Uma pesquisa recente da Degreed, plataforma que combina ferramentas de aprendizagem permanente e desenvolvimento com base em dados, revelou uma lacuna entre a forma como os gestores se preocupam com a aprendizagem e o desenvolvimento de suas equipes e o que eles podem oferecer na prática aos seus funcionários. Quase 7 em cada 10 funcionários acham que seus gerentes se preocupam com eles como pessoas e com o crescimento de suas carreiras, mas mais de um quarto dos funcionários em todo o mundo (26%) acredita que seu gerente não apoiou significativamente seu crescimento profissional nos últimos 12 meses.

As descobertas, que fazem parte do relatório “Como a Força de Trabalho Aprende”, destacam uma oportunidade de melhoria para os gerentes e para as equipes de T&D que criam programas de treinamento de gestores. Além de querer desenvolver os funcionários, os gerentes estão oferecendo às suas equipes tempo no trabalho para aprender, de acordo com 70% dos entrevistados.

O elo perdido está nas experiências de aprendizagem que vão além do compliance e das necessidades relacionadas ao trabalho. A maioria dos funcionários (70%) recorre a seus gerentes para aprender habilidades de compliance e para atender aos requisitos do trabalho. No entanto, os gerentes estão bem posicionados para preparar suas equipes para o futuro e recomendar oportunidades de aprendizagem que ampliarão suas habilidades e empregabilidade em um futuro em constante mudança.

RH TopTalks cobertura

Atualmente, apenas 34% dos entrevistados disseram que seus gerentes estão recomendando recursos de aprendizagem para eles e menos ainda, 31%, receberam oportunidades práticas para ampliar as habilidades e reforçar a aprendizagem. Para que o aprendizado seja envolvente e duradouro, os gerentes precisam expandir suas atribuições, além do treinamento obrigatório, para a atualização e a requalificação que considerem as aspirações de carreira de suas equipes e as necessidades futuras dos negócios.

Os gerentes que atingirem esse equilíbrio ajudarão suas organizações a criar culturas de aprendizagem mais positivas, com um impacto indireto na retenção e na satisfação dos funcionários. De fato, a pesquisa constatou que os gerentes têm um impacto enorme sobre a satisfação geral e a positividade que os funcionários sentem em relação aos seus empregadores, com 86% das pessoas com pontuações positivas no NPS (promotores) afirmando que seu gerente apoia seu aprendizado. Em contraste, apenas 42% dos detratores (aqueles com pontuações negativas no NPS) sentiram o mesmo – mais da metade da porcentagem.

Veja mais: Saúde financeira e a satisfação no trabalho

Débora Mioranzza, Vice-Presidente para as Américas da Degreed, disse: “Os gestores continuam sendo fundamentais para o sucesso geral de suas organizações, especialmente, como mostra nossa pesquisa, no que se refere à opinião positiva que um funcionário tem de seu empregador. O estudo destaca que os gerentes parecem se importar com a aprendizagem e o desenvolvimento. Ainda assim, a falta de recursos e oportunidades além do compliance está dificultando o crescimento de seus funcionários e influindo na sua visão do apoio do gerente”.

Ela completa: “Gestores podem incorporar e promover a aprendizagem colaborativa, especialmente durante as reuniões de equipe e individuais, onde o feedback informal e o coaching podem ser a inspiração extra que um membro da equipe precisa para explorar uma nova habilidade. Oferecer às pessoas as oportunidades que lhes faltam ou que elas buscam, como tarefas de extensão e aprendizado em pequenos grupos, preencherá a lacuna de oportunidades que está surgindo atualmente entre o que é oferecido e o que os funcionários desejam”.

Cultura de Feedback

O relatório “Como a Força de Trabalho Aprende” ouviu 2.500 pessoas que trabalham em empresas com mais de 500 funcionários, com sede no Brasil, nos Estados Unidos, no Reino Unido, no Canadá, na Alemanha, na França, na Espanha e na Índia. Para ler o relatório na íntegra, clique aqui.

Por Redação