Dominando a linguagem não verbal de poder: uma vantagem crucial para empreendedores e empresários.

A experiência cotidiana nos ensina que o nosso corpo é marcado tanto pela história individual, quanto pela história social, costumes e tradições que nos foram transmitidos.

Antes de continuar a sua leitura, eu gostaria que você olhasse para você e sua postura por dois minutos, faça uma pequena auditoria de seu corpo e do que está fazendo com ele. Agora pense, como isso reflete o como você esta se sentido neste exato momento que está lendo este artigo? 

Gestos, posturas e expressões, refletem o nosso posicionamento no mundo em uma maneira muito mais concreta que as palavras. Quando falamos com alguém estamos sendo observados de todos os pontos de vista e também estamos observando nosso interlocutor.

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Somos avaliados e avaliamos, mesmo que inconscientemente, não só pelo que é dito com palavras, mas também pelo que transmitimos com o tom de voz e com a linguagem corporal.

Existem muitas pesquisas renomadas que passaram muito tempo olhando os efeitos da nossa linguagem corporal em julgamentos e da forma como fazemos inferências. E a grande conclusão é que a forma como nos expressamos corporalmente pode prever resultados muito significativos no nosso dia a dia, como quem contratamos ou promovemos, quem chamamos para um encontro, inclusive a nossa medida de sucesso como empreendedores. 

Eu como uma profissional de Recursos Humanos que já passou por várias empresas de diferentes setores, foi inevitável que não me interessasse pelas dinâmicas do poder não verbais no mundo corporativo.  Não importa se você é o founder de uma pequena empresa onde está começando sua jornada empreendedora, ou se é uma grande empresa brasileira ou multinacional, sempre teremos essas expressões. 

Você já analisou a dinâmica numa reunião presencial quando um de seus colegas está se sentindo poderoso naquele momento, quais são suas expressões e seu tom de voz? Ou já parou para analisar a linguagem não verbal durante uma entrevista com um candidato para sua vaga em aberto? Muitos deles nervosos, ficam com a voz entrecortada ou até se encolhendo.   

Esses dois extremos e atitudes ante situações só refletem uma coisa: pessoas que se sentem poderosas tendem a ser mais assertivas confiantes e otimistas. Sabemos que nossas mentes mudam nossos corpos, mas é também verdade que nossos corpos mudam nossas mentes.

Mas o que isso tem a ver comigo como empreendedor?

A linguagem não verbal desempenha um papel crucial no sucesso dos empreendedores. Embora muitos de nós possam subestimar seu impacto, a comunicação não verbal é, na verdade, uma parte essencial da nossa interação com colegas, investidores, clientes e parceiros de negócios. Aqui estão algumas razões pelas quais é fundamental para os empreendedores e fundadores de startups melhorar sua linguagem não verbal de poder:  

  1. Primeiras Impressões:

As primeiras impressões são vitais em qualquer ambiente de negócios. A linguagem não verbal é frequentemente o primeiro ponto de contato e pode influenciar a forma como as pessoas percebem você e seu negócio. Uma postura confiante, aperto de mão firme e contato visual podem criar uma impressão positiva desde o início.

A linguagem não verbal contribui para a construção da sua marca pessoal como fundador. A consistência entre sua imagem e sua mensagem ajuda a reforçar a identidade da sua startup.

  1. Estabelecimento de Confiança:

A linguagem não verbal é um componente essencial na construção da confiança. Quando você se comunica de forma confiante, sua audiência é mais propensa a confiar em você e na sua visão de negócios. Gestos, postura e expressões faciais coesas são indicadores de confiança.

  1. Comunicação Eficiente:

A comunicação não verbal complementa a comunicação verbal, tornando-a mais eficaz. Gestos e expressões faciais podem ajudar a enfatizar pontos importantes, transmitir entusiasmo e facilitar a compreensão de sua mensagem.

  1. Negociações e Influência:

Em situações de negociação, a linguagem não verbal pode ser uma ferramenta poderosa. A expressão de confiança e segurança pode influenciar positivamente as negociações, levando a acordos mais vantajosos.

  1. Relações com Investidores, clientes e equipe:

Fundadores de startups frequentemente precisam atrair investidores e clientes em potencial. Uma comunicação não verbal eficaz pode ajudar a conquistar a confiança e o apoio dessas partes interessadas, o que é essencial para o crescimento do negócio.

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Também precisam liderar equipes com eficiência. A linguagem não verbal pode influenciar a moral da equipe e a comunicação interna, afetando diretamente a produtividade e o ambiente de trabalho.

  1. Competição no Mercado:

O mundo das startups é altamente competitivo. Pequenas vantagens, como uma comunicação não verbal eficaz, podem fazer a diferença ao competir por investimentos, clientes e recursos.

Uma vez que a comunicação eficaz desempenha um papel fundamental nas relações com investidores, clientes e parceiros de negócios. Aqui estão algumas dicas específicas para empreendedores que desejam aprimorar suas linguagens não verbais de poder:

a. Conheça o Público-Alvo:

Antes de qualquer reunião importante, saiba quem estará presente e qual é o objetivo da reunião. Isso ajudará você a adaptar sua linguagem não verbal de acordo com a audiência.

b. Contato Visual:

Faça contato visual com as pessoas durante as conversas. O contato visual demonstra que você está engajado na conversa e demonstra confiança. Um sorriso genuíno é uma poderosa ferramenta de comunicação. Isso cria empatia e mostra que você é acessível e amigável. A autenticidade é igualmente poderosa na comunicação.

c. Vestimenta Adequada:

Vista-se de acordo com o ambiente e a cultura da empresa. A vestimenta apropriada ajuda a criar uma boa impressão.

d. Escute Atentamente:

A linguagem não verbal também inclui a capacidade de ouvir atentamente. Demonstre que você está ouvindo atentamente, fazendo pequenos acenos de cabeça e reagindo às declarações dos outros.

e. Feedback Externo:

Peça feedback a colegas de confiança, mentores ou coach de comunicação. Eles podem oferecer insights valiosos sobre sua linguagem não verbal.

Lembre-se que a linguagem não verbal deve ser utilizada de maneira apropriada e coerente com a cultura e os valores que você acredita. 

Uma comunicação não verbal eficaz pode influenciar positivamente as interações, ajudar a construir confiança e estabelecer relações sólidas, fundamentais para o crescimento e a longevidade de uma startup no mercado altamente competitivo de hoje.

Dominando a linguagem não verbal de poder

Por Karen Julliet Cartagena Rodriguez. Com experiência em indústrias de base, Karen Rodriguez passou por grandes empresas como o grupo Votorantim, Nissan Motors Corporation e o setor de energia na ISA CTEEP e RAIZEN na área de RH. A profissional possui experiências nas áreas de gestão de talentos, recursos humanos, clima e cultura, experiência do colaborador, aprendizagem, aquisição de talentos, HRBP e diversidade no ambiente de trabalho.

Ouça o episódio 148, “Personal branding: o que é e como gerenciar sua marca pessoal?” do RH Pra Você Cast. O que você pensa ao ouvir o termo “personal branding”? A verdade é que há muita coisa envolvida no processo de gerenciamento da marca pessoal. É necessário juntar estratégia, tática e ações, e tudo isso impacta na identidade, imagem e reputação de cada profissional. Mas como fazer isso? As empresas podem ajudar os profissionais nessa construção da marca pessoal? E qual o peso e relevância das redes sociais nesse posicionamento? Conversamos com Daniela Viek, especialista internacional em Personal Branding, sobre tudo isso. Acompanhe!

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Capa: Depositphotos