Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) indicam que as micro e pequenas empresas responderam por 1.1 milhão (ou 71%) do total de 1.5 milhão de novos empregos formais gerados entre janeiro e setembro de 2023. Os meses de agosto e setembro foram os que apresentaram saldo mais positivo, registrando respectivamente 219.330 e 211.764 novas contratações. Embora o número seja significativo, essas empresas passam por dificuldades para encontrar talentos.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Catho, muitas empresas enfrentam desafios para encontrar o candidato ideal. Entre eles, estão o número baixo de candidatos para avaliar, o tempo para entrevistar os candidatos, não saber qual candidato certo para o cargo e não ter habilidade suficiente para avaliar os aspectos comportamentais.
“Na maioria das vezes, o proprietário da PME é quem realiza o recrutamento. Logo, ele vive sobrecarregado por exercer múltiplos papéis, como gestor, contas a pagar e a receber, vendedor, recrutador e em alguns casos ainda precisa executar o trabalho da pessoa que ocuparia a vaga em aberto, mas que ainda não foi contratada”, explica Christiana Mello, Diretora da Unidade de Recrutadores da Catho.
Mello afirma que muitas PMEs ainda utilizam métodos convencionais para recebimento de currículos, como pedir indicações e fixar placas na porta de estabelecimentos e aguardar que alguém que esteja necessitando de um emprego se interesse pela oferta. “Ainda percebo falta de conhecimento e habilidade deste tipo de empresa com relação ao recrutamento online. Acontece que vivemos em um mundo altamente conectado e a tecnologia tem se mostrado uma grande aliada para garantir abrangência mais ampla, retirando efeitos do acaso”, diz ela.
A Diretora preparou uma lista com quatro dicas para ajudar as PMEs a prepararem anúncios de emprego assertivos. Elas seguem abaixo:
1 – Informar o salário
Muitas empresas relutam em inserir informações sobre remuneração no anúncio, acreditando que o famoso “a combinar” surte efeito mais interessante. Porém, ocorre o contrário.
“As empresas que optam por divulgar a faixa salarial desde o início do processo se destacam ao facilitar a decisão dos candidatos, permitindo que estes filtrem oportunidades com base em suas expectativas salariais, sem necessariamente oferecer um valor acima do mercado. Porém, mesmo para aquelas companhias que ainda estão definindo o salário ou estão abertas à negociação, apresentar uma faixa salarial já constitui uma estratégia eficaz para atrair talentos, em média as empresas que divulgam a faixa salarial recebem 30% a mais de candidaturas. Além disso, ferramentas de pesquisa salarial, como a oferecida pela Catho, podem auxiliar os empregadores a definir uma remuneração competitiva para a vaga, alinhando expectativas e otimizando o processo de contratação”, explica Christiana Mello.
Inclusive, ele menciona que em economias maduras como EUA, Canadá e Austrália, que possuem níveis baixos de desemprego, abrir o salário que se deseja pagar não é fraqueza, mas sim fortaleza. “Funciona como um chamariz e mostra que a empresa está realmente interessada em se apresentar de forma interessante para os candidatos”.
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2 – Mencionar acesso fácil a transporte público
Uma das preocupações de quem procura emprego é saber se o local de trabalho é viável. Ainda que não seja possível informar o endereço da empresa, é muito relevante informar se há acesso fácil a transporte público.
“Por incrível que pareça, isso pesa muito na decisão entre uma vaga ou outra. Muito mais do que outras novidades relacionadas a lazer ou descompressão”, afirma a diretora da Catho.
3 – Ser transparente sobre horário de trabalho e descrição da vaga
Isso é básico, mas há quem se perca na hora de fazer o anúncio e deixe de colocar dados importantes como estes. Um bom anúncio, segundo Christiana Mello, deve trazer informações sobre a hora que entra, a hora que sai e o que este profissional vai fazer na prática – o chamado job description (descrição da vaga).
É fundamental ainda detalhar que características e habilidades são imprescindíveis para este candidato e o que é desejável. Afinal, de acordo com a especialista, as PMEs normalmente não têm muito tempo para treinar as pessoas e necessitam de gente que ‘entre jogando’.
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4 – Detalhe benefícios
Abra o que a empresa se propõe: quais são os benefícios e os diferenciais da empresa. Isso também pesa, principalmente quando o candidato está dividido entre uma vaga ou outra. “Vale a pena se dedicar a um anúncio e fazê-lo da forma mais completa possível”, conclui a Diretora da Unidade de Recrutadores da Catho.
Por Redação