Estudo da Harvard Business Review e da ICM Unlimited revelou que empresas com reputação negativa ou employer branding fraco gastam pelo menos 10% a mais por contratação. Para evitar esse problema, o RH deve assumir um foco estratégico, direcionando sua atenção às rotinas que envolvem os colaboradores — sejam os atuais ou os que a empresa ainda busca.

A atração de talentos se insere nesse contexto como um dos processos mais importantes do setor para construir uma equipe eficiente e de alta performance. Gestores devem adotar estratégias e táticas certeiras para alcançar profissionais alinhados com as expectativas da empresa.

Mas afinal, quais são as soluções mais assertivas? Neste artigo destaco as seis principais estratégias para encontrar e atrair talentos.

1. INVISTA EM EMPLOYER BRANDING
O employer branding é um conjunto de técnicas e ações que buscam melhorar a percepção da empresa no mercado. Por isso, ele é essencial para uma boa atração de talentos. Afinal, a forma como os profissionais do mercado enxergam a organização é o que irá influenciar no desejo deles de trabalharem ou não na companhia.

Além disso, com essas técnicas, os próprios colaboradores atuais passam a se orgulhar de onde trabalham e disseminam a marca naturalmente. Isso irá fazer com que a organização seja vista como a “empresa dos sonhos” e, consequentemente, atraia mais talentos.

2. DEFINA O PERFIL DE PROFISSIONAL QUE DESEJA ATRAIR
Para atrair as pessoas certas, você precisa ter definido o perfil de profissional que deseja contratar. Sem isso, não há como saber onde encontrá-lo. Deve-se estudar o perfil adequado para a vaga e alinhá-lo com as expectativas e necessidades da empresa.

Com o perfil definido, é mais fácil segmentar a divulgação da vaga e melhorar as estratégias de atração. Contudo, é importante lembrar que isso não deve se tornar uma regra. É possível encontrar profissionais talentosos e surpreendentes fora do perfil traçado inicialmente.

3. FOQUE NA CULTURA ORGANIZACIONAL
A cultura organizacional tem um grande papel na atração de talentos. Ela precisa influenciar as contratações e a definição do perfil de profissional que você deseja atrair. É essencial contratar aqueles que irão “vestir a camisa” e que estarão alinhados com os valores e cultura da organização.

Para isso, é importante ter uma cultura bem definida e cumprir de fato os valores prometidos, o que resultará em um bom clima organizacional. “Com um ambiente de trabalho harmonioso e saudável, os colaboradores ficarão mais engajados e a retenção de talentos aumentará. Essa cultura também irá atrair os profissionais desejados do mercado. Afinal, ninguém deseja trabalhar em ambientes estressantes e desgastantes.

4. TENHA UM PROGRAMA DE BENEFÍCIOS ATRAENTE
A empresa deve oferecer benefícios diferenciados para estar à frente da concorrência. Plano de saúde e vale-transporte não são mais tão atrativos.

Por isso, é fundamental investir em novos benefícios. É possível buscar um equilíbrio que promova a atração, mas não cause muitos gastos à empresa.

Veja algumas dicas:

  • Benefícios relacionados à saúde mental são uma opção. Além de ajudar aqueles que lidam com doenças como depressão, também auxiliam no desenvolvimento da inteligência emocional no trabalho;
  • Peça melhorias aos fornecedores dos benefícios;
  • Se possível, ofereça flexibilidade de horário;
  • Com a Covid-19, é possível migrar os benefícios para serviços como: acesso a cursos EAD, serviços online, despesas do home office, etc.

5. ESTABELEÇA UM BOM PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS
Outra estratégia de atração é oferecer a possibilidade de crescimento na carreira. Por isso, as empresas devem ter um bom plano de cargos e salários e também um bom plano de carreira. Não há dúvida de que todos desejam alcançar cargos mais altos e um novo status.

Mostre de forma clara que na sua empresa há a possibilidade de promoção e como ela pode ser alcançada. É preciso transparência para que os profissionais enxerguem todas as vantagens de crescimento possíveis.

6. OFEREÇA OPORTUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO
Uma empresa que investe em seus colaboradores é uma empresa atraente. Por isso, ter um programa de treinamento e desenvolvimento é fundamental para atrair talentos. “Ofereça treinamentos, cursos, palestras e outros eventos que podem contribuir para a evolução dos colaboradores.

É claro que é importante que os próprios funcionários dediquem seu tempo a aprender, mas a empresa deve promover e criar esse ambiente de aprendizagem contínua. Isso irá trazer motivação e engajamento” finaliza Bahia.

6 dicas para atrair os melhores talentosPor Ronaldo Bahia, fundador e CEO da JobConvo, startup de recrutamento, seleção e admissão digital por meio de inteligência artificial.

 

 

 

 

Ouça também o RHPraVocê Cast, episódio 126, “Até o ‘bom dia’ vira reunião: é mesmo tão difícil se adaptar à comunicação assíncrona?”. Será que todos os líderes estão, de fato, preparados para se adaptar a um diferente estilo de comunicação? Há solução para as reuniões em excesso deixarem de ser parte do dia a dia?

Para responder a isso e auxiliar no melhor entendimento sobre a importância da comunicação assíncrona, o RH Pra Você Cast traz a neurocientista Ana Carolina Souza, sócia da Nêmesis, empresa de educação corporativa. Clique no app abaixo:

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube