Todo gestor sabe, ou deveria ter conhecimento, da importância que seu time tem para a empresa. Eu não tenho dúvidas do quanto cada colaborador é precioso para o sucesso dos negócios, de qualquer segmento.

Vou aqui me inspirar na fala, talvez a mais recorrente do norte-americano Tom Peters: “Seus clientes nunca serão mais felizes que seus funcionários”. Você já refletiu sobre a grandiosidade dessa frase?

Para o guru as empresas e líderes que não valorizam suas equipes, nem promovem um ambiente agradável, nunca entregarão o melhor serviço ou o melhor produto para o seu público. Tom Peters quase contradiz uma máxima brasileira de que o cliente sempre tem razão, ou seja, a frase sugere que é preciso ter em mente a satisfação do cliente, não exatamente a do colaborador.

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Num primeiro momento, a máxima de Tom Peters e a fala recorrente no Brasil podem até parecer contraditórias, porém não são. Tratam-se de estratégias de gestão distintas uma da outra.

O guru apresenta um olhar mais amplo sobre como obter essa satisfação do cliente, contudo, entendo que, não seria atender a expectativa do cliente a qualquer custo, é sim obtê-la por meio da parceria com o colaborador, engajado e consciente de seus potenciais.

Levantamento da consultoria americana Great Place to Work (GPTW), aponta que 67% dos colaboradores se mostram mais produtivos quando atuam em companhias que lhes proporcionam um ambiente de trabalho agradável e que, neste cenário, eles naturalmente entregarão um melhor resultado para o cliente.

Então não há contradição, há olhares sob pontos de vista diferentes, mas que convergem para a importância do trabalhador.

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Recentemente minha empresa recebeu a certificação da GPTW, não podíamos ter ficado mais felizes, haja vista que ter um ambiente saudável para trabalhar é uma diretriz inegociável por aqui.

Ainda assim, ao longo de um ano, realizamos um trabalho propositivo para atender a todos os requisitos da consultoria, que avalia vários pontos, propondo uma série de perguntas aos colaboradores, como:

  • A gestão confia que as pessoas fazem um bom trabalho, sem precisar vigiá-las?
  • A gestão dá autonomia para as pessoas?
  • A gestão tem uma visão clara de onde estamos indo e como fazer para chegar lá?
  • Este é um lugar psicológico e emocionalmente saudável para trabalhar?
  • As pessoas aqui têm vontade de vir para o trabalho?

Agora eu lhe pergunto: a resposta de seus colaboradores seria sim para essas questões? Você, gestor, responderia sim?

As diversas ações que desenvolvemos destinadas à experiência do colaborador ao longo de 2023 resultaram no selo do GPTW com 95 pontos de favorabilidade, importante mencionar que as 150 melhores empresas para trabalhar tem uma média de 90 pontos. Sendo assim, comprovamos, na prática, que conseguimos excelentes resultados por meio da satisfação dos colaboradores.

As pessoas são o foco e devem atuar num ambiente agradável, com alto nível de engajamento, para que se sintam confortáveis e comprometidas em chegar na visão e no objetivo da empresa. Aliás, comprometimento e protagonismo são a essência que buscamos nos nossos talentos.

Cuide de seu funcionário, ele é seu ativo mais precioso

Por Mariana Rocha, Lead América Latina na 123Seguro, empresa de tecnologia voltada para o mercado de seguros.

 

 

Ouça o episódio 136 do RH Pra Você Cast, “De benefício a plataforma de bem-estar: o salto do Gympass”. Três vezes maior: esse foi o salto do Gympass do período pré-pandêmico para os dias de hoje. A pandemia, iniciada em 2020, resultou no fechamento de todas as academias do Brasil por alguns meses. Com isso, a empresa precisou se reinventar e o benefício de saúde física se transformou em uma plataforma de bem-estar. O resultado dessa jornada já contamos ali no início. E um parceiro muito próximo durante todo o processo foi o RH. Neste episódio, Priscila Siqueira, líder do Gympass no Brasil, contou um pouco sobre a sua carreira; o crescimento da empresa; a relação com o RH e a importância de ser (e promover) uma liderança feminina. Acompanhe!

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