Entre as novas tendências do mercado de trabalho, as empresas têm revisitado o uso de games no ambiente de trabalho. No entanto, esqueça os joysticks, controles e fases do videogame tradicional. Para o uso corporativo, a aplicação é muito mais sob medida!

O conceito de gamificação considera a criação de um software personalizado para ensinar ou aumentar o engajamento dos colaboradores. Hoje, as empresas oferecem isso para os consumidores, com aplicativos que estendem a experiência de compra e liberam vantagens ao cumprir missões. Nos mercados, você consegue cumprir missões e acumular pontos para trocar por produtos, por exemplo.

No caso das empresas, os gestores optam por utilizar o poder da gamificação para aumentar o engajamento dos próprios funcionários a partir de missões e jogos. Ao cumprir as tarefas mais lúdicas, o colaborador contribui com a empresa e se mantém engajado nas atividades complementares, como apontar pontos de melhoria ou comentar sobre o desempenho da empresa.

Para além da gamificação na educação, vamos tratar da possibilidade de utilizar games no ambiente de trabalho. Veja nesta reportagem quais podem ser os ganhos e o melhor caminho para integrá-lo na empresa!

O que é gamificação?

A gamificação é um conceito que surgiu em 2008, mas ganhou popularidade apenas em 2010, quando ganhou holofotes nas conferências de jogos digitais. Nesta ideia, você joga um determinado game com o objetivo de ensinar ou reforçar uma ideia.

Até então, o conceito de jogar era limitado apenas em jogos de videogame e computador, sendo raramente aplicado em campanhas publicitárias — neste caso, os jogos eram classificados como ADS games. De 2010 em diante, a gamificação passou a ser levada para outros lugares.

Hoje, a 10Bet mostra como a gamificação é capaz de transformar filmes, séries e outras tantas referências da cultura pop em jogos online. Para além deste exemplo, escolas, instituições técnicas de ensino e universidades também utilizam a gamificação para reforçar conceitos e ideias por meio dos jogos.

Como funciona a gamificação em empresas?

Como a gamificação está melhorando as plataformas de engajamento2

A gamificação aplicada em empresas considera o uso de jogos sob medida para reforçar o fit cultural entre negócio e colaborador, agregar novas perspectivas ou recriar um cenário em especial. Em todos os casos, a própria empresa decide o cenário ideal para implementar a gamificação.

Com o objetivo de reforçar os valores da empresa, o jogo pode trazer cenários, missões e questionários com a ajuda da equipe de Recursos Humanos. Desta forma, o time interno ou externo responsável pela criação do game implementa perguntas a serem respondidas que geraram dados úteis à equipe de RH.

Por outro lado, outra possibilidade é utilizar o jogo como um canal para colher feedback da equipe. Este exemplo de funcionamento da gamificação em especial, solicita ao colaborador a participação anônima. Ao apontar erros ou colher sugestões, o game destina todo o conteúdo compilado a um responsável.

Em outro exemplo, o game pode retratar um cenário real para que o colaborador exerça a sua função em caráter de treinamento. Nos portos e indústrias há exemplos de cabines especiais com jogos em realidade aumentada que recriam um cenário real. Aqui, o novo colaborador precisa mover containers ou se guiar em dutos para provar que realmente sabe o que terá que fazer na empresa.

Implementando a gamificação na empresa

A designer de produtos da Easynvest, Monique Barreto, defende que a gamificação nas empresas pode ser implementada independentemente da área. Isso porque, embora cada jogo seja único, ele parte do mesmo princípio: incentivar a sociabilidade, a criatividade e o engajamento a partir de regras lógicas.

Nos jogos tradicionais, você precisa cumprir uma determinada tarefa, como salvar a princesa do reino do monstro invasor mesmo sendo um encanador. Já na gamificação, o lúdico perde espaço para missões mais lógicas, como enviar feedbacks, participar de treinamentos ou cumprir quizzes diários.

A seguir, destacamos os principais exemplos de jogos corporativos!

1. Ranking

Considerando as metas cumpridas durante os meses, muitas empresas optam por gamificar um ranking. Nesta tabela, os colaboradores batem metas e compartilham os feitos uns com os outros. Geralmente, os melhores colocados ganham recompensas por parte da empresa.

2. Jogos avaliativos

Os jogos avaliativos aparecem como outra forma de gamificação empresarial. Esse exemplo considera a avaliação de projetos, lideranças e afins dentro do negócio ou projeto. Esse tipo de jogo chama atenção por apontar falhas nos processos e mostrar formas de refinar as demandas.

3. Quizz

Os jogos de perguntas e respostas se destacam quando falamos de gamificação por conta de todas as possibilidades. A partir de jogos de quizzes, você consegue ensinar e reforçar ideias úteis para a empresa. Convém lembrar que esta solução é relativamente simples em comparação com jogos mais complexos e que demandam plataformas.

Gamificação empresarial vale a pena?

A gamificação empresarial é uma solução que vale a pena, principalmente em empresas onde há falta de sinergia entre valores da empresa e fit de colaboradores. Com um jogo sob medida, seria possível refinar essa conjectura e aproveitar melhor a relação entre funcionários e empresa!