3 dicas para desacelerar e evitar a exaustão mental no trabalho. O trabalho em excesso pode afetar a saúde mental do funcionário e causar o burnout. Cuidar da saúde mental é primordial para manter uma vida equilibrada e em harmonia.
Na maior parte do tempo damos atenção às prioridades profissionais, materiais e de casa, acarretando na ausência de um cuidado maior com a nossa saúde, e especialmente, a mental.
A exemplo disso, o excesso de trabalho pode implicar no nosso comportamento e no surgimento de algumas doenças, como: ansiedade, crises de pânico e a síndrome de burnout.
Um estudo da Universidade de São Paulo constatou que 8 em cada 10 brasileiros estão com a síndrome de burnout. Na esfera mundial, os primeiros anos da pandemia elevaram em 10% os casos desse estresse crônico relacionado ao trabalho.
Quando não se há eficiência no trabalho, a ansiedade, nervosismo e o estresse tomam conta de nós, afetando a vida pessoal e, muitas vezes, tirando nosso sono e tempo de lazer, a tal ponto que pode desencadear fatores extremos. De acordo com a FlexJobs (plataforma de trabalho online), 75% dos trabalhadores já sofreram a Síndrome do Esgotamento Profissional, onde a principal causa é o excesso de trabalho. Por isso, a importância de organizar o tempo e desacelerar o ritmo são extremamente importantes para manter uma vida saudável.
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Após a pandemia, a volta para o presencial e diversas questões foram sentidas de maneiras diferentes por cada funcionário, sendo necessária uma readaptação à rotina. A cada dia, as empresas estão se conscientizando sobre a importância de frisar temas com foco na saúde mental dos funcionários.
Na maioria dos casos, as pessoas só começam a se preocupar com a sua saúde mental no momento em que já estão no limite da exaustão emocional. Já foi comprovado cientificamente que se um colaborador se sente melhor e com uma boa saúde mental, a sua produtividade e a criatividade melhoram, logo, entrega um serviço mais eficiente.
Os profissionais passam a maior parte do seu tempo no trabalho, mas com atitudes simples, podem evitar o esgotamento mental. Pensando nisso, separei 3 dicas de como desacelerar o ritmo e não chegar a exaustão:
- Gestão do tempo
A principal forma de evitar o desgaste mental no trabalho é se organizando e tendo em mente tudo o que precisa ser feito no dia. Para isso, existem diversas ferramentas, como por exemplo, listar todas as atividades por ordem de prioridade e se surgir novas demandas encaixar, caso necessário tirar alguma tarefa que não é prioritária. Saiba conciliar a vida profissional com a vida social;
- Separe um tempo para si
Faça pausas ao longo do dia, se você fizer uma pausa de alguns minutos durante uma tarefa mental isso te ajudará a voltar mais focado, melhorar a sua criatividade e aumentar a produtividade. Nesse momento de pausa evite focar em problemas, use para relaxar a sua mente, seja ouvindo música ou tomando um café;
- Tenha hobbies
É importante colocar atividades que você gosta na sua rotina, ter um hobbie é essencial para inserir momentos de lazer no seu dia, seja lendo um livro, pintando ou dançando. Inserir atividades físicas também são importantes para a sua saúde mental, pois é comprovado que ao fazer exercícios regularmente é possível combater o stress e reduzir as chances de ter ansiedade e depressão.
Empresas que criam ações que valorizam o bem-estar dos colaboradores são empresas de sucesso!
Por Renato Garcia, Diretor Publicitário da Minds Idiomas.
Ouça também o PodCast RHPraVocê, episódio 90, “Burnout como doença do trabalho: o que muda?” com Marcela Ziliotto, Head de People na Pipo Saúde e José Ricardo Amaro, Diretor de RH da Ticket. Clique no app abaixo:
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