Alô, Brasiiiiil! É com muita animação que o GiroRH chega mais uma vez, exalando charme e malemolência, para animar a sexta-feira de vocês – aproveitem, porque a próxima é feriado e eu tenho cer-te-za que vocês trocariam um feriadão pelo Giro.

Abram alas para o #sextou e bora girar:

Crescimento desacelerado

Segundo uma pesquisa divulgada na revista Lancet, mais de 97% dos países ao redor do mundo não alcançarão taxas de fertilidade suficientemente altas para manter suas populações até 2100.

No caso do Brasil, cuja taxa de fertilidade atual é de 1,97 criança por mulher, espera-se que essa taxa diminua para 1,57 em 2050 e para 1,31 em 2100. Tal mudança provavelmente acarretará desafios significativos: com a redução da força de trabalho e o aumento da população idosa, as pressões sobre os sistemas de saúde e os cuidados sociais tenderão a se intensificar.

Desenvolvendo pessoas

Se tornou comum “vilanizar” as inteligências artificiais ou enfatizar os seus pontos negativos. Apesar de necessárias, pesquisas que expõem o medo do trabalhador em relação à sua ascensão não param de chegar, o que só contribui para que a relação “pessoas x tecnologia” só aumente.

Todavia, a IA, quando bem utilizada, não só é uma facilitadora de rotina, como também pode ser o grande diferencial para o desenvolvimento profissional. Quer entender como? Quem nos conta tudo é Guilherme Luz, CEO da Galena, no RH Pra Você Cast. Por lá, a IA torna cada processo mais humano. Confira!

Deu ruim para os sincerões?

Ao mesmo tempo em que o Glassdoor é, para muitos profissionais, uma valiosa fonte de consulta sobre ambiente, remuneração, benefícios e outros pontos de importância a respeito de organizações de todos os portes, ele também é um espaço onde alguns dos usuários acabam, digamos, desabafando sobre atuais e ex-empregadores.

Contudo, ao longo da semana, profissionais cadastrados na plataforma compartilharam que perderam o anonimato, fator protagonista para a tão comum honestidade “brutal” em torno das avaliações, e tiveram seus nomes reais expostos. O fato gerou repercussão em diversos fóruns e portais do exterior.

Impacto social

Impacto social (2)

A Ambev acaba de anunciar mais um importante passo com seu projeto para levar água potável a quem não tem. Com meta prevista para 2025, a companhia impactou, antes do previsto, 1 milhão de brasileiros com água AMA, primeiro produto social do Brasil, cujo lucro é inteiramente revertido para projetos de infraestrutura para comunidades e localidades necessitadas. Até o momento, a AMA já apoiou 130 projetos e arrecadou mais de R$ 10 milhões.

Em parceria com importantes players, como a Fundação Avina, Deep e a startup Água Camelo, a Água AMA busca identificar a melhor solução para o local, como a construção de poços profundos, bebedouros públicos e a canalização para distribuição de água potável em diversas cidades do país.

Nova diretora na área

Renata Bueno

A Kellanova, antiga Kellogg, promove Renata Bueno a diretora de Recursos Humanos. A executiva, que tem mais de 18 anos de carreira na área, passou por companhias como Unilever e Coty e se juntou à empresa em 2022.

Formada em Comunicação e pós-graduada em Gestão de Pessoas pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), Renata dará continuidade às iniciativas estratégicas de RH no país, impulsionando a nova cultura da Kellanova.

Trabalho híbrido

Pesquisa inédita da Sólides aponta que o trabalho híbrido disparou em 2023 e cresceu 126% entre as PMEs, em relação ao ano anterior. No mesmo período as vagas presenciais tiveram uma queda de 3% e as vagas 100% home office caíram 23%. Ainda assim, quase nove em cada dez contratações efetivadas pelas PMEs na plataforma da Sólides no ano passado foram para vagas de trabalho presencial. 

Os dados mostram que a realidade da grande maioria das PMEs brasileiras, mesmo com as mudanças geradas pela pandemia, é o trabalho 100% presencial. Ainda assim, em 2023 11,7% das pessoas contratadas pelas mais de 25 mil empresas parceiras da HR Tech o fizeram para oportunidades de trabalho híbrido ou remoto. Um crescimento expressivo de 31,4% em relação ao ano anterior, quando 8,9% das contratações foram para vagas remotas ou híbridas.

GiroRH

O #sextou está diferente. Toda sexta-feira você acompanha aqui no GiroRH as tendências, novidades, curiosidades, boas práticas, movimentações do mercado, polêmicas e tudo o que ronda o universo de RH.

E você já conhece os nossos conteúdos?

Colab: artigos sobre os temais mais quentes do mercado – rhpravoce.com.br/comunidade

RH Pra Você Cast: o seu canal favorito de conteúdo em RH – rhpravoce.com.br/podcasts

Eventos: fique por dentro de todos os eventos da casa – rhpravoce.com.br/eventos

Top of Mind de RH: tudo o que acontece no principal prêmio do segmento – topofmindderh.com.br

Não se esqueça de interagir em nossas redes sociais:

Por Bruno Piai