de impacto sobre a causa, envolvimento diário com conteúdo de engajamento e depoimentos dos colaboradores destaque, desde a frente de caixa até gerência.

Para fechar com chave de ouro, as lojas com maiores resultados foram premiadas com troféus, medalhas e plaquinhas sobre a causa animal.

“Quando olhamos os números arrecadados, vemos o quão poderoso um pequeno gesto, tanto nosso quanto do nosso cliente, representa para cada pet resgatado. Esse trabalho tão lindo e completo é, de fato, um gesto de amor. Nos motiva muito a falar da causa para todos os clientes que atendemos nos caixas, pois trabalhamos por um propósito e isso faz a diferença.” (Francieli Miranda Nogarotto, Gerente de loja ITPT-SP).

O engajamento de colaboradores apoiando causas e ONGs ressalta o valor de fazer parte do time da empresa, fortalece laços e atrai talentos quando o propósito é percebido no posicionamento e na cultura empresarial.

5 boas práticas para engajar colaboradores e inserir causas na cultura da empresa:

1. Comunicação recorrente – Receber informação é a primeira chave para destravar o distanciamento e desconhecimento das pessoas sobre causas e impacto social. Com a considerável rotatividade de pessoas no varejo, este ponto é imprescindível para que as equipes tenham conhecimento em relação aos projetos e campanhas.

2. Transparência – O colaborador também precisa conhecer a jornada da doação e o que é feito com o dinheiro arrecadado. Por isso, é importante encontrar diferentes meios de traduzir o resultado gerado nas organizações apoiadas.

3. Compartilhar histórias de impacto dimensiona a importância do que estão fazendo para que essas histórias sejam possíveis, além de humanizar e tornar o impacto palpável. Pessoas são motivadas por outras pessoas!

4. Estimular a competição saudável e reconhecer o trabalho desenvolvido pelos times em campo aumenta a participação e o interesse na ação. As dinâmicas, além de gerar mais proximidade e comprometimento, traçam um objetivo – que pode ser na forma de meta -, sem falar no incentivo pessoal para receber premiações ou outras formas de reconhecimento pela companhia.

5. Identificar e dar voz aos protagonistas – Em toda a equipe, encontramos pessoas criativas, talentosas e influenciadoras. As campanhas de impacto também são um espaço no qual as pessoas querem protagonizar e emprestar sua voz para inspirar e incentivar os colegas, amigos e familiares, tornando-se um grande diferencial até para a relação com o trabalho.

Engajamento de colaboradores e apoio a causas na cultura empresarial

Por Camila Pasin, graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Atualmente, é responsável pela Comunicação de Marcas no Movimento Arredondar, organização que tem como missão ampliar a cultura de doação do país, arredondando centavos de compras.

 

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