O autoconhecimento é um dos maiores poderes pessoais que podemos carregar. A partir dele, você é capaz de identificar os hábitos que lhe fazem bem ou mal.

Entender o desenvolvimento da nossa mente nada mais é do que a neurociência aplicada no nosso dia a dia. Nesse sentido, uma vez que estamos sempre evoluindo, é fundamental compreender a importância do mindset em nossas vidas.


Ouça o PodCast RHPraVocê, episódio 52, “Quando a resiliência vira algo tóxico?” com Carla Tieppo, neurocientista da Santa Casa. Clique AQUI.


A partir desse foco, é possível identificar como o nosso comportamento muda ao longo dos anos e como lidamos com fracasso ou sucesso, por exemplo.

Mindset fixo

Frases como “Não adianta, não nasci para ser saudável, nem vale a pena tentar” ou “Sei que jamais conseguirei largar o meu vício, só me resta aceitar e desistir” já passaram pela sua mente? Caso a resposta seja sim, você cultiva o mindset fixo.

Isso significa que você não se sente capaz de mudar, de aprender novos gostos ou encarar novos desafios. Além disso, a linha de pensamento do mindset fixo limita e impede você de abandonar hábitos ruins e incorporar bons comportamentos.

Afinal, você já decidiu que não é possível e, assim, acaba vendo qualquer esforço para mudar como algo sem propósito. As pessoas que cultivam um mindset fixo tendem a acreditar que não há o que fazer para mudar sua realidade.

Mindset de crescimento

Por outro lado, temos o mindset de crescimento, que pode ser identificado em pensamentos como

  • “Não importa quantas vezes eu erre, sempre posso aprender”;
  • “Tentarei de novo e, eventualmente, acertarei” e
  • “Acredito ser capaz de aprender o que é preciso para atingir meus objetivos”.

Percebe a diferença?

Aqui, existe uma intenção e uma vontade de encarar o desafio.

A verdade é que cultivar um mindset de crescimento proporciona uma visão de sua vida e suas atitudes por outra perspectiva. Mas atenção: a mentalidade de crescimento não significa se sentir imbatível, perfeito e negar as suas dificuldades.

Trata-se apenas de aceitar a ideia de que você pode superar as adversidades, aprender com os erros e evoluir como pessoa.

E, nesse ponto, é importante destacar a expressão que uso acima: “cultivar a mentalidade” é uma questão de hábito, como quase tudo em nossas vidas.

A importância do hábito

O que você pratica se torna um hábito. No caso do mindset de crescimento, você consegue desenvolver ainda mais suas habilidades. Por isso, é preciso perceber que alguns obstáculos são oportunidades de mudança.

É importante valorizar o processo e não somente os resultados, bem como aprender a receber críticas construtivas. Aliás, essa é uma das características da mentalidade de crescimento: aprender com as críticas.

Onde você coloca a mente, o corpo escuta

Então, qual mindset você pratica diariamente?

Já parou para pensar como eles impactam na sua saúde, tanto física quanto mental?

Ao cultivar seu crescimento pessoal, você fica em paz consigo mesmo para alcançar todos os seus objetivos. Pense nisso e viva uma vida mais simples, feliz e saudável!

Limitação ou crescimento: qual mentalidade você cultiva?

Por Carla Lubisco, especialista em mudança de hábitos, escritora, Leadership Innovation pelo MIT Professional Education 2021 e pós-graduanda em Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfullness pela PUCPR.

 

Ouça o PodCast RHPraVocê, episódio 52, “Quando a resiliência vira algo tóxico?” com Carla Tieppo, neurocientista da Santa Casa. Clique no app abaixo:

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube