Segundo mapeamento da plataforma Layoffs Brasil, o número de demissões no país gira em torno de 35 mil. Globalmente, mais de 150 mil trabalhadores de tecnologia foram demitidos em 2022, de acordo com a Layoffs.fyi. Dentre os desligados no Brasil, cerca de 4% – 1.400 profissionais – são Product Managers (PM).

Pensando nisso, a PM3, hub de ensino referência em produtos e negócios digitais, em parceria com o Layoffs Brasil, plataforma que analisa o impacto de demissões em massa no setor de tecnologia brasileiro, liberou o acesso do curso “Processo Seletivo de Produto” com o objetivo de ajudar profissionais que foram impactados pela onda de layoffs do último ano a se recolocarem no mercado de trabalho. 

Totalmente online e gratuito, a novidade conta com mais de 12h de conteúdo, aulas com instrutores líderes e tech recruiters, entrevistas simuladas e exercícios. Além disso, os participantes também podem aproveitar dicas de como organizar o currículo, realizar entrevistas, apresentar cases e negociar salários. O curso é focado para a área de Product Management, mas outros profissionais de tecnologia podem usufruir do conteúdo. 

De acordo com o CEO da PM3, Marcell Almeida, liberar o acesso ao curso faz parte do propósito da empresa de melhorar cada vez mais a qualificação dos profissionais do mercado brasileiro.

“Não poderíamos ver tantos colaboradores bons saindo das companhias e não fazer nada. Acreditamos que o setor inteiro dá um salto quando elevamos a barra do conhecimento juntos, acelerando a recolocação dessas pessoas nas organizações”, afirma.

Veja mais: A importância da capacitação dos colaboradores

Apesar da grande quantidade de demissões de funcionários em empresas de diferentes portes e localizações, o segmento de Product Management continua gerando oportunidades.

“O setor de tecnologia ainda está aquecido, especialmente a área de Produto, que é uma carreira que não exige um entendimento de programação e tende a demandar menos tempo para formação e recolocação”, explica.

Cultura de Feedback

De acordo com o Linkedin, há mais de 4 mil vagas abertas somente para Product Managers (PMs), também chamados de gerentes de produtos. “O PM é essencial para as marcas nesse momento de crise pela sua função estratégica, em que há a necessidade de ser mais assertivo na priorização entre satisfazer os clientes e impactar o negócio. Por esse motivo, cursos rápidos e intensivos nos currículos são fatores que atraem os recrutadores, afinal, mostram que o profissional traz uma mistura das competências desenvolvidas no seu último cargo com habilidades complementares que o mercado está demandando”, diz. 

Outra dica para a recolocação profissional é mapear quais habilidades complementares que precisam ser melhoradas ou desenvolvidas. “O conhecimento técnico é importante, mas vemos que cada vez mais as empresas estão valorizando soft skills, como a comunicação, liderança e solução de problemas complexos”, salienta o CEO da PM3. Os interessados podem se cadastrar para acessar o curso gratuito neste link.

Por Redação