Você sabia que a forma de se vestir pode influenciar em seu sucesso profissional?

Nossa apresentação pessoal, as roupas e os acessórios que usamos, transmitem informações a nosso respeito e é preciso estar atento ao tipo de mensagem que comunicamos, para ela que seja positiva e de credibilidade pois, dessa maneira, iremos causar uma primeira boa impressão, gerar bons relacionamentos e não perder oportunidades.

Assim como as grandes marcas possuem diversas estratégias para o marketing de seus produtos e serviços, focando na qualidade da experiência que oferecem aos consumidores e à sua reputação no mercado, nós também precisamos cuidar de nossa Marca e Marketing Pessoal.

Veja esse ótimo exemplo para demonstrar a importância/valor de uma marca de sucesso: experimente tomar um café na padaria da esquina e um café na Starbucks… tem uma grande diferença em cada uma delas, né? 

RH TopTalks cobertura

E então te pergunto, como está sendo a experiência que você está oferecendo aos “seus clientes”? (leia-se todas as pessoas que se relacionam com você).

O nível de atenção que temos com a forma que nos vestimos e com nossos cuidados pessoais, é essencial para nosso bem-estar e promove benefícios significativos no aspecto pessoal e profissional, pois demonstra autocuidado, estilo, educação, elegância e até mesmo gentileza com as pessoas que nos relacionamos. 

Saiba por que… Ao nos prepararmos para um encontro de negócios, uma reunião (online ou presencial), um evento, desde o planejamento sobre o assunto que iremos falar, até a forma de nos vestirmos, evidencia ao outro a dedicação especial que tivemos (ou não) para essa ocasião.

“A vestimenta, por si só, não garante que um indivíduo será bem-sucedido, mas certamente envia mensagens instantâneas sobre status, profissionalismo e afiliação (lealdade).”

“…a aparência influi, geralmente, de modo sutil e impreciso.”

“Mais que qualquer outra mensagem, as roupas demonstram a personalidade e os valores dos indivíduos.”

Trechos do livro – O corpo fala nos negócios – Adrian Furnham.

É claro que a experiência e os conhecimentos são muito importantes para evoluirmos em nossa carreira e termos sucesso nos negócios, no entanto, a imagem pessoal – é um complemento imprescindível – que, muitas vezes, não damos a devida relevância.

Conhecimento + experiência + apresentação pessoal = maior probabilidade de ter mais assertividade e sucesso profissional.

A forma de se vestir é uma linguagem não verbal, assim como os comportamentos e as atitudes. A todo o tempo nos comunicamos dessa forma e o outro lê essa mensagem de maneira “inconsciente” e de acordo com suas vivências, seu repertório.

“Você sabia que as pessoas com as quais estabelece uma conversa terão avaliado subliminarmente sua credibilidade, confiança, simpatia e confiabilidade nos primeiros sete segundos?” 

Trecho do livro – A linguagem corporal dos líderes – Carol Kinsey Goman.

Nessa frase, Goman comenta sobre como se forma a primeira impressão, no entanto, mesmo depois, seguimos sendo “avaliados” pelos outros, sejam eles: colaboradores, pares, gestores, amigos, clientes, parceiros, colegas etc. É preciso ter consistência e coerência nas mensagens que continuamos transmitindo, pois, uma primeira boa impressão pode perder seu valor.

O ideal é seguir o bom senso. Depois da pandemia muitas regras mudaram, não temos mais aquele dresscode tradicional, no entanto, é preciso atentar-se para não deixar o casual parecer “desleixado” e que dá uma impressão de estar “desinteressado”.

Tenho conversado com colegas e clientes, head de diversas áreas e de diversas empresas, das mais tradicionais até as startups supermodernas, e todos comentam que consideram relevante a preocupação com a vestimenta, especialmente, considerando o excesso de casualidade que mais parece descuido e desinteresse.

Em uma enquete que realizei no Linkedin, 93% dos respondentes consideraram que a forma de se vestir é importante para o sucesso profissional.

Dois anos de pandemia

Observe a cultura e o modo de ser da empresa que você trabalha, ou pretende trabalhar, ou se relacionar, procure não estar completamente fora do estilo habitual do grupo (exemplo, muita formalidade em um ambiente muito informal), avalie também o tipo de cliente que atende, pois você pode trabalhar em uma empresa super casual e criativa que atua com clientes tradicionais e que prezam por esse formato, então, considere um meio termo ao se reunir/encontrar com estas pessoas (seja online ou presencial). 

Claro que é importante manter seu estilo, suas preferências, porém, que estejam adequadas de acordo com o momento, compromisso, local, tipo de pessoas que estarão com você.

Sabemos as “regras” de como nos vestirmos para um casamento à noite ou durante o dia, um churrasco com os amigos, praticar esportes, ir para balada etc. Da mesma forma tem um estilo mais apropriado para os momentos profissionais.

Existem muitas formas de criar looks de trabalho que tenham formalidade, causalidade e criatividade ao mesmo tempo. Tenho certeza de que você vai adorar! =)

Agradeço por sua leitura desse artigo e me conta se você está gostando desse novo modelo mais casual de se vestir para o trabalho ou preferia os estilos mais tradicionais.

Uma abraço 😊

A forma de se vestir pode influenciar em seu sucesso profissional

Por Priscila Avelar, CEO da Prisence Consultoria de RH – Imagem Pessoal e Profissional. Consultoria de imagem pessoal e profissional, para apoio a profissionais que desejam alcançar um novo patamar em sua carreira. Para empresas, desenvolvendo a marca pessoal e profissional dos colaboradores para que possam sempre estarem atentos ao autocuidado, aprimorarem sua autoconfiança, transmitam credibilidade e a imagem que a empresa também deseja comunicar, além do alcance de melhores resultados e relacionamentos saudáveis.

 

Ouça o episódio 148, “Personal branding: o que é e como gerenciar sua marca pessoal?” do RH Pra Você Cast. O que você pensa ao ouvir o termo “personal branding”? A verdade é que há muita coisa envolvida no processo de gerenciamento da marca pessoal. É necessário juntar estratégia, tática e ações, e tudo isso impacta na identidade, imagem e reputação de cada profissional. Mas como fazer isso? As empresas podem ajudar os profissionais nessa construção da marca pessoal? E qual o peso e relevância das redes sociais nesse posicionamento? Conversamos com Daniela Viek, especialista internacional em Personal Branding, sobre tudo isso. Acompanhe!

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Capa: Depositphotos