Como Garantir Que Seus Empregados Em Teletrabalho Sejam Produtivos
Já faz alguns anos que o teletrabalho entrou de vez no mercado de trabalho brasileiro. Antigamente, esta modalidade era privilégio de poucos profissionais, e o número de teletrabalhadores dobrava a cada 15 anos. Entre 2020 e 2023, este número aumentou mais de 200%.
A expansão do novo regime de trabalho traz desafios tanto para as empresas quanto para profissionais dos mais diversos setores. Além da produtividade, a segurança digital de empresas e funcionários é vital para o bom andamento dos negócios. Clique aqui e veja como manter todos os empregados em segurança e produzindo, estejam onde estiverem.
O Olhar do Dono
Existe um ditado antigo que diz que é o olhar do dono que engorda o boi. No mundo corporativo, isso significa que a presença do patrão garante a produtividade dos funcionários. Será? Em um estudo recente da FGV, o boi pode se alimentar melhor quando o dono não está olhando.
Segundo dados de 2022, 30% das empresas que adotaram o regime de home-office registraram um aumento significativo na produtividade. Os aumentos mais expressivos foram registrados nas seguintes áreas:
- Construção
- Varejo
- Serviços
- Indústrias de transformação
- Empresarial
Encurtando Distâncias
No ambiente digital, distância é um conceito relativo. É possível criar uma equipe com profissionais de diferentes países e trabalhando em conjunto. Acesso à internet, sistemas online e espaço de armazenamento nas nuvens são essenciais.
Não por acaso, o número de brasileiros prestando serviço à distância para empresas sediadas no exterior disparou nos últimos anos. Segundo um levantamento do Ministério do Trabalho realizado em 2022, os maiores empregadores do países optaram por manter o regime de teletrabalho ou híbrido, mesmo podendo retornar aos escritórios.
Os exemplos de grandes empresas nacionais e multinacionais modelo funciona, mas como? Como organizar sua produtividade de forma eficiente, mesmo que você mal veja seus funcionários?
Áreas de Implementação
Os pré-requisitos para a implementação do teletrabalho podem variar bastante de uma área para outra. Em linhas gerais, qualquer função que possa ser desempenhada com um computador, pode ser desempenhada à distância. Algumas exceções incluem funções onde o trabalhador precisa lidar com máquinas pesadas e serviços não-automatizáveis.
As áreas que mais se adaptaram a este regime são:
- Informática e Tecnologia da Informação
- Telecomunicações
- Comercial
- Administração e RH
- Marketing
Vagas TI lideram com folga o ranking de profissionais mais procurados, segundo plataformas como InfoJobs. Rio de Janeiro e São Paulo são as cidades que mais contratam profissionais em regime remoto.
Desafios
Assim como no trabalho presencial, comunicação clara e direta entre empresas e funcionários é imprescindível. É preciso haver acordos sobre dias e horários de trabalho, além de metas de produtividade. Nada disso é possível se não houver uma comunicação eficiente e transparente entre as partes.
Além disso, a legislação trabalhista ainda está bastante desatualizada sobre o tema. A CLT ainda não prevê, por exemplo, quem deve arcar com custos adicionais para o trabalhador, como eletricidade, telefonia e sistemas de segurança (VPN, antivírus, etc). A indefinição deixa espaço para diferentes interpretações.
A flexibilização da jornada de trabalho é desejável, sempre que possível. A flexibilização da jornada permite que o trabalhador se organize da forma mais conveniente para as suas necessidades. A relação entre empregados e empregadores deve ser regida por contratos de trabalho que salvaguardem ambas as partes.