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Manter o time unido, reconhecer os esforços de todos e investir na equipe, supera crises e melhora desempenho

Não é exagero dizer que estamos diante de uma nova realidade. Daqui até o fim da pandemia passaremos por um momento de adaptação para o chamado “trabalho híbrido”. Na verdade, o trabalho híbrido era uma tendência que virou realidade de uma hora para a outra.

Mas se hoje os times já estão acostumados com a ideia, os primeiros meses não foram fáceis. Todos estavam abalados, com medo do que iria acontecer. Diretores, gerentes, CEO’s precisavam ser transparentes com os times, mas também oferecer um olhar otimista sobre o que estava por vim.

Não foi diferente na empresa que dirijo. No começo da pandemia, tive então a ideia de mandar um vídeo para o time para trazer uma atitude positiva. Deu certo. Recebi várias mensagens pedindo mais vídeos. Comecei a mandar vídeos semanais porque as mensagens passaram a ser aguardadas pelo time.

Mas a iniciativa não ficou só nos vídeos. Dado o distanciamento provocado pela pandemia, precisei me conectar com a equipe e criar vínculos. Para isso criamos um café da manhã mensal com as pessoas que se destacaram no mês. Assim, pude reconhecer e me aproximar dos colaboradores neste momento de insegurança.

Desenvolvemos iniciativas para cuidar da saúde mental e do bem-estar dos colaboradores. Há mais de um ano, a empresa disponibiliza aulas on-line de ioga e atendimento psicológico para quem desejar usufruir dos serviços. Incentivamos todos os colaboradores e terceiros a cuidarem da mente e do corpo, com os custos por conta da empresa.

Além disso, oferecemos um voucher de R$ 800 direcionado para gastos com práticas esportivas. Para o time em home office, investimos na ergonomia visando cuidar do bem-estar e do conforto. Por isso, oferecemos R$1 mil para quem precisasse adaptar o espaço em casa.

Além de investir no bem-estar, focamos no estímulo à carreira. Lançamos o “Conversa de Carreira” no qual o colaborador pode expressar formalmente suas ambições de carreira e, junto com seu gestor, elaborar um plano de desenvolvimento individual. Além de tantas iniciativas, não poderíamos deixar de agradecer ao time pelo desempenho e oferecemos um bônus extra pela superação das expectativas de vendas.

Buscando inovar, lançamos um incentivo para resultados acima das expectativas direcionados para os times de vendas e administrativo. Oferecemos para o colaborador uma viagem internacional com direito a um acompanhante como forma de reconhecimento e para agradecer o desempenho acima do esperado. No próximo ano, os nossos Top PerforMerz irão com tudo pago para Aruba.

Para nos diferenciarmos e sermos competitivos, entendemos que se o Acordo Coletivo proposto pelo sindicato da categoria determina um percentual de aumento, isso deve contemplar todos os colaboradores. Assim, queremos demonstrar que todos são importantes.

Toda a superação de resultados que tivemos demandou um engajamento extra dos nossos times e não poderíamos, mais uma vez, deixar de reconhecê-los. Dessa vez, demos cinco dias extras de férias a todos. Portanto, poderão recarregar as energias e ainda serem recompensados financeiramente por isso.

A família dos colaboradores também entrou no radar. No mês da criança, mesmo que on-line, tivemos uma interação com um mágico desvendando os mistérios por trás das mágicas com crianças e adolescentes de até 15 anos.

Além disso, mandamos cestas de café da manhã para os colaboradores a fim de agradecer toda a família pelo ano fiscal– que terminou em junho. No Dia das Mães, pedimos para colaboradores que ainda não têm filhos, escolher uma pessoa que simbolizava ou fez o papel de mãe na suas vidas: alguns escolheram a sua própria mãe, esposas, avós e até mesmo irmãs.

Enfim, pequenos gestos, para agradecer a família que está junto com o colaborador no dia a dia.

Aprendemos muito com a pandemia, mas a maior lição foi que o acolhimento e reconhecimento rompem barreiras. Tivemos excelentes resultados no final do ano fiscal, que aconteceu agora em julho. A pandemia só confirmou o que nós sempre dizemos: As pessoas mudam os resultados.

Aprendizados do mundo corporativo na pandemia

 

Por Giovana Pacini, Country Manager na Merz Aesthetics Brasil. Formada em administração com MBA em marketing pela ESPM. Anteriormente, atuou como gerente de Marketing na Galderma e gerente de produtos dos laboratórios Cristália, Neoquímica e Farmalab Chiesi.


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